aCONTECIMENTOS eclesiais

DO PAÍS

 

 

BEJA homenageia um compositor

Beja prestou homenagem ao Padre António Cartageno, reconhecido músico e compositor

 

No 50º aniversário da ordenação sacerdotal do Padre António Cartageno, a Diocese de Beja prestou uma reconhecida homenagem ao sacerdote que integra o Serviço Nacional de Música Sacra e colabora no Curso de Música Litúrgica.

Natural da Diocese de Vila Real, foi frequentar o Seminário de Beja em 1958. Entre1964-1970, frequentou o Seminário dos Olivais, em Lisboa, onde concluiu a preparação filosófica e teológica

Ordenado sacerdote, na igreja do Carmo em Beja em 3 de dezembro de 1972, assumiu o serviço de formador e professor no Seminário de Beja até ir para Roma para frequentar o Pontifício Instituto de Música Sacra, em 1987. Aí fez a licenciatura em Música Sacra e mestrado em Canto Gregoriano e Composição Sacra.

O primeiro contato com a música, aconteceu na própria casa, enquanto criança, ao assistir aos ensaios da Banda Filarmónica de Ribatua, de que seu pai era responsável e excelente executante de bombardino. Foi do próprio pai que recebeu as primeiras lições de solfejo.

Para além das várias paróquias de que é responsável, dinamizou a Comissão Diocesana de Música Sacra.

Entre os anos 1978-1982, com o padre António Mendes Aparício, fez uma recolha exaustiva de cânticos da tradição popular religiosa do Baixo Alentejo, dedicados à Virgem Maria, Natal, Quaresma/Paixão e Santos Populares.

São muitas as obras: cânticos, cantatas e várias composições já publicadas, algumas em áudio.

A última composição dedicada aos Pastorinhos de Fátima, aguarda apresentação pública.

A homenagem prestada ao padre António Cartageno no seu jubileu, serviu também para tornar melhor conhecido, o contributo que o Sacerdote deu à Cultura.

 

 

IGREJA – Cultura

D. Tolentino Mendonça, membro de mérito da Academia Portuguesa de História

 

O cardeal português, José Tolentino Mendonça, Perfeito do Dicastério para a Cultura e Educação, foi distinguido, no passado dia 7 de dezembro, como membro de mérito, pela Academia Portuguesa de História,

A sessão solene decorreu no Dia da Academia, no Palácio dos Lilases, em Lisboa.

O Cardeal, proferiu a Oração de Sapiência, “A atualidade do pensamento de Paulo de Tarso”.

“Um pensador como Paulo de Tarso, interessa a todos, mesmo que seja porque se revelaria impossível compreender a história do Ocidente (dos pontos de vista da espiritualidade, da filosofia, da teoria política dos estados, dos estudos de cultura …) sem o impacto da sua palavra. Por isso conhecermos S. Paulo equivale também a conhecer-nos melhor a nós próprios”, refere o poeta e biblista no prólogo do seu recente livro “Metamorfose Necessária”,

D. José Tolentino, passou a figurar numa lista de membros da Academia Portuguesa de História, que inclui outras figuras da Igreja Católica em Portugal como D. Manuel Clemente, D. Francisco Senra Coelho, D. Carlos Azevedo, D. António Montes e D. António Marto.

 

 

IGREJA – Ordenação episcopal

D. Delfim Gomes, ordenado bispo na Sé de Bragança

 

D. Delfim Esteves Gomes, nomeado auxiliar de Braga, foi ordenado bispo na Catedral de Bragança, numa Missa presidida por D. José Cordeiro, arcebispo primaz, no dia 4 de dezembro.

No final da Eucaristia, D. Delfim deixou uma saudação aos presentes, afirmando ser em Bragança que nasceu e viveu e ali esperava continuar. “Mas os desígnios de Deus são insondáveis”. E concluiu: «O Senhor deu-me esta missão, esta cruz. Espero que me ajude a levá-la com o apoio de todos vós».

Falou do lema episcopal que escolheu: «É dando que se recebe», inspirado numa oração de S. Francisco de Assis.

No início da celebração D. Ivo Scapolo, núncio apostólico, leu o mandato pontifício, esclarecendo que a nomeação resultou dum pedido do Arcebispo Primaz, “devido à multiplicidade de trabalho”.

