aCONTECIMENTOS eclesiais

DO MUNDO

 

Cazaquistão

Papa apelou à construção da paz, investindo na educação.

 

Durante o VII Congresso de Líderes de Religiões Mundiais e Tradicionais que juntou na terceira semana de setembro, na capital do Cazaquistão, mais de uma centena de delegações de 50 países, o Papa Francisco afirmou que “nunca” se pode justificar a violência em nome de Deus, apelando à rejeição de “extremismos e fundamentalismos”.

Nunca justifiquemos a violência. Não permitamos que o sagrado seja instrumentalizado por aquilo que é profano. Que o sagrado não seja suporte do poder e o poder não se valha de suportes de sacralidade”, declarou o Papa no discurso que proferiu na abertura deste Congresso Mundial.

«Purifiquemo-nos da presunção de nos sentirmos justos e de não termos nada a aprender com os outros; libertemo-nos das conceções redutoras e ruinosas que ofendem o nome de Deus com rigidezes, extremismos e fundamentalismos, e o profanam por meio do ódio, do fanatismo e do terrorismo, desfigurando inclusive a imagem do homem»

O Papa sustentou que todos os crentes são chamados a assumir o desafio global da paz, num mundo que vive o “flagelo da guerra” num clima de “confrontos exasperados”.

«É preciso, irmãos e irmãs, um abanão da nossa parte. Se o Criador, a quem dedicamos a existência, deu origem à vida humana, como podemos nós, - que nos professamos crentes – consentir que a mesma seja destruída?» , questionou.

“Recordados de tantos horrores do passado, unamos os esforços para que o Omnipotente nunca mais acabe refém da vontade da potência humana”.

Convidou também a um investimento na educação e não nos armamentos.

”Mensageiros da Paz e da Unidade”, foi o tema da viagem do Papa ao Cazaquistão.

 

 

Moçambique

Ataque terrorista a missão católica

 

Na sequência dum ataque terrorista, à Missão Católica de Chipene, Diocese de Nacala, na Província de Nampula, no norte de Moçambique, a Irmã Maria De Coppi, Missionária Comboniana de 83 anos, foi assassinada na noite de 6 para 7 de setembro.

Segundo comunicado emitido de Roma, pela Ecclesia, no dia 7, os terroristas entraram na casa das Irmãs, assassinaram a tiro a Missionária italiana, destruíram e incendiaram a igreja, a casa das irmãs, o hospital e as máquinas da missão.

A Irmã Maria De Coppi., trabalhava em Moçambique desde 1963, tinha 83 anos de idade. Nasceu a 22 de novembro de 1939 em Santa Lucia de Piave (Vittorio Veneto – Itália) e fez os seus votos religiosos em 1960 em Verona.

Duas outras religiosas que viviam na Missão, a irmã Eleonora Reboldi, italiana e a irmã Angeles Lopez Hernandez, espanhola. salvaram-se, porque, fugindo com com um grupo de meninas, conseguiram esconder-se na floresta. 

 

 

ITÁLIA

Encontro internacional na Pontifícia Universidade de Santa Cruz

 

No dia 29 de setembro, estiveram reunidas na Pontifícia Universidade de Santa Cruz (Roma, Itália), cerca de 150 pessoas, representando 70 iniciativas de 30 países. Aos participantes foi colocada a pergunta: «Como podemos colaborar melhor, a partir da vivência da mensagem do Opus Dei a serviço da pessoa, da família, da sociedade, através da política, da economia, da cultura e da educação?»

Entre os aspetos propostos para reflexão e diálogo estiveram: a santificação do trabalho e suas consequências para a melhoria da sociedade; a transformação do mundo a partir de dentro; o compromisso social dos cristãos; a cidadania e a amizade social; a beleza de dar vida à doutrina social da Igreja; a importância de cuidar da casa comum e das pessoas principalmente as mais vulneráveis; a conexão entre a sustentabilidade ambiental e a sustentabilidade social.

O Prelado do Opus Dei, Mons. Fernando Ocáriz, fez a abertura da jornada. Seguiu-se o debate em torno de três eixos:

1 – Como promover a sensibilidade social.

2 – Como revitalizar iniciativas de natureza social.

3 – Que legado o centenário da obra poderá deixar.

Destacou-se o modo como nasceu o “Harambee” por ocasião da canonização de S. Josemaria.

Este encontro teve o título “Be to Care” ( Ser para Cuidar).

 


Imprimir | Voltar atrás | Página Inicial