S. Pedro e S. Paulo

Missa da Vigília

28 de Junho de 2016

 

Solenidade

 

Esta Missa diz-se na tarde do dia 28 de Junho, antes ou depois das Vésperas I da solenidade.

 

RITOS INICIAIS

 

Cântico de entrada: Pedro Apóstolo, A. Cartageno, Cânticos de Entrada e Comunhão II, pág. 191

 

Antífona de entrada: Pedro, apóstolo, e Paulo, doutor das gentes, ensinaram-nos a vossa lei, Senhor.

 

Diz-se o Glória.

 

Introdução ao espírito da Celebração

 

A celebração da vigília dos grandes apóstolos São Pedro e São Paulo conduzem-nos a Cristo Jesus.

Cada um, Pedro e Paulo, a seu modo: encontrou, conheceu, amou e seguiu a Cristo de forma incondicional. Mas nunca de forma isolada. Sempre na Igreja, com a Igreja e pela Igreja. Que mudança o amor de Cristo despertou e realizou em suas vidas!

Neles se revigora a nossa busca do rosto de Cristo e a vivência na aventura maravilhosa desse amor. Neles sentimos que podemos! Sim podemos ser colaboradores de um Reino maravilhoso. Podemos começar e recomeçar, se o nosso coração não deixar de crer e de amar.

Eles nos convidam a descobrir o mesmo Senhor, Vivo e Ressuscitado, na eucaristia, dom precioso de uma comunidade eclesial viva, e em cada irmão, que espera que cada um de nós dê, nem ouro ou prata, mas Jesus Cristo!

 

 

Oração colecta: Senhor nosso Deus, que, por meio dos apóstolos São Pedro e São Paulo, comunicastes à vossa Igreja os primeiros ensinamentos da fé, concedei-nos, por sua intercessão, o auxílio necessário para chegarmos à salvação eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

 

 

Liturgia da Palavra

 

Primeira Leitura

 

Monição: “Em nome de Jesus, o Nazareno, levanta-te e anda”. A nossa configuração a Cristo realiza prodígios.

 

Actos dos Apóstolos 3, 1-10

Naqueles dias, 1Pedro e João subiam ao templo para a oração das três horas da tarde. 2Trouxeram então um homem, coxo de nascença, que colocavam todos os dias à porta do templo, chamada Porta Formosa, para pedir esmola aos que entravam. 3Ao ver Pedro e João, que iam a entrar no templo, pediu-lhes esmola. 4Pedro, juntamente com João, olhou fixamente para ele e disse-lhe: «Olha para nós». 5O coxo olhava atentamente para Pedro e João, esperando receber deles alguma coisa. 6Pedro disse-lhe: «Não tenho ouro nem prata, mas dou-te o que tenho: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda». 7E, tomando-lhe a mão direita, levantou-o. Nesse instante fortaleceram-se-lhe os pés e os tornozelos, 8levantou-se de um salto, pôs-se de pé e começou a andar depois entrou com eles no templo, caminhando, saltando e louvando a Deus. 9Toda a gente o viu caminhar e louvar a Deus 10e, sabendo que era aquele que costumava estar sentado, a mendigar, à Porta Formosa do templo, ficaram cheios de admiração e assombro pelo que lhe tinha acontecido.

 

Temos aqui o relato da cura do coxo de nascença, o primeiro milagre realizado por Pedro, com que se inicia mais uma unidade literária de Actos (Act 3, 1 – 5, 42) que refere a primeira actividade apostólica em Jerusalém, após o Pentecostes.

1 “Para a oração das 3 horas de tarde” (hora nona), a hora em que começavam no Templo as cerimónias do sacrifício vespertino que se prolongavam até ao cair da tarde; então se oferecia um cordeiro em sacrifício, como também de manhã, segundo Ex 12, 6.

2 “Porta Formosa”, porta assim chamada pelos seus ricos adornos, que dava do átrio dos gentios para o átrio das mulheres, em frente do pórtico de Salomão (v. 11), que rodeava a zona do templo do lado Leste.

