CATEQUESE

PROPOSTA DE CATEQUESE FAMILIAR

 

Miguel Falcão

 

 

Com vista à Catequese Familiar, propõe-se um esquema a usar pelos pais e destinado a crianças de 6 a 10 anos.

Como se vê, o método parte da experiência da criança e procura ajudá-la a compreender a realidade, ao mesmo tempo que se lhe ensinam algumas verdades naturais e sobrenaturais.

Bibliografia: PEDRO DE LA HERRÁN – ADOLFO PETIT, «A minha primeira Confissão e a minha primeira Comunhão», Rei dos Livros, 3.ª edição, Lisboa 1998.

 

 

3.ª Lição

Quem é o homem?

 

Que diferença há entre uma pedra e uma planta (erva, roseira, macieira, pinheiro, etc.)? (A planta cresce sozinha, desde que a terra esteja regada com água: a planta tem vida)

Que diferença há entre uma planta e um animal (cão, passarinho, mosca, etc.)? (O animal também cresce sozinho, desde que se alimente; mas parece que conhece as coisas, porque aproxima-se ou foge delas, conforme gosta ou tem medo)

Que diferença há entre um animal e um homem? (O homem também conhece as coisas, e aproxima-se ou foge delas; mas o homem pensa e, às vezes, até faz coisas de que não gosta)

O que distingue então um homem de um animal? Ao contrário do animal, o homem pode pensar e pode querer, tem inteligência e vontade; por isso, o homem é um animal racional.

O que tem o homem que o animal não tem? O homem tem alma, com inteligência e vontade.

Pode-se ver a alma? O homem tem corpo e alma; a alma não se vê, mas é o que dá vida ao corpo.

O que acontece quando o homem morre? A alma separa-se do corpo, e o corpo vai-se desfazendo.

Para onde vai alma depois da morte? A alma de uma pessoa boa vai para o Céu, onde é para sempre feliz, junto de Deus e dos Santos; a alma de uma pessoa má vai para o Inferno, sofrer para sempre com os demónios.

Como criou Deus o homem? Deus criou o homem de modo especial. A Bíblia diz que Deus criou o homem à sua imagem e semelhança.

Isto significa que o homem, com a sua inteligência e a sua vontade, é capaz de conhecer e de querer cada vez mais coisas; e é capaz de amar cada vez mais pessoas.

O que torna o homem mais feliz? Mais do que ter muitas coisas, o que torna o homem mais feliz é conhecer e querer muitas coisas boas, e amar muitas pessoas boas.

Quem pode encher por completo a nossa necessidade de conhecer e de amar? Só Deus, que é nosso Criador e infinitamente Bom.

Ao criar Adão, nosso primeiro pai, Deus criou também Eva, nossa primeira mãe. Desde então, todos temos um pai e uma mãe, que nos dão o carinho de Deus. Deus é o nosso Pai do Céu.

O pai e a mãe são iguais ou diferentes? O pai é uma pessoa e a mãe também, mas há mais diferença entre o pai e a mãe do que entre o pai e outro homem. A família necessita sempre do pai e da mãe.

Jesus ensinou-nos a rezar assim: Pai Nosso, que estais nos Céus, ... seja feita a vossa vontade, assim na Terra como no Céu.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Imprimir | Voltar atrás | Página Inicial