DOCUMENTAÇÃO

PAPA FRANCISCO

 

SOBRE A CHAMADA À SANTIDADE NO MUNDO ATUAL

Exortação Apostólica

 

 

Com data de 19 de Março de 2018, o Papa Francisco publicou a Exortação Apostólica “Gaudete et exsultate”, sobre a chamada à santidade no mundo actual.

Damos a seguir a apresentação que o próprio Papa faz no início do documento.

 

 

 1. «ALEGRAI-VOS E EXULTAI» (Mt 5, 12), diz Jesus a quantos são perseguidos ou humilhados por causa d’Ele. O Senhor pede tudo e, em troca, oferece a vida verdadeira, a felicidade para a qual fomos criados. Quer-nos santos e espera que não nos resignemos com uma vida medíocre, superficial e indecisa. Com efeito, a chamada à santidade está patente, de várias maneiras, desde as primeiras páginas da Bíblia: a Abraão, o Senhor propô-la nestes termos: «anda na minha presença e sê perfeito» (Gen 17, 1).

 

2. Não se deve esperar aqui um tratado sobre a santidade, com muitas definições e distinções que poderiam enriquecer este tema importante ou com análises que se poderiam fazer acerca dos meios de santificação. O meu objetivo é humilde: fazer ressoar mais uma vez a chamada à santidade, procurando encarná-la no contexto atual, com os seus riscos, desafios e oportunidades, porque o Senhor escolheu cada um de nós «para ser santo e irrepreensível na sua presença, no amor» (cf. Ef 1, 4).

 


Imprimir | Voltar atrás | Página Inicial