RECEBEMOS

 

Boletim de Pastoral Litúrgica. Temos presente o nº 128, referente a Outubro-Dezembro de 2007. Inclui os estudos seguintes: Celebrar o Natal do Senhor, de Pedro Lourenço Ferreira; São Jerónimo e a Palavra de Deus, Bento XVI; A Palavra e a acção na celebração litúrgica, Mário Tavares de Oliveira; Arte floral Litúrgica, José Ribeiro Gomes; Curso de preparação para a Confirmação (7), José de Leão Cordeiro; Questões litúrgicas, Colaborador do SNL; Novidade perene- O Natal do Senhor, José de leão Cordeiro; Livros litúrgicos oficiais – Situação em Dezembro de 2007, Redacção.

 

Ecclesia. Chega pontualmente à nossa Redacção com noticiário predominantemente da vida eclesial e com suculentos artigos doutrinais. 

 

Forum Canonicum. Iniciou a sua vida em 2006, publicado pelo Instituto Superior de Direito Canónico, na Universidade Católica Portuguesa.

— O número referente a 2006 publica os seguintes Estudos: A Europa do futuro no pensamento de João Paulo II, do Cardeal José Saraiva Martins; Aspetti Guiridici del Sínodo del Vescovi, Quattro decenni di sviluppo istituzionale, do Cardeal Péter Erdo; Análise da Instrução Dignitas Connubii, de Juan José Garcia Faílde; Cânone 368 do Código de Direito Canónico, de José Ignacio Alonso Pérez; La tutela e valorizzazione del património miumentale e architettonico della Chiesa Portoguese nella recente normativa ordinária concordataria, por Fábio Vecchi. Comentários: A igualdade conjugal no Codex Iuris Canonici, por Elisa Araújo; A Concordata 2004: Comentário ao artigo 4, por D. Eurico Dias Nogueira. Documentos: Direito e Pastoral unem-se no amor à verdade, de Bento XVI; Contencioso com a Santa Casa da Misericórdia de Montargil, de Silvestre Ourives Marques; A justiça e a humanização da cidade, de D. José da Cruz Policarpo. Forum de perguntas: Como se inicia uma causa de beatificação?, por Marcos Gonçalves; Históra: O Decreto de extinção das Ordens Religiosas: 28 de Maio de 1834, por Manuel Alves Lourenço; Jurisprudência: Nulidade de Matrimónio, por José António Gomes da Silva Marques (Causa em 2ª Instância); e Mário Rui de Oliveira (Causa em 1ª Instância). Recensões e obras recebidas.

— O número que abarca 2007 publica os seguintes Estudos: El error  y el dolo en el Matrimónio Canónico, por Lourdes Ruanoi Espina; Le Universitá in Europa: Il “Processo di Bologna” e lo spazio comune europeo, por A. Vicenzo Zani: La protection de la verité dans les discours de le Pape Jean-Paul II à la Rote Romaine (1979-2005), por Dominique Le Tourneau;  O ensino do Direito Canónico em Portugal, por D. Eurico Dias Nogueira. Comentários: A Instrução Dignitas Connubii e o cân. 34 do Código de Direito Canónico, por Elisa M. Rodrigues de Araújo. Documentos: Laicidade e laicidades, de Bento XVI; A justiça ao serviço da vida, por D. José da Cruz Policarpo; Estatuto Jurídico do Santuário de Fátima, doc, preparada e comentário por M. Saturino da Costa Gomes. Forum: Padrinhos de Baptismo: História, actualidade e desafios, por Abel Braga Arantes de Faria; Os Bispos eméritos no pós-Concílio, por D. João Alves. Históra: Judeus e mouros nos Sínodos Diocesanos Portugueses, por Joaquim de Assunção Ferreira. Jurisprudência: Jurisprudência dos Tribunais Superiores – Ano 2003 –, por José Branquinho. Recensões e obras recebidas.

 

Legião de Maria. Temos presentes os números referentes a Julho Setembro; e Outubro-dezembro de 2007. É a Revista oficial deste movimento apostólico nascido em Dublin, Irlanda, em 1921. Publica-se ininterruptamente desde Janeiro de 1961 e é dirigida e editada pelo Senatus de Lisboa (Direcção Nacional). Contem artigos de estudo e notícias referentes à Legião de Maria.

