JORNADAS MUNDIAIS DA JUVENTUDE 2023

 

 

Roma

Convite do Papa

Igreja celebra festa anual de Cristo Rei com os jovens, em clima de «peregrinação espiritual» até Lisboa 2023.

A Igreja Católica promove em todas as dioceses, a sua festa anual com os jovens católicos, que o Papa convida para uma “peregrinação espiritual” rumo à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2023, em Lisboa, depois da experiência de pandemia, nos últimos meses.

“Gostaria de tomar-vos pela mão, mais uma vez, para continuarmos juntos na peregrinação espiritual que nos conduz rumo à Jornada Mundial da Juventude de Lisboa em 2023”, escreve Francisco, na sua mensagem para a JMJ 2021

 

Pelas Dioceses de Portugal

 

Lisboa

Corrida solidária

A organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 promove desde hoje uma corrida solidária, a ‘WYD Global Race’, que visa angariar fundos para a preparação e realização do encontro promovido pela Igreja Católica.

“Qualquer um pode participar nesta corrida, é a grande vantagem de digital e de ser global. É um desafio para todos, tal como as jornadas são abertas a todos, são um desafio para todos”

 

Algarve

No Santuário da Mãe Soberana

Símbolos despedem-se do Algarve no Santuário da Mãe Soberana. Uma caminhada e uma vigília de oração no Santuário da Mãe Soberana, em Loulé, em 26 de novembro, foi o último “grande momento de celebração” da ida dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Algarve.

A Cruz Peregrina tem 3,8 metros de altura e foi construída a propósito do Ano Santo, em 1983, tendo sido confiada por São João Paulo II aos jovens no Domingo de Ramos do ano seguinte, para que fosse levada por todo o mundo.

Desde aí, a Cruz peregrina já esteve nos cinco continentes e em cerca de 90 países, afirmando-se como “um sinal de esperança”.

Desde 2000 que a Cruz Peregrina é acompanhada pelo ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços.

Este ícone foi introduzido ainda pelo Papa João Paulo II como símbolo da presença de Maria junto dos jovens.

Com 1,20 metros de altura e 80 centímetros de largura, o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani está associado a uma das mais populares devoções marianas em Itália.

 

Évora

Acolhimento aos símbolos das JMJ

Do Cais de Alqueva ao Cais de Campinho, um percurso pela albufeira da Barragem do Alqueva, assinalou a passagem dos símbolos da Diocese de Beja para a Arquidiocese de Évora.

A Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora embarcaram no Cais de Alqueva, após terem peregrinado durante todo o mês de dezembro na Diocese de Beja, e navegaram até território eborense pelas águas da albufeira para iniciar, de tarde, a peregrinação numa nova diocese, a partir do Cais do Campinho.

 

Coimbra

Patronos da “peregrinação”

A Diocese de Coimbra escolheu quatro “patronos” para acompanhar a “peregrinação” dos jovens católicos até à edição internacional da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que vai decorrer em Lisboa, de 1 a 6 de agosto de 2023.

A Rainha Santa Isabel, São Teotónio, Santo Agostinho e Santo António são apresentados pela ligação direta à cidade/diocese e pelo “estímulo que podem ser para cada jovem”.

“Nestas quatro vidas queremos representar homens e mulheres, leigos e consagrados, contemplativos e missionários, preocupações académicas e sociais, santos e pecadores”

 

Leiria

Diocese junta-se à corrida global da JMJ Lisboa 2023

O Comité Organizador da Diocese de Leiria-Fátima (COD) para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) convida a comunidade a participar, na WYD Global Race (Corrida Global JMJ).

 “Toda a comunidade é convidada a juntar-se ao COD neste dia, ou a realizar a caminhada de 2km, a corrida de 5km ou 10km noutro qualquer dia e lugar do mundo, entre 21 e 30 de novembro, datas em que decorre este evento”, lê-se

A WYD Global Race é uma ideia pioneira e trata-se de uma corrida que acontece em formato digital, em que os participantes competiram entre si. Cada atleta corre no seu contexto, mas os tempos e distâncias são registadas numa plataforma digital, o que permite a participação e a competição entre todos.

Esta corrida surge como resposta ao tema da JMJ Lisboa 2023, «Maria levantou-Se e partiu apressadamente», que assenta na importância do movimento e na urgência de ação.

 

Lamego

«Paragem 23» leva jovens à comunidade de Alhais

O Departamento da Pastoral de Jovens da Diocese de Lamego realiza, dia 23 janeiro, a iniciativa «Paragem 23» para ajudar a juventude a preparar as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) que se realizam na cidade de Lisboa de 01 a 06 de agosto de 2023.

 

Setúbal

O encontro «Sentido 23» daa JMJ2023 deste mês é sobre a justiça social

O «Sentido 23» é uma forma de preparar os jovens daquela diocese à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que se realiza em Lisboa, entre 1 a 6 de agosto de 2023.

O tema escolhido para este encontro tem por base um dos convites que o Papa Francisco dirigiu aos jovens na sua mensagem para a 36º Dia Mundial da Juventude (21 de novembro de 2021): “Levanta-te e defende a justiça social, a verdade e a retidão, os direitos humanos, os perseguidos, os pobres e vulneráveis, aqueles que não têm voz na sociedade, os imigrantes.”

 


Imprimir | Voltar atrás | Página Inicial