No documento da nomeação, a recomendação do Papa Francisco: «Aconselhamos-te a que exerças o teu ministério com coração ardente e com entusiasmo, em colaboração com o teu arcebispo metropolita, encomendando-te e ao teu zelo, à suave intercessão da Virgem Santa Maria, a fim de que implore para ti a luz do Espírito Santo para a proclamação do Evangelho de Cristo, Redentor dos homens».

A celebração contou com a presença de mais de duas dezenas de cardeais, arcebispos e bispos de Portugal e Espanha, autoridades locais e representantes da sociedade civil.

 

 

BRAGA - Congresso Internacional

Caminhos novos para a formação de novos sacerdotes

 

Terminou no dia 19 de novembro, em Braga um Congresso Internacional que teve como tema. «Erguendo os olhos e vendo». Debruçou-se sobre o modelo de formação dos seminários, reconhecendo-o “esgotado”, sugerindo uma consequente renovação da Igreja, das comunidades, dos ministros e ministérios.

Sobre o documento “A face mutante do presbítero e as metamorfoses eclesiais em curso”, Manuel Pinto – Centro de Estudos da Comunicação e Sociedade, relator do texto do documento, elaborado pelo grupo de professores que fizeram parte da comissão científica do congresso internacional, disse à Agência Ecclesia que o modelo atual está esgotado e exige mudanças.

O historiador António Matos Ferreira apontou a necessidade de repensar a formação dos padres. A Igreja tem de seguir a indicação do Papa Francisco, evitando o clericalismo, “descentrar da figura do padre, e colocar no centro a comunidade”.

Admitiu “várias soluções” porque “há vários ritmos” no mundo contemporâneo. Lembrou a necessidade de ponderar o que a Igreja no seu conjunto quer fazer com aquilo que tem.

D. José Cordeiro, arcebispo de Braga, afirmou ser necessário encontrar caminhos novos para a formação de novos sacerdotes, pelo que é urgente “suscitar novas perguntas”.

“Os desafios são de tal ordem que o Seminário tem de ser capaz, também, desta atitude sinodal, samaritana, que estamos a sublinhar na arquidiocese”.

A comissão científica do congresso contou, além do relator, Manuel Pinto, Alexandre Palma, Luís Miguel, Fabrízia Raguso, João Duque, Alfredo Teixeira e Joaquim Félix.

 

 

AVEIRO Projeto caritativo prestando homenagem

Aveiro - 15 anos a servir pessoas sem abrigo

A Comissão de voluntariado da IPSS Florinhas do Vouga, comemorou no início co mês de dezembro, o 15º aniversário do projeto «Ceia com calor» prestando homenagem ao Padre João Gonçalves, falecido em 2020.

O projeto consiste na entrega de reforço alimentar a todas as pessoas em situação de “sem-abrigo” na cidade de Aveiro.

Tem ainda por objetivo, encaminhar as pessoas para os serviços adequados, para, de uma forma digna, realizarem os cuidados de higiene, refeições de almoço e jantar, em lugar quente e adequado para o efeito, assim como o encaminhamento para as equipas técnicas, especializadas nesta área.

No 15º aniversário do projeto «Ceia com calor», foi homenageado, com o descerramento de uma placa/memória, o Padre João Gonçalves, promotor do voluntariado e presidente durante anos da Instituição.

A Comissão de Voluntariado da IPSS, Florinhas do Vouga, está alinhada com os princípios éticos das Equipas que apoiam/acompanham as pessoas mais vulneráveis, evitando a sua exposição pública., salvaguardando o seu bem-estar através de ações concertadas e salvaguardando a sua privacidade.

 

 

DIOCESES DO SUL, em Advento Vocacional

As Dioceses do Algarve, Beja e Évora valorizam a Pastoral Vocacional

 

Os Bispos da Província Eclesiástica de Évora, decidiram “continuar a valorizar, a pastoral vocacional” no primeiro ano pós Jornada Mundial da Juventude, que será também enriquecido com Congresso Eucarístico Nacional, a realizar em Braga.

Numa nota o Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, exorta todos os cristãos a rezarem “pelas vocações ao sacerdócio, à vida consagrada e ao matrimónio cristão”.

No documento, intitulado «Uma proposta, Advento Vocacional», o Arcebispo propôs de 27 de novembro a 24 de dezembro, a “todas as Congregações Contemplativas ou Semi - Contemplativas que diariamente, durante o Advento, oferecessem por esta intenção a oração mariana do Terço e uma hora de Adoração ao Santíssimo Sacramento.

