OS BONS LIVROS, NOSSOS AMIGOS

 

José Ferreira, Até aos confins do mundo, Na linha do horizonte, Editora Poveira Ed. Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Lisboa, 2006, 248 p. 200X125.ISBN 978-972-8941-09-3.

O autor desta obra, um leigo professor na Póvoa de Varzim será possivelmente neste momento a pessoa que melhor conhece a vida e os escritos da beata Alexandrina de Balasar. Tem publicado diversos estudos bem documentados no sítio da internet dedicado à Beata Alexandrina Maria da Costa, prestando-nos um serviço que nunca lhe agradeceremos suficientemente.

Abre com um desejo manifestado num êxtase pelo Senhor à Biografada e que consta de uma carta ao P. Mariano Pinho SJ, seu primeiro Director Espiritual: «Eu quero que logo a seguir à tua morte, a tua vida seja conhecida, e ela o será: tudo farei para que isso aconteça. Ela chegará até aos confins do mundo.» È daqui também que o autor recolhe o título da obra.

O livro está estruturado nos seguintes capítulos: Divulgadores da Alexandrina; Artistas com a Alexandrina; A Alexandrina na Póvoa de Varzim; Poveiros com a Alexandrina;  Santa Cruz de Balasar; Igreja paroquial de Balasar; O jejum; e Antologia poético-mística. Uma bem elaborada bibliografia enriquece ainda mais esta obra.

José Ferreira merece a gratidão dos devotos e estudiosos desta mulher que será, sem dúvida, uma das maiores místicas de todos os tempos.

*

 

Gonçalo Portocarrero de Almada, Os Defeitos de Maria, Ed. Diel, Lisboa, 2007, 248 p. 200X125.ISBN 978-972-8941-09-3.

À primeira vista, o título deste livro pode chocar o leitor desprevenido porque todos sabemos que Maria Santíssima não teve o menor defeito.

Trata-se de um título para captar a atenção do leitor pois, ao ler esta magnífica obra, encontramo-nos com um cântico de louvor contínuo às virtudes de Nossa Senhora.

Esta obra nasceu da Novena da Imaculada de 2007, pregada pelo autor, no Oratório de S. Josémaria, em  Lisboa. Uma vez terminada, vários ouvintes pediram encarecidamente ao Padre Gonçalo Portocarrero e Almada para que publicasse as conferências, sem qualquer retoque que as pudesse descaraterizar, pois queriam conservar e recordar com muito agrado o que tinham ouvido.

 Gonçalo Portocarrero de Almada é um sacerdote entregue à sua missão pastoral que maneja a pena com elegância e facilidade, e não é esta a primeira obra que publica. Mantém um sentido fino de humor, tão característico dele, a graça humana e a habilidade para tratar com simplicidade os temas mais elevados.

Se o leitor amigo hesita, e permanece manietado pela dúvida, peço-lhe que leia Os Defeitos de Maria, e ficará a conhecer melhor e a amar mais Nossa Senhora.

Gostosamente transcrevo as palavras de uma colaboradora de Celebração Litúrgica: «Não estamos talvez habituados a encontrar em livros de espiritualidade um estilo tão refrescante e espontâneo, um tom de familiaridade que se permite penetrar dentro da humanidade das cenas evangélicas, bem sedimentado numa bagagem doutrinal e teológica segura. Talvez por isso se torne tão delicioso ler estas páginas de boa literatura e seguir de perto este jeito de intimar com personagens que, se não fora a empatia, imaginação e compreensão de alguns, continuariam na penumbra do anonimato, sem rosto e sem nome.»

(Maria Luísa Couto Soares)

*

 

Justo Luís R. Sánchez de Alva – Jorge Molinero, O Além, Iniciação à escatologia, Ed. Diel, Lisboa, 2006, 248 p. 200X125.ISBN 978-972-8941-09-3.

Este livro integra-se na biblioteca de iniciação teológica, idealizada para ajudar todos os interessados a melhorar a sua formação doutrinal.

O Além foi escrito numa linguagem clara, sem deixar de ser profunda, de tal modo que uma pessoa com o mínimo de preparação segue perfeitamente a sua leitura, sem fadiga nem frases que no entende.

Esta obra está integrada por seis capítulos: O Reino de Deus e o sentido da História; A Parusia; A Ressurreição dos mortos; Teologia da Morte e Juízo Particular; Estados finais ou Escatologia consumada A Vida Eterna no Céu. O Inferno); Entre a morte e a Ressurreição (Escatologia intermédia. O Purgatório.

Há no final da obra uma extensa bibliografia sobre os temas versados.

Fernando Silva


Imprimir | Voltar atrás | Página Inicial