CATEQUESE

PROPOSTA DE CATEQUESE FAMILIAR

 

Miguel Falcão

 

 

Com vista à Catequese Familiar, propõe-se um esquema a usar pelos pais e destinado a crianças de 6 a 10 anos.

Como se vê, o método parte da experiência da criança e procura ajudá-la a compreender a realidade, ao mesmo tempo que se lhe ensinam algumas verdades naturais e sobrenaturais.

Bibliografia: PEDRO DE LA HERRÁN – ADOLFO PETIT, «A minha primeira Confissão e a minha primeira Comunhão», Rei dos Livros, 3.ª edição, Lisboa 1998.

 

 

7.ª Lição

Quem é a Virgem Maria?

 

 

 

Quem é a Mãe de Jesus? É a Virgem Maria.

Quem era a Virgem Maria? Era uma jovem rapariga de Nazaré, que estava desposada (compromisso igual ao de casamento) com S. José.

Como soube a Virgem Maria que ia ser Mãe de Jesus? Porque o Anjo Gabriel lhe anunciou isto, da parte de Deus.

Jesus teve pai na terra? Jesus não teve pai na terra, porque era o Filho eterno de Deus.

Então S. José não é o Esposo da Virgem Maria? S. José é o Esposo da Virgem Maria, mas Deus quis que Maria fosse sempre Virgem para ser a Mãe de Deus.

Na Anunciação, o Anjo Gabriel chamou “cheia de graça” à Virgem Maria. Porquê? Porque Deus quis que Maria não tivesse o pecado original e ela nunca fez nenhum mal (pecado). Por isso, ela é Imaculada Conceição e Santíssima Virgem.

Quando celebra a Igreja a Festa da Imaculada Conceição? No dia 8 de Dezembro.

Por que é a Virgem Maria Mãe de Deus? Porque o seu filho Jesus é verdadeiro Deus.

Quando celebra a Igreja a Festa da Mãe de Deus? No dia 1 de Janeiro, que é uma semana depois do Natal, a Festa do nascimento de Jesus.

Jesus nasceu em Belém, mas S. José e a Virgem Maria tiveram que fugir com o Menino para o Egipto, para escaparem do rei Herodes.

Onde viveu Jesus? Depois do regresso do Egipto, a Sagrada Família – Jesus, Maria e José – veio viver para Nazaré, onde Jesus cresceu e trabalhou.

A Virgem Maria é também nossa Mãe? Sim, porque Jesus lhe pediu que cuidasse de cada um de nós. Ela é a nossa Mãe do Céu.

Podemos rezar a Nossa Senhora: «Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus».


Imprimir | Voltar atrás | Página Inicial