D. Francisco Senra Coelho, propôs ainda a todos os religiosos e religiosas, bem como a todas as comunidades cristãs uma Novena de Natal, inspirada na temática vocacional.

 

 

Gabinete de Comunicação do Patriarcado

O Patriarcado de Lisboa nomeou uma mulher para o Gabinete da Comunicação

 

Rosa Amaral, antiga jornalista e atual consultora de comunicação é a atual responsável pelo Gabinete de Comunicação do Patriarcado de Lisboa.

“Numa altura em que é fundamental ter uma comunicação rápida, eficaz e transparente, o Patriarcado de Lisboa, decidiu optar pelo perfil de alguém com grande experiência e conhecimentos nas áreas de jornalismo e comunicação”, segundo nota enviada à Agência Ecclesia.

O Gabinete terá como funções “a coordenação de contatos com os Media e o desenvolvimento de uma estratégia de comunicação interna e externa do Patriarcado de Lisboa”.

Rosa Amaral foi jornalista do Diário de Notícias e do Independente, durante mais de 20 anos, e é, há mais de uma década, consultora de comunicação, especializada “em comunicação corporativa e comunicação de crise”.

No seu percurso profissional, destaca-se ainda a passagem pela comunicação da Fundação EDP, da Presidência Portuguesa da União Europeia de 2007 e pelas cimeiras Ibero-Americana e da NATO.

 

 

GUARDA – Pastoral Juvenil

Noite Diocesana da Juventude 2022

 

O Departamento da Pastoral Juvenil, Universitária e Vocacional da Diocese da Guarda, organizou no dia 19, para o dia 20 de novembro, uma «Noite Diocesana da Juventude 2022».

Começou às 21.30 h, no Seminário Maior da Guarda com um momento animado de acolhimento a todos os jovens, ao qual se seguiu um concerto musical com a banda «The Undercovers».

Os jovens saíram depois em caminhada para a Sé da Guarda onde foi celebrada a Eucaristia, presidida pelo bispo diocesano, D. Manuel Felício.

Depois da celebração, os jovens partiram por grupos, em missões, pela cidade.

Terminada a experiência da missão, regressaram ao Seminário para partilhar as suas experiências.

A «Noite Diocesana da Juventude», terminou com um momento de oração e o pequeno almoço.

 

 

20 anos da Missão País

Missão País apresentou tema para a Missão de 2023

 

No ano em que a “Missão País” completa 20 de ação, o lema para 2023: «Alegra-te, Ele está contigo», pretende levar o azul do céu a todo o país. Foi apresentado no dia 12 de novembro em Lisboa, com o hino e a cor escolhidos, num encontro “bastante exigente” que reuniu chefes de grupo das várias faculdades, que participam no projeto.

Em declarações à Agência Ecclesia, Tomás Rodrigues, estudante de Direito da Universidade Católica Portuguesa, de 24 anos, referiu que o lema foi “pensado” e “sonhado” entre a equipa nacional, lendo os sinais dos tempos.

E explicou: “Quando pensamos em alegria, pensamos em cores mais fortes, mas levar este azul, de uma alegria cristã do interior, que é sereno, é alegre, vem da paz de se saber amado, isso traz-nos tranquilidade. E o desafio é à margem de Maria, levar Jesus com este manto mariano, a todas as localidades”, é o objetivo do projeto.

“Olhamos a unidade, confiança e festa para perceber que a Igreja está viva e é feita de jovens”. Salientou ainda que ser cristão é uma graça e não é um peso. Ideia, que pretendem demonstrar.

A Missão País é um projeto católico de universitários que organiza e desenvolve as Missões Universitárias, com a participação de estudantes de várias faculdades de todo o país. Partem como missionários para muitas localidades nacionais.

 

 

LISBOA – Jovens promoveram concerto sobre Maria

Advento / Natal: Movimentos de Jovens de Lisboa promoveram concerto sobre Maria

 

No dia 16 de dezembro, teve lugar na igreja de Santos -o- Velho, pelas 21.30 h o tradicional concerto de Natal.

Promovido pelos Jovens do movimento “Comunhão e Libertação”, do Centro universitário Padre António Vieira (CUPAV), Equipas Jovens de Nossa Senhora (EJNS) e Jovens Schoenstatt, o concerto teve por objetivo, propor uma caminhada “para o presépio” inspirados na Virgem Maria.

Foi mais uma iniciativa dos Coros dos Movimentos Católicos de Lisboa, que desde 2005, se juntam como forma de “Preparar o Natal através da música”.

