Nossa Senhora do rosário

7 de Outubro de 2021

 

Memória

 

RITOS INICIAIS

 

Cântico de entrada:  Rainha do Santíssimo Rosário – J. S. Marques, NRMS, 86

cf. Lc 1, 28.42

Antífona de entrada: Avé, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre.

 

Introdução ao espírito da Celebração

 

A Santa Igreja honra Nossa Senhora com várias festas ao longo do ano. Ainda bem. A Mãe de Deus e nossa Mãe tudo merece.

Celebrando hoje Nossa Senhora do Rosário, somos convidados a meditar na oração diária do Rosário.

 

Oração colecta: Infundi, Senhor, a vossa graça em nossas almas, para que nós, que, pela anunciação do Anjo, conhecemos a encarnação de Cristo, vosso Filho, pela sua paixão e morte na cruz e com a intercessão da bem-aventurada Virgem Maria, alcancemos a glória da ressurreição. Por Nosso Senhor...

 

 

Liturgia da Palavra

 

Primeira Leitura

 

Monição: Os Apóstolos rezavam na companhia de Nossa Senhora. Procuremos também nós pedir-Lhe que esteja connosco para que Deus atenda a nossa oração.

 

Actos 1,12-14

Depois de Jesus ter subido ao Céu, os Apóstolos voltaram para Jerusalém, descendo o monte chamado das Oliveiras, que fica perto de Jerusalém, à distância de uma caminhada de sábado. Quando chegaram à cidade, subiram para a sala de cima, onde se encontravam habitualmente. Estavam lá Pedro e João, Tiago e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zeloso, e Judas, irmão de Tiago. Todos estes perseveravam unidos em oração, em companhia de algumas mulheres, entre as quais Maria, Mãe de Jesus.

 

Quando deixa de ter visibilidade a pessoa de Jesus, a sua Mãe ocupa um lugar digno de nota, logo na oração da Igreja nascente. Com Ela os primeiros que seguiram a Cristo, esperam o Espírito Santo, perseverando, «unidos em oração». Note-se também a importância dada à lista dos Apóstolos e como em todas as quatro listas que aparecem no N. T. Pedro é constantemente o cabeça de lista, embora estas não contenham os nomes sempre na mesma ordem.

 

Salmo Responsorial     Lc 1, 46-47.48-49.50-51.52-53.54-55 (R. Lc 1, 49)

 

Monição: Ao longo dos séculos os cristãos não se cansam de invocar Nossa Senhora. Agora é a nossa vez de Lhe pedir as Suas bênçãos.

 

Refrão:         O Senhor fez em mim maravilhas:

                      santo é o seu nome.

 

Ou:                Bendita sejais, ó Virgem Maria,

                      que trouxestes em vosso ventre o Filho do eterno Pai.

 

A minha alma glorifica o Senhor,

e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador.

 

Porque pôs os olhos na humildade da sua serva,

de hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações.

O todo-poderoso fez em mim maravilhas:

Santo é o seu nome.

 

A sua misericórdia se estende de geração em geração

sobre aqueles que O temem.

Manifestou o poder do seu braço

e dispersou os soberbos.

 

Derrubou os poderosos de seus tronos

e exaltou os humildes.

Encheu de bens os famintos

e aos ricos despediu de mãos vazias.

 

Acolheu Israel, seu servo,

lembrado da sua misericórdia,

como tinha prometido a nossos pais,

a Abraão e à sua descendência para sempre.

 

 

Aclamação ao Evangelho           Lc 1, 28

 

Monição: O Anjo, enviado por Deus, convida Maria, a cheia de Graça, para ser Mãe de Jesus. Com Nossa Senhora, cumpramos sempre a vontade de Deus.

 

Aleluia

 

Cântico: Aleluia – J. F. Silva, NRMS,46

 

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco

bendita sois Vós entre as mulheres.

 

 

Evangelho

 

São Lucas 1,26-38

Naquele tempo, o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma Virgem desposada com um homem chamado José. O nome da Virgem era Maria. Tendo entrado onde ela estava, disse o Anjo: «Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo». Ela ficou perturbada com estas palavras e pensava que saudação seria aquela. Disse-lhe o Anjo: «Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Conceberás e darás à luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-Se-á Filho do Altíssimo. O Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim». Maria disse ao Anjo: «Como será isto, se eu não conheço homem?». O Anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso o Santo que vai nascer será chamado Filho de Deus. E a tua parenta Isabel concebeu também um filho na sua velhice e este é o sexto mês daquela a quem chamavam estéril porque a Deus nada é impossível». Maria disse então: «Eis a escrava do Senhor faça-se em mim segundo a tua palavra».

