aCONTECIMENTOS eclesiais
DO MUNDO
A IGREJA CINCO CONTINENTES
EUROPA
TAIZÉ
Presidente da Comissão Europeia, visitou Comunidade Ecuménica.
Em declaração enviada à Agência Ecclesia, os monges informaram a visita da Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen aos jovens, presentes no encontro que teve lugar entre 21 – 27 de agosto.
Na comunidade monástica ecuménica, a Presidente da Comissão Europeia, teve oportunidade de dar uma palestra pública sobre a atualidade da Europa. Ouviu os jovens, nas suas preocupações e aspirações.
“Também estou muito grata por este encontro com a juventude de Taizé. Foi um momento enriquecedor de reflexão e diálogo sobre a paz e reconciliação. Sobre valores que unem todos.” – declarou posteriormente Ursula vonder Leyen, nas redes sociais, declarando ainda que esse encontro foi fonte de enriquecimento e inspiração.
O encontro levou jovens dos 18 aos 35 anos, estudantes, trabalhadores e voluntários, a refletir sobre temas variados como preservação da biodiversidade, onde vários oradores animaram ateliês incluindo especialistas em várias áreas.
“O nosso desejo como comunidade é que todos os jovens que vêm a Taizé possam sentir que a confiança em Deus, ajuda-os a encontrar o sentido das suas vidas, e a assumir responsabilidades, quando regressam a casa” salientou o irmão Alois.
ÁFRICA
S. Tomé e Príncipe
S. Tomé e Príncipe e Santa Sé, assinam acordo
O Governo São–tomense, através da Ministra dos Negócios Estrangeiros, Edite dos Ramos Ten Jua, e a Santa Sé, na pessoa do Núncio Apostólico em Angola e S. Tomé e Príncipe, Dom Giovanni Gaspari, assinaram no dia 15 de Agosto, o Acordo Jurídico, em que estão enunciadas as normas fundamentais das atividades religiosas do País.
A assinatura aconteceu na Sala de Conferências do Edifício dos Negócios Estrangeiros e foi testemunhada pelos membros do Governo de S. Tomé e Príncipe.
Por parte da Igreja, estiveram presentes Dom António Lungiek Pedro Bengui, Administrador Apostólico da Diocese de S. Tomé e Príncipe, Dom Manuel António Mendes dos Santos, Bispo Emérito, Padre Christopher Seiler, Chanceler da Cúria e a secretária da Cúria Maria Madalena Cravid.
À saída o Núncio Apostólico, proferiu umas breves palavras aos órgãos da Comunicação Social, agradeceu ao Governo pela decisão política tomada para assinar este Acordo, e assegurou que, com ele, a Igreja Católica vai poder realizar as suas atividades, sem que haja alguma interferência, respeitando as normas do referido Quadro Jurídico.
BURQUINA FASO
Terrorismo ameaça novamente em Burquina Faso
A Fundação Ajuda à Igreja que sofre, noticiou em 11 de julho, o ataque de terroristas contra a população da aldeia de Bourasso, no noroeste do país, ocorrido no dia 3 desse mês.
A informação, dada à Fundação AIS, por um sacerdote da diocese de Nouma que, por razões de segurança, pediu para não ser identificado, descreveu como de grande confusão e insegurança, o clima que se vive na região.
Os terroristas, chegaram aos pares, em motorizadas, ao largo da igreja, onde estavam reunidas algumas pessoas, começando a alvejar indiscriminadamente. Vitimaram 14 pessoas, seguindo para o centro da povoação onde mataram mais 20, entre cristãos, e pessoas fieis à religião tradicional africana.
Estes grupos atacam quando sabem que as pessoas não tem com que se defender.
Segundo a opinião do sacerdote que prestou estas informações, as vítimas não tinham nada a ver com a política nem com estes grupos armados.
AMÉRICA
ONU
No Dia Internacional de Juventude
Proclamado o dia 12 de Agosto como o Dia internacional da Juventude, pela Organização das Nações Unidas, foi este ano proposto o tema - «Solidariedade intergeracional: criar um mundo para todas as idades».
Da comunicação do Secretário Geral da ONU, António Guterres, destacamos algumas ideias, apresentadas como mensagem: “O objetivo é ampliar a mensagem de que é necessário agir em todas as gerações, para atingir as Metas de Desenvolvimento Sustentável, e não deixar ninguém para trás.”
Abordou alguns obstáculos à solidariedade intergeracional, em particular o envelhecimento, que tem um impacto sobre jovens e idosos.
A idade é uma questão insidiosa, muitas vezes não abordada na saúde, direitos humanos e no desenvolvimento e afeta, tanto as populações mais velhas, como as mais jovens.
Além disso o “ageismo” (neologismo inglês para a discriminação com base na idade), entrelaça-se regularmente com outras formas de preconceito, como o racismo e o sexismo, impacta as pessoas, impedindo-as de atingir o seu potencial máximo, inibindo-as de contribuir plenamente para as suas comunidades.