Com entrada livre, também foram voluntários os donativos que reverteram para a ONG – Leigos para o Desenvolvimento.

 

 

Cultura – Música Litúrgica

Secretaria da Liturgia publicou música para «Anúncio da Páscoa e das festas móveis»

 

O Secretariado Nacional da Liturgia (SNL), da Comissão Episcopal Portuguesa, publicou a música para o ‘anúncio da Páscoa e das festas móveis de 2023’, da autoria do padre António Cartageno.

A música pode ser descarregada em versão pdf no sítio online do Secretariado Nacional da Liturgia, ou na sua página na rede social Facebook.

 

 

JMJ - Dia Mundial da Juventude

Dia Mundial da Juventude, motivou participação na JMJ 2023

 

Muitas foram as notícias dando conta da participação dos jovens nas festas do Dia Mundial da Juventude, no Domingo de Cristo Rei e no sábado anterior.

A Diocese de Setúbal escolheu o Domingo, para rumar ao Santuário de Cristo Rei. Participaram mais de 900 jovens.

A celebração, iniciou-se no Santuário e aí terminou, após jogos na cidade, organizados pelos escuteiros.

Também do Funchal chegou notícia de dois dias de festa que terminou na paróquia de Fátima numa Jornada em que participaram duas centenas de jovens.

D. Nuno Brás, desafiou os jovens a estar com Deus

«Que bom que é deixar que Deus mande na nossa vida, que bom que é entregar as nossas vidas a Deus», disse o Bispo do Funchal.

A Diocese de Portalegre – Castelo Branco, escolheu a localidade de Sertã para a celebração do Dia da Juventude, Sensibilizando-os na participação ativa na Jornada Mundial de Agosto.

A memória deste dia ficou marcada pela plantação de cinco árvores, uma por cada Arciprestado.

De Aveiro, tivemos a notícia da presença de centenas de jovens que “mostraram com alegria, a força da fé”.

A Diocese de Bragança – Miranda, celebrou a Eucaristia na igreja da Senhora das Graças, na qual decorreu a entronização da Cruz Diocesana das JMI 2023.

O Expo – Salão de Sernancelhe, acolheu a celebração da Diocese de Lamego com “boa música e muitas surpresas”.

Em Coimbra a celebração ocorreu em Cantanhede, no Pavilhão Marialvas com momentos de oração e atuação da “Banda da Paróquia.”

Mais a norte, Viana jovem, envolveu mais de mil jovens dos arciprestados do alto Minho.

Oeiras acolheu cerca de 4000 jovens participaram na JDJ, nos jardins municipais, numa proposta da pastoral juvenil que quis envolver toda a diocese, alargando a proposta à pastoral familiar.

D. Joaquim Mendes, acompanhou a Jornada Diocesana e desafiou os jovens a ser embaixadores junto de outros jovens a fazerem um “caminho de preparação”.

O cardeal Patriarca de Lisboa, assinalou o entusiasmo que a preparação da Jornada está a gerar e que isso irá a “marcar o rejuvenescimento da Igreja em Portugal.”

 

 

AVEIRO: vocações

Importância de «falar da vida como vocação»

 

Durante a semana de oração pelas vocações, iniciada a 30 de outubro, o reitor do Seminário de Santa Joana Princesa, na Diocese de Aveiro, afirmou que é necessário falar da vida como vocação.

Num ano pastoral dedicado às vocações de consagração, e da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, esta abordagem faz todo o sentido.

Alguém pode considerar entregar a sua vida “como dom para todos”, se descobrir a vida como vocação, “encontrando o tesouro do amor de Deus depositado no seu coração e a felicidade de que há mais alegria em dar do que em receber”, afirmou o padre João Santos destacando que na Diocese de Aveiro, a semana das vocações teve um maior impacto por estarem a viver um ano dedicado às vocações de consagração.

O tema para esta semana foi «Não te envergonhes de dar testemunho de Cristo».

 

 

APEC - Escolas Católicas e Bento XVI

Portugal: Escolas Católicas recordaram «afirmação da verdade em combate ao relativismo”, defendida por Bento XVI.

 

A Associação Portuguesa das Escolas Católicas (APEC), em comunicado à Agência Ecclesia, de 3 de janeiro de 2023, destacou do Papa emérito Bento XVI, a “afirmação da verdade, em combate ao relativismo”, como ideia central para a educação, que é absolutamente coincidente com uma ideia central do seu magistério.

