CATEQUESE

PROPOSTA DE CATEQUESE FAMILIAR


Miguel Falcão



Com vista à Catequese Familiar, propõe-se um esquema a usar pelos pais e destinado a crianças de 6 a 10 anos.

Como se vê, o método parte da experiência da criança e procura ajudá-la a compreender a realidade, ao mesmo tempo que se lhe ensinam algumas verdades naturais e sobrenaturais.

Bibliografia: PEDRO DE LA HERRÁN – ADOLFO PETIT, «A minha primeira Confissão e a minha primeira Comunhão», Rei dos Livros, 3.ª edição, Lisboa 1998.





1.ª Lição

Quem é Deus? Deus é quem nos criou



Quem fez a mesa? De que é feita a mesa? Quem é mais importante: a mesa ou quem fez a mesa?

Quem fez o homem? Como se chamavam o primeiro homem e a primeira mulher? (Adão e Eva)

Quem fez o monte? Quem é mais importante: o monte ou quem fez o monte?

Quem fez o Sol, a Lua e as estrelas?

Quem fez o Universo? O que havia antes de existir o Universo?

Quem fez o Universo foi Deus. Deus é quem criou o homem e tudo quanto existe. Antes de haver o Universo, só existia Deus. Deus é o único que existe desde sempre: é eterno.

O que nos ensina o livro sagrado da Bíblia? «No princípio, Deus criou o céu e a terra»: os anjos, os astros, a terra, as plantas, os animais e, finalmente, o homem. Depois de criar o homem e a mulher, «Deus abençoou-os e viu que tudo era muito bom».

Portanto, todas as coisas boas que temos vêem de Deus. Ele é o nosso Pai todo-poderoso. Por isso, todos os dias devíamos agradecer-lhe o seu amor por nós e pedir-lhe mais ajuda.

Onde está Deus? Deus não se vê com os olhos, porque não é material, é espírito puro. Deus está em toda a parte, e ajuda-nos a sermos bons.

Podemos dizer-lhe, por exemplo ao levantarmo-nos de manhã ou ao irmos para a cama à noite: Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-vos.

















Imprimir | Voltar atrás | Página Inicial