O Relatório Global sobre a Discriminação etária, lançado pelas Nações Unidas em Março de 2021, destaca que “os jovens continuam a relatar barreiras relacionadas à idade, em várias áreas das suas vidas, tais como o emprego, participação política, saúde e justiça”.
A solidariedade entre gerações, é pois a chave para o desenvolvimento sustentável.
Ao enfrentarmos o terceiro ano da pandemia da Covid 19, é importante reconhecer essas barreiras, para aproveitar os pontos fortes e o conhecimento de todas as gerações, evidenciou o Secretário Geral.
Os jovens estão concentrados principalmente na África, Ásia e América do Sul, enquanto os continentes mais velhos são a Europa e a América do Norte.
Nicarágua
Perseguições à Igreja Católica
A regime ditatorial da Nicarágua, “escancarou” uma perseguição anticatólica que já vinha promovendo havia anos. Foi assim que nos chegaram durante o mês de agosto, notícias sobre o desrespeito pelos direitos fundamentais das pessoas.
Depois de quinze dias, detido dentro da cúria diocesana, com sacerdotes e leigos, fortemente vigiados por polícias e drones o bispo de Matagalpa, D. Rolando Álvarez foi preso com três sacerdotes, e conduzido pela polícia, para interrogatório.
Já em Março passado, o Núncio Apostólico neste país D. Waldemar Stanislaw Sommertag, tinha sido expulso do país, numa decisão criticada pelo Vaticano.
De igual modo, foram expulsas as Missionárias da Caridade, da Congregação fundada pela Madre Teresa de Calcutá.
Nos últimos meses, foram encerradas oito emissoras de rádio local, ligadas à Igreja Católica.
A situação agudizou-se nas semanas que antecederam as eleições presidenciais de 2021, com a prisão de candidatos da oposição, ordenada pelo Governo. Saiu vencedor Daniel Ortega que endureceu a repressão política.
Entristecido e preocupado, o Papa Francisco apelou a um diálogo aberto e sincero, para que se encontrem as bases duma convivência respeitadora e pacífica.
Também o Secretário Geral da ONU, mostrou a sua preocupação com a repressão exercida pelo Governo, sobre organizações e figuras da sociedade civil, várias delas ligadas à Igreja Católica. Guterres apelou ao respeito “de todos os cidadãos” e da liberdade de associação e religião.
Também as Conferências Episcopais de Cuba e Itália, manifestaram a sua solidariedade com a igreja da Nicarágua. A CEC em comunicado afirmou, estarem rezando e acompanhando, pedindo que “a sabedoria e o bom senso prevaleçam”, para assegurar um clima de paz e tranquilidade.
A CEI, juntou-se aos pedidos da comunidade internacional, expressos pelo Secretário Geral da ONU, para que seja garantida a liberdade de culto e de opinião não só dos representantes da Igreja Católica, mas de todos os cidadãos.
Imagens que tem passado sobretudo nas redes sociais, testemunham duras perseguições com uso de violência, por parte de militares e polícias.
ÁSIA
ÍNDIA
GOA E DAMÃO
Bispo de Goa e Damão agradecido pela “Herança da Fé”
Na véspera de ser criado cardeal, o bispo de Goa e Damão, D. Filipe Neri António Sebastião do Rosário Ferrão, recordou que a sua diocese representa “um grupo bastante minoritário” na “Nação Gigante” que é a Índia. Revelou ainda à Rádio Renascença que o entrevistou, que, quando pensa em Portugal, é na “grande dívida de gratidão”.
Recordou a peregrinação de outubro de 2014, a Fátima a que teve “o privilégio de presidir”, o fervor de multidões que acorriam de todo o mundo.
Incentivou os portugueses sobretudo “os portugueses católicos”, a cultivar a fé cristã, orgulhosos da nação que, apesar de minúscula irradiou a fé cristã, por quase metade do globo terreste.
D. Filipe Neri António Sebastião do Rosário Ferrão, foi criado cardeal no Consistório de 27 de agosto de 2022.
Paquistão
presente nas preocupações do Papa Francisco
Depois da recitação do ângelus, em Áquila, no dia 28 de agosto o Papa Francisco, evocou as vítimas das inundações no Paquistão, apelando à solidariedade internacional.
«Quero assegurar a minha proximidade, com a população do Paquistão, afetada por inundações de proporções desastrosas. Rezo pelas numerosas vítimas, pelos feridos e deslocados e para que a solidariedade social, seja pronta e generosa», disse o Papa.
Concluiu com uma decisão pessoal: “Tenho de invocar Nossa Senhora para que obtenha perdão e paz para o mundo inteiro”. E convidou: «Rezemos pelo povo ucraniano e por todos os povos que sofrem com as guerras».
O Papa Francisco visitou a cidade de Áquila, no dia 28 de agosto, 13 anos após o sismo, que provocou mais de 300 vítimas e centenas de feridos.
Dirigindo-se aos presentes, agradeceu a todos os que o acompanhavam, mas também aos que, sem ali estar, acompanharam em suas casas, nos hospitais e nas prisões.