“A afirmação da verdade, a afirmação inequívoca, de que há uma verdade, em absoluto contraste com a ditadura do relativismo, a ideia de que tudo é relativo” foi a “principal missão”, confiou à educação.

Segundo o presidente da Associação Portuguesa das Escolas Católicas, Fernando Magalhães, a “afirmação da verdade, em combate ao relativismo” é a ideia central para a educação, seja “católica ou não”, que é “absolutamente coincidente” com uma ideia central do magistério de Bento XVI.

Do comunicado, destacamos ainda: “É imprescindível evocarmos o que Joseph Ratzinger foi em parte substantiva da sua vida: professor. E, a esse nível, ressaltar no seu perfil o mesmo que se pode colher para o perfil de um professor: A atenção e proximidade ao aluno, o rigor, a preparação, a solidez, uma visão muito alargada da realidade”.

 

 

POLÍTICA - Eutanásia e Direitos humanos

Vice-presidente da Associação de Juristas Católicos classificou de «Ignorância Culposa» o que originou a proposta sobre a eutanásia. 

 

Em entrevista concedida à Rádio Renascença e Agência Ecclesia, no passado mês de dezembro, Inês Quadros, Vice-presidente da Associação de Juristas Católicos, afirmou que o “incumprimento dos Direitos Humanos, em Portugal é uma tragédia”, considerando que são desrespeitados por causa de uma “ignorância culposa”.

“Aparentemente temos uma sociedade muito inclusiva, que promove, que afirma a inclusão em várias dimensões, e depois, na verdade, o que assistimos é, nalguns casos, a um aproveitamento duma grande vulnerabilidade e uma dificuldade ou incapacidade. Diria duma ignorância culposa.: sabemos que isto existe, e (suportamos) que aconteça”, afirmou Inês Quadros.

A Jurista disse que é “muito chocante” que no século XXI se continue a assistir a “um aproveitamento tão grande da fragilidade, da pobreza e da miséria”.

“Não acredito que não haja nas comunidades alargadas, conhecimento disto. Fechar os olhos a esta realidade, é algo que não deve acontecer.”, afirmou.

Questionada sobre a necessidade duma revisão da Constituição Portuguesa, a professora de Direito, da Universidade Católica Portuguesa, disse que não acha “essencial”, neste momento, referindo que o essencial é “fazê-la cumprir”.

Referindo o processo legislativo em curso para legalizar a eutanásia, sublinhou: “A Constituição é muito clara quando afirma o direito à vida e quando afirma depois, noutra dimensão dos direitos sociais, o direito à saúde e á proteção das várias situações de vulnerabilidade. Na Constituição, o que lá está é isto”, sustentou.

Para Inês Quadros, “não se pode pôr em confronto a liberdade com o direito à vida”, uma vez que “sem vida, não há liberdade”.

 

 

SOLIDARIEDADE – Algarve solidária com ucranianos

Bispo do Algarve visitou comunidade ucraniana no dia de Natal

 

O bispo do Algarve, visitou na manhã do dia 25 de dezembro, a comunidade ucraniana algarvia, para “exprimir a proximidade da diocese” com quem vive e trabalha nesta região, mas também com aqueles que permanecem e trabalham na Ucrânia e passam as dificuldades conhecidas”, referiu D. Manuel Quintas.

O bispo do Algarve informou que está a decorrer uma campanha de recolha de donativos para enviar para a Diocese de Kiev, em resposta a um pedido do patriarca desta diocese ucraniana, e, na visita na manhã do dia de Natal, manifestou “empenho” da diocese portuguesa em “continuar a apoiar, na medida das necessidades duma das partes e possibilidades da outra”.

A comunidade ucraniana, retribuiu a visita de D. Manuel Quintas, oferecendo um Korovai (pão tradicional de boas-vindas)

“Que este sinal visível, seja apelo a cada um de nós, primeiro para rezarmos pela paz na Ucrânia e para que aqueles que decidem os destinos da guerra mudem a perspetiva daquilo que diz respeito à defesa e à proteção da vida humana”, sublinhou D. Manuel Quintas.

Na Missa de Natal, o responsável diocesano, afirmou que, celebrar o Natal, “constitui sempre um momento privilegiado para renovar a fé, fortalecer a esperança e progredir no caminho da caridade.”

 


Imprimir | Voltar atrás | Página Inicial