 

Lumen. É a revista oficial da Conferência Episcopal Portuguesa e faz a sua apresentação como “Revista de Documentação e Reflexão Pastoral”. Há 68 anos que se publica, reunindo periodicamente em volumes os Documentos da CEP e das diversas Comissões Episcopais. A história da Igreja em Portugal no poderá elaborar-se sem o recurso a esta prestigiada revista.

Temos entre mãos o último número publicado referente a Julho/Agosto de 2007. Alem da nota editorial, inclui as seguintes secções: Informação e actualidade; Destaque — dedicado neste número à vida consagrada —, Documentação do Santo Padre, da Cúria Romana, das Comissões Episcopais/Associações Nacionais; das Dioceses; da Igreja na Europa e no mundo.

Endereço: Campo dos Mártires da Pátria, 43, 1150-225, Lisboa

 

Palabra. Temos entre mãos os números referentes a Novembro (528), Dezembro (529) de 2007 e Janeiro (530) de 2008.

— Novembro sublinha: Beatificados los Mártires españoles. Inclui notícias de Roma, do Mundo; Secções de Liturgia (Altar versus populum o versus Deum?), de Sagrada Escritura (Judit), consultas, informação sobre livros publicados, com destaque para as ciências eclesiásticas; e comentários litúrgicos para os Domingos e festas. 

Inclui ainda Documentos Palabra, com documentos da Santa Sé e da Conferencia Episcopal Espanhola.

— Dezembro destaca a solicitude da Igreja para com os emigrantes e apresenta em destaque na capa “Como valora el Cristianismo las Religiones? Noticia sobre a aproximação das duas Coreias; na secção Sagrada Escritura: Judas Iscariotes: da realidade ao mito. Entre a Documentação publicada merece especial destaque a Encíclica de bento XVI Spe Salvi.

— Janeiro destaca na capa “Amaina el Secularismo”. Entre as notícias facultadas chama a nossa atenção, nestas festas do Natal, a dificuldade em que vivem os cristãos de Belém, denuncia-se “El escandaloso fraude del aborto”; na secção sobre Sagrada Escritura estudam-se “As pragas do Egipto na História da Salvação”; publica-se um estudo sobre a Encíclica do papa sobre a esperança.

Estamos perante uma revista que foi capaz de ganhar um lugar de destaque pelos seus méritos e se apresenta imprescindível para uma formação doutrinal permanente, de modo especial para o clero.

Aqui deixamos o endereço: Palabra, General Diaz Porlier, 2801 Madrid.

Email: revistapalabra@edicionespalabra.es

 

 

Rosário de Maria. Chega com toda a pontualidade à nossa Redacção. Com boa apresentação gráfica, inclui variada e valiosa colaboração para o incremento da devoção ao Rosário em Portugal. Contém em cada número meditações dos quatro grupos de mistérios, histórias de sabor popular para uma melhor fixação da doutrina e e notícias. É dirigida pelos Padres Dominicanos — Fátima.

 

Síntese. Chegou à nossa Redacção o número 187, referente a Outubro/Dezembro de 2007. Propõe-se a revista Síntese oferecer aos leitores uma selecção de textos, originais, uns, e recolhidos de diversas procedências, outros. A Revista vive mercê da indómita coragem do seu Director, D. Serafim de Sousa Ferreira e Silva, Bispo Emérito de Leiria-Fátima.

Publica-se há três décadas, mantendo a regularidade e o nível elevado de sempre. Lê-se com agrado e coloca-nos dentro de muitos temas muito interessantes. Na capa deste número destacam-se os seguintes: As 7 maravilhas de Fátima; Envelhecer com sabedoria ; Engenharia genética da vida.  

 

Theologica. É a Revista da Faculdade de Teologia de Braga, da Universidade Católica Portuguesa. Chegou à nossa Redacção o Vol XIII, Fasc.1, 2007, da II Série. Apresenta como tema a Transmissão da fé. Publica os trabalhos apresentados na XV edição da Semana de estudos Teológicos de 2007.

Além destes, publica outros estudos, uma Nota Cultural, Crónica e apresentação de livros.

Para contactos: Faculdade de Teologia de Braga, Rua de Santa Margarida, 4710-306, Braga. Email: teo@braga.ucp.pt

 

 


Imprimir | Voltar atrás | Página Inicial