 

A cena da Anunciação, narrada com toda a simplicidade, tem uma singular densidade, pois encerra o mistério mais assombroso da História da Salvação, a Incarnação do Filho eterno de Deus. Assim, a surpresa do leitor transforma-se em encanto e deslumbramento. O próprio paralelismo dos relatos lucanos do nascimento de João e de Jesus, revestem-se dum contraste deveras significativo: à majestade do Templo e grandiosidade de Jerusalém contrapõe-se a singeleza duma casa numa desconhecida e menosprezada aldeia de Galileia; ao afã dum casal estéril por ter um filho, a pureza duma virgem que renunciara à glória de ser mãe; à dúvida de Zacarias, a fé obediente de Maria!

26 «O Anjo Gabriel». O mesmo que anunciou a Zacarias o nascimento de João. Já era conhecido o seu nome no A.T. (Dan 8,16-26; 9,21-27). O seu nome significa «homem de Deus» ou também «força de Deus».

28 Coadunando-se com a transcendência da mensagem, a tripla saudação a Maria é absolutamente inaudita:

«Ave»: Vulgarizou-se esta tradução, correspondente a uma saudação comum (como ao nosso «bom dia»; cf. Mt 26,49), mas que não parece ser a mais exacta, pois Lucas, para a saudação comum usa o semítico «paz a ti» (cf. Lc 10,5); a melhor tradução é «alegra-te» – a tradução literal do imperativo do grego khaire –, de acordo com o contexto lucano de alegria e com a interpretação patrística grega, não faltando mesmo autores modernos que vêem na saudação uma alusão aos convites proféticos à alegria messiânica da «Filha de Sião» (Sof 3,14; Jl 2,21-23; Zac 9,9).

Ó «cheia de graça»: Esta designação tem muita força expressiva, pois está em vez do nome próprio, por isso define o que Maria é na realidade. A expressão portuguesa traduz um particípio perfeito passivo que não tem tradução literal possível na nossa língua: designa Aquela que está cumulada de graça, de modo permanente; mais ainda, a forma passiva parece corresponder ao chamado passivo divino, o que evidencia a acção gratuita, amorosa, criadora e transformante de Deus em Maria: «ó Tu a quem Deus cumulou dos seus favores». De facto, Maria é a criatura mais plenamente ornada de graça, em função do papel a que Deus A chama: Mãe do próprio Autor da Graça, Imaculada, concebida sem pecado original, doutro modo não seria, em toda a plenitude, a «cheia de graça», como o próprio texto original indica.

«O Senhor está contigo»: a expressão é muito mais rica do que parece à primeira vista; pelas ressonâncias bíblicas que encerra, Maria é posta à altura das grandes figuras do Antigo Testamento, como Jacob (Gn 28,15), Moisés (Ex 3,12) e Gedeão (Jz 6,12), que não são apenas sujeitos passivos da protecção de Deus, mas recebem uma graça especial que os capacita para cumprirem a missão confiada por Ele.

Chamamos a atenção para o facto de na última edição litúrgica ter sido suprimido o inciso «Bendita és tu entre as mulheres», pois este não aparece nos melhores manuscritos e pensa-se que veio aqui parar por arrasto do v. 42 (saudação de Isabel). A Neovulgata, ao corrigir a Vulgata, passou a omiti-lo.

29 «Perturbou-se», ferida na sua humildade e recato, mas sobretudo experimentando o natural temor de quem sente a proximidade de Deus que vem para tomar posse da sua vida (a vocação divina). Esta reacção psicológica é diferente da do medo de Zacarias (cf. Lc 1,12), pois é expressa por outro verbo grego; Maria não se fecha no refúgio dos seus medos, pois n’Ela não há qualquer espécie de considerações egoístas, deixando-nos o exemplo de abertura generosa às exigências de Deus, perguntando ao mensageiro divino apenas o que precisa de saber, sem exigir mais sinais e garantias como Zacarias (cf. Lc 1,18).

32-33 «Encontraste graça diante de Deus»: «encontrar graça» é um semitismo para indicar o bom acolhimento da parte dum superior (cf. 1Sam 1,18), mas a expressão «encontrar graça diante de Deus» só se diz no A. T. de grandes figuras, Noé (Gn 6,8) e Moisés (Ex 33,12.17). O que o Anjo anuncia é tão grandioso e expressivo que põe em evidência a maternidade messiânica e divina de Maria (cf. 2Sam 7,8-16; Salm 2,7; 88,27; Is 9,6; Jer 23,5; Miq 4,7; Dan 7,14).

34 «Como será isto, se Eu não conheço homem?» Segundo a interpretação tradicional desde Santo Agostinho até aos nossos dias, tem-se observado que a pergunta de Maria careceria de sentido, se Ela não tivesse antes decidido firmemente guardar a virgindade perpétua, uma vez que já era noiva, com os desposórios ou esponsais (erusim) já celebrados (v. 27). Alguns entendem a pergunta como um artifício literário e também «não conheço» no sentido de «não devo conhecer», como compete à Mãe do Messias (cf. Is 7,14). Pensamos que a forma do verbo, no presente, «não conheço», indica uma vontade permanente que abrange tanto o presente como o futuro. Também a segurança com que Maria aparece a falar faz supor que José já teria aceitado, pela sua parte, um matrimónio virginal, dando-se mutuamente os direitos de esposos, mas renunciando a consumar a união; nem todos os estudiosos, porém, assim pensam.

35 «O Espírito Santo virá sobre ti…». Este versículo é o cume do relato e a chave do mistério: o Espírito, a fonte da vida, «virá sobre ti», com a sua força criadora (cf. Gn 1,2; Salm 104,30) e santificadora (cf. Act 2,3-4); «e sobre ti a força do Altíssimo estenderá a sua sombra» (a tradução litúrgica «cobrirá» seria de evitar por equívoca e pobre; «te envolverá», propõe a nova tradução da CEP. O verbo grego (ensombrar) é usado no A. T. para a nuvem que cobria a tenda da reunião, onde a glória de Deus estabelecia a sua morada (Ex 40,34-36; Nm 9,18.22; 10,34); aqui é a presença de Deus no ser que Maria vai gerar (pode ver-se nesta passagem o fundamento bíblico para o título de Maria, «Arca da Aliança»).

«O Santo que vai nascer…». O texto admite várias traduções legítimas; a litúrgica, afasta-se tanto da da Vulgata, como da da Neovulgata; uma tradução na linha da Vulgata parece-nos mais equilibrada e expressiva: «por isso também aquele que nascerá santo será chamado Filho de Deus»; e também a da nova Bíblia ca CEP: “Por isso, o que é concebido santo será chamado Filho de Deus”. Ignace de la Potterie chega a ver aqui uma alusão ao parto virginal de Maria: «nascerá santo», isto é, não manchado de sangue, como num parto normal. «Será chamado» (entenda-se, «por Deus» – passivum divinum) «Filho de Deus», isto é, será realmente Filho de Deus, pois aquilo que Deus chama tem realidade objectiva (cf. Salm 2,7).

38 «Eis a escrava do Senhor…». A palavra escolhida na tradução, «escrava» talvez queira sublinhar a entrega total de Maria ao plano divino. Maria diz o seu sim a Deus, chamando-se «serva do Senhor»; é a primeira e única vez que na história bíblica se aplica a uma mulher este apelativo, como que evocando toda uma história maravilhosa de outros «servos» chamados por Deus que puseram a sua vida ao seu serviço: Abraão, Jacob, Moisés, David… É o terceiro nome com que Ela aparece neste relato: «Maria», o nome que lhe fora dado pelos homens, «cheia de graça», o nome dado por Deus, «serva do Senhor», o nome que Ela se dá a si mesma.

«Faça-se…». O «sim» de Maria é expresso com o verbo grego no modo optativo (génoito, quando o normal seria o uso do modo imperativo génesthô), o que põe em evidência a sua opção radical e definitiva, o seu vivo desejo (matizado de alegria) de ver realizado o desígnio de Deus (M. Orsatti).

 

Sugestões para a homilia

 

Nossa Senhora do Rosário

Rezemos diariamente o Rosário

Ave-Maria

 

Nossa Senhora do Rosário

Este mês de Outubro é consagrado a Nossa Senhora do Rosário. Hoje celebramos a Sua Festa que foi instituída pelo Papa Pio V em 7 de Outubro de 1571 para comemorar a vitória de Lepanto que atribuiu à recitação do Rosário.

 Podemos rezá-lo quando estamos na igreja ou em casa, quando estamos sozinhos, quando estamos doentes ou de perfeita saúde, quando caminhamos, quando descansamos ou trabalhamos…

É a oração dos simples e dos humildes, dos pobres e dos ricos, dos analfabetos e dos sábios, dos pecadores e dos santos…

Quem não se lembra do Papa João Paulo II, ajoelhado na Capelinha das Aparições de Fátima, em 13 de Maio de 1982, agradecendo, com o Rosário- a sua oração predileta- o milagre de Nossa Senhora que lhe salvou a vida no atentado no mesmo dia do ano anterior em Roma?!...

Em 7 de Outubro de 2007 dizia o Papa Bento XVI, referindo-se às aparições de Nossa Senhora no ano de 1917 em Fátima:

« Aos três Pastorinhos Lúcia, Jacinta e Francisco, apresentando-se como Nossa Senhora do Rosário, recomendou com insistência que se recitasse o Rosário todos os dias para obter o fim da guerra. Também nós queremos acolher a riqueza materna da Virgem, comprometendo-nos a recitar com fé a coroa do Rosário… »

Também o Papa Francisco, que manifesta uma devoção filial à Mãe do Céu, referindo-se ao Rosário, disse em 7 de Outubro de 2016: « …É a oração do meu coração».

 

Rezemos diariamente o Rosário

São inúmeras as graças que recebemos com a oração do Rosário.

Rezemos o Rosário pelas famílias. Há tanta violência doméstica! Tantos desencontros entre os esposos, os filhos, os pais! Não esqueçamos: família que reza unida permanece unida.

Rezemos o Rosário pela Igreja. Jesus fundou uma única Igreja. As divisões ao longo da História foram muitas. E hoje não estamos salvos de separações, cismas, heresias…Nossa Senhora é Mãe da Igreja. Confiemos na Sua proteção.

Rezemos o Rosário pela paz. Há tanta guerra por esse mundo fora! Se todos somos filhos de Deus, por que não nos amamos como irmãos?!

Rezemos o Rosário pelos doentes. Há muitas pessoas a sofrer em casa e nos hospitais! Não haja lugar para o desespero. Foi pelo sofrimento da Cruz que Jesus nos salvou.

Rezemos o Rosário pelos que faleceram. Viveram antes de nós nas nossas casas, na nossa Terra, no nosso País, no mundo inteiro. Eles, no Purgatório ou no Céu, também rezam por nós.

Rezemos o Rosário pelas nossas intenções. E Nossa Senhora estará connosco para seguirmos sempre o bom caminho, o caminho da salvação.

 

Ave-Maria

Senhora, pediste a oração diária do Rosário. São cinquenta as vezes em que repito a oração tão bela: Ave-Maria. Ensina-me a rezá-la, meditando nas palavras que pronuncio com os lábios e vêm do coração.

Senhora, és a Cheia de Graça. Em Ti não há qualquer mancha de pecado. És Puríssima. És Santíssima.

Senhora, Jesus está Contigo porque Te ama desde toda a eternidade, porque viveu nove meses em Teu seio, porque O acompanhaste sempre, até morrer na Cruz pela redenção da humanidade.

Senhora, és bendita entre todas as mulheres porque foste a única escolhida para ser Mãe de Jesus.

Senhora, és Mãe do próprio Deus porque Teu Filho Jesus é Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo.

Senhora, roga por mim para que, afastando o pecado, procure viver em perfeição e santidade. Que eu me interrogue antes de qualquer decisão: como farias Tu em meu lugar?...

Senhora, acompanha-me sempre durante a vida e, na hora da morte, leva-me em Teus braços para o Céu.

Senhora, no Céu não há mais sofrimento, angústia, dúvida. Tudo aí será bom. A felicidade será sem fim com todos os que amo por toda a eternidade. Amém!

 

 

Oração Universal

 

Irmãos, oremos a Deus Omnipotente

e imploremos a Sua misericórdia,

dizendo confiadamente:

Escutai, Senhor, a nossa oração.

 

1.     Para que o Papa, os Bispos, Sacerdotes, Diáconos,

Religiosos, Seminaristas, Catequistas e Leigos,

obtenham bênçãos abundantes para a Igreja

com a oração do Rosário,

oremos.

 

2.     Para que as crianças, os jovens e os adultos,

evitando o mal e praticando o bem,

se santifiquem ao longo da vida

com a oração do Rosário,

oremos.

 

3.     Para que os idosos e doentes,

em suas casas, nos lares ou hospitais,

recebam coragem, fortaleza e esperança

com a oração do Rosário,

oremos.

 

4.     Para que em todas as famílias

não haja violência, nem contendas

mas sim, diálogo, paz, amor, felicidade

com a oração do Rosário,

oremos.   

 

5.     Para que os cristãos perseguidos,

vivendo no Amor de Jesus,

se mantenham firmes na Fé

com a oração do Rosário,

oremos.

 

6.     Para que os nossos familiares e amigos falecidos

alcancem a felicidade eterna no Céu,

pois se santificaram na Terra

com a oração do Rosário,

oremos.

 

Senhor nosso Deus e nosso Pai,

dignai-Vos atender estas súplicas

e, por intercessão da Virgem Santa Maria,

concedei-nos o que for melhor para nós.

Por N. S. J. C. Vosso Filho que é Deus Convosco

na unidade do Espírito Santo.

 

 

Liturgia Eucarística

 

 

Cântico do ofertório: Senhora, nos Vos Cantamos – A. Oliveira, ENPL, 4/6

 

Oração sobre as oblatas: Tornai-nos dignos, Senhor, de Vos oferecer este santo sacrifício, de modo que, celebrando fervorosamente os mistérios do vosso Filho, mereçamos alcançar as suas promessas. Por Nosso Senhor...

 

Prefácio de Nossa Senhora I [na festividade], p. 486 [644-756] ou II, p. 487

 

Santo: C. Silva - OC (pg 537)

 

 

Monição da Comunhão

 

Como rezamos na Ave-Maria, Nossa Senhora viveu sempre unida a Seu Filho Jesus. Também nós podemos estabelecer uma união íntima com o Senhor na Sagrada Comunhão. Se estamos devidamente preparados, recebamo-l’O sacramentalmente.

 

Cântico da Comunhão: Felizes as entranhas da Virgem Maria – C. Silva, OC, pg 133

 

Antífona da comunhão: O Anjo do Senhor disse a Maria: Conceberás e darás à luz um Filho e o seu nome será Jesus.

 

Cântico de acção de graças: Feliz és Tu porque acreditaste – C. Silva, OC

 

Oração depois da comunhão: Concedei, Senhor nosso Deus, que, ao anunciarmos neste sacramento a morte e a ressurreição do vosso Filho, O sigamos fielmente na sua paixão e mereçamos participar na alegria da sua glória. Por Nosso Senhor...

 

 

Ritos Finais

 

Monição final

 

Continuemos, enquanto o Senhor nos conceder o dom da vida, a rezar o Rosário todos os dias. A alegria que sentiremos levar-nos-á a fazermos apostolado para que também as outras pessoas o rezem. Nossa Senhora nos alcançará de Jesus a graça da eterna salvação.

 

Cântico final: Nossa Senhora do Rosário de Fátima – J. Santos, NRMS, 10

 

 

Homilias Feriais

 

6ª Feira, 8-X: A Protectora dos nossos bens.

Jl 1, 13-15 / Lc 11, 15-26

Quando um homem forte e bem armado guarda o seu palácio, os seus bens estão em segurança.

Esta passagem fala-nos os bens que temos que guardar, como a nossa vida santa (EV). Para isso, precisamos da ajuda de Nª Senhora, Auxiliadora dos cristãos. O demónio está sempre à espreita e é muito forte (EV).

Na profecia de Joel, ele pede-nos que ponhamos as vestes da penitência (LT). O mesmo nos pede Nª Senhora para que, com os nossos sacrifícios, consigamos muitas conversões. Assim aparecerá a luz da aurora, rodeada de um povo numeroso e forte (LT). Ameaçaste os ímpios (SR).

 

Sábado, 9-X: Os louvores a Nossa Senhora.

Jl 4, 12-21/ Lc 11, 27-28

Jesus: Felizes antes os que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática.

Jesus louva sua Mãe, porque respondeu ao pedido de Deus: faça-se! E assim, o Verbo se fez carne. Rezemos bem as orações da Avé-Maria e do Anjo do Senhor, recordando este momento tão importante da Salvação.

Assim se cumpriu o desígnio de Deus: habito em Sião, meu monte santo (LT). Os montes deixarão escorrer vinho novo, colinas que farão jorrar leite (LT). Alegrai-vos justos no Senhor (SR), e também porque Nª Senhora recebeu o encargo de distribuir as graças do Senhor.

 

 

 

 

 

 

 

Celebração e Homilia:         Aurélio Araújo Ribeiro

Nota Exegética:                     Geraldo Morujão

Homilias Feriais:                   Nuno Romão

Sugestão Musical:                José Carlos Azevedo

 


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