6 “Em nome de Jesus…” Os prodígios operados pelos Apóstolos não eram feitos em nome próprio, como Jesus fazia, revelando a sua divindade ao não precisar dum poder alheio para os realizar, como é o caso de Pedro.

 

Salmo Responsorial    Sl 18 A (19 A), 2-3.4-5 (R. 5a)

 

Monição: A glória de Deus, sempre patente nos sinais da sua beleza criadora e da sua ação salvadora, levam-nos a cantar as suas maravilhas.

 

Refrão:        A sua mensagem ressoou por toda a terra.

 

Os céus proclamam a glória de Deus

e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.

O dia transmite ao outro esta mensagem

e a noite a dá a conhecer à outra noite.

 

Não são palavras nem linguagem

cujo sentido se não perceba.

O seu eco ressoou por toda a terra

e a sua notícia até aos confins do mundo.

 

Segunda Leitura

 

Monição: Paulo proclama as surpresas da misericórdia de Deus. A sua vida torna-se compromisso amoroso com Cristo e com a sua Igreja.

 

Gálatas 1, 11-20

11Eu vos declaro, irmãos: O Evangelho anunciado por mim não é de inspiração humana, 12porque não o recebi ou aprendi de nenhum homem, mas por uma revelação de Jesus Cristo. 13Certamente ouvistes falar do meu proceder outrora no judaísmo e como perseguia terrivelmente a Igreja de Deus e procurava destruí-la. 14Fazia mais progressos no judaísmo do que muitos dos meus compatriotas da mesma idade, por ser extremamente zeloso das tradições dos meus pais. 15Mas quando Aquele que me destinou desde o seio materno e me chamou pela sua graça, 16Se dignou revelar em mim o seu Filho para que eu O anunciasse aos gentios, decididamente não consultei a carne e o sangue, 17nem subi a Jerusalém para ir ter com os que foram Apóstolos antes de mim mas retirei-me para a Arábia e depois voltei novamente a Damasco. 18Três anos mais tarde, subi a Jerusalém para ir conhecer Pedro e fiquei junto dele quinze dias. 19Não vi mais nenhum dos Apóstolos, a não ser Tiago, irmão do Senhor. 20– O que vos escrevo, diante de Deus o afirmo: não estou a mentir.

 

S. Paulo escreve aos cristãos da Galácia, mais provavelmente da Galácia do Norte, na Turquia actual. Eram cristãos na maior parte convertidos de tribos pagãs originárias da Gália, que estavam a ser perturbados por pregadores cristãos de tendência judaizante, que os intimidavam dizendo-lhes que, para se salvarem, não bastava o Baptismo e a fé cristã, mas que necessitavam de ser circuncidados. Para imporem a sua teoria, tentavam desacreditar a pessoa de S. Paulo, afirmando que ele não era um verdadeiro Apóstolo, pois não tinha recebido a sua missão directamente de Jesus. Nesta carta o Apóstolo começa por declarar e explicitar como foi o próprio Senhor que lhe revelou o Evangelho – os principais mistérios – que ele pregava. Sendo assim, logo após a conversão, não teve necessidade de vir imediatamente a Jerusalém para ouvir os Apóstolos, retirou-se para a Arábia (o reino nabateu, a sul de Damasco) e só ao fim de três anos é que foi estar com os Apóstolos. Pergunta-se, então, que fez S. Paulo durante esses três anos? Uns pensam que foram anos de pregação, outros que teria sido um tempo de retiro espiritual, em que ele assenta ideias, confrontando a revelação que teve com os dados do Antigo Testamento e da fé dos primeiros cristãos.

19 “Só vi Tiago”. A forma de falar não significa necessariamente que este irmão do Senhor fosse um dos 12 Apóstolos. Para que tenha sentido a frase, basta que se trate duma figura proeminente da igreja jerosolimitana; para isto que bastaria o simples título de “irmão (parente) do Senhor” e a participação da missão apostólica. Por isso, hoje, muitos exegetas entendem que este Tiago é distinto do apóstolo, “filho de Alfeu.”, o “São Tiago Menor. Não se pode tratar de Tiago, irmão de João, pois, segundo o testemunho de Flávio José, foi martirizado pelo ano 44 (cf. Act 12, 2).

 

Aclamação ao Evangelho        Jo 21, 17b

 

Monição: “Senhor, tu sabes tudo, tu sabes que te amo”. Só pode seguir Jesus quem quer amar.

 

Aleluia

 

Cântico: Aclamação ao Evangelho 4, F. da Silva, NRMS 50-51

 

Senhor, que sabeis tudo,

bem sabeis que Vos amo.

 

 

Evangelho

 

São João 21, 15-19

Quando Jesus Se manifestou aos seus discípulos junto ao mar de Tiberíades, 15depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: «Simão, filho de João, tu amas-Me mais do que estes?». Ele respondeu-Lhe: «Sim, Senhor, Tu sabes que Te amo». Disse-lhe Jesus: «Apascenta os meus cordeiros». 16Voltou a perguntar-lhe segunda vez: «Simão, filho de João, tu amas-Me?». Ele respondeu-Lhe: «Sim, Senhor, Tu sabes que Te amo». Disse-lhe Jesus: «Apascenta as minhas ovelhas». 17Perguntou-lhe pela terceira vez: «Simão, filho de João, tu amas-Me?». Pedro entristeceu-se por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez se O amava e respondeu-Lhe: «Senhor, Tu sabes tudo, bem sabes que Te amo». Disse-lhe Jesus: «Apascenta as minhas ovelhas. 18Em verdade, em verdade te digo: Quando eras mais novo, tu mesmo te cingias e andavas por onde querias mas quando fores mais velho, estenderás a mão e outro te cingirá e te levará para onde não queres». 19Jesus disse isto para indicar o género de morte com que Pedro havia de dar glória a Deus. Dito isto, acrescentou: «Segue-Me».

 

15-17 É fácil de ver na tripla confissão de amor de Pedro uma reparação da sua tripla negação (18, 17.25-27); na redacção do texto grego, pode ver-se também um jogo de palavras muito expressivo, pois na 1ª e 2ª pergunta Jesus interroga Pedro com um verbo de amor mais divino, profundo e intelectual (amas-Me? – agapâs me), ao passo que Pedro responde com um verbo de simples afeição e amizade (sou teu amigo – filô se); à 3ª vez, Jesus condescende com Pedro, usando este segundo verbo, e Pedro ficou triste por se lembrar que esta mudança de Jesus se devia à imperfeição do seu amor. Toda a Tradição católica viu neste encargo de pastorear todo o rebanho de Cristo (cordeiros e ovelhas) o cumprimento da promessa do primado (Mt 16, 17-19 e Lc 22, 31-32; cf. 1 Pe 5, 2.4. Recorde-se, a propósito, o que diz o Concílio Vaticano II, LG, 22: “O colégio ou corpo episcopal não tem autoridade a não ser em união com o Pontífice Romano, sucessor de Pedro, entendido como sua cabeça, permanecendo inteiro o poder do seu primado sobre todos, quer pastores, quer fiéis. Pois o Romano Pontífice, em virtude do seu cargo de Vigário de Cristo e Pastor de toda a Igreja, nela tem pleno, supremo e universal poder, que pode sempre exercer livremente”.

18-19 “Estenderás as mãos... Segue-Me”. Pedro havia de seguir a Cristo até ao ponto de vir a morrer crucificado em Roma, na perseguição de Nero (64-68), segundo a tradição documentada já por S. Clemente, no século I. Também se diz que, por humildade, pediu para ser crucificado de cabeça para baixo.

21-22. Jesus não satisfaz curiosidades inúteis, mas apela à fidelidade: “segue-me”. Tendo em conta que Pedro já morrera havia uns 40 anos, não deixa de impressionar a ligação tão íntima entre o discípulo amado e Pedro, aparecendo este sempre numa posição de superioridade (cf. Jo 13, 24; 18, 15-16; 20, 1-8; 21, 1-12.15.20-23); há quem veja nisto um apelo a um critério a seguