DOCUMENTAÇÃO

CONFERÊNCIA EPISCOPAL PORTUGUESA

 

CARTA DE APOIO AO PAPA FRANCISCO

 

 

Santo Padre, Papa Francisco

 

Os Bispos de Portugal reunidos em Fátima, no Simpósio Nacional do Clero, que tem como tema “O Padre, Ministro e Testemunha da alegria do Evangelho”, aproveitam esta ocasião para, antes de mais, agradecer a Sua Santidade a oportuna e corajosa Carta ao Povo de Deus, sobre o drama do abuso de menores por parte de membros responsáveis da Igreja. 

Também nós partilhamos o sofrimento do Santo Padre e de toda a Igreja e propomo-nos seguir as orientações para erradicar as causas desta chaga. Empenhar-nos-emos em incrementar uma cultura de prevenção e proteção dos menores e vulneráveis em todas as nossas comunidades.

Neste momento, perante tentativas de pôr em causa a credibilidade do Seu ministério, queremos manifestar-Lhe a nossa fraterna proximidade e o total apoio à Sua pessoa, a plena comunhão com sua missão de Pastor universal e completa adesão ao Seu magistério.

Neste Santuário de Nossa Senhora de Fátima, onde todos os dias se reza pelo Santo Padre, pedimos a intercessão da Mãe da Igreja para que Deus fortaleça Vossa Santidade na incansável missão de animar, orientar e renovar a Igreja com a “alegria do Evangelho” (Evangelii Gaudium).

 

Fátima, 03 de setembro de 2018, memória de São Gregório Magno

 


Imprimir | Voltar atrás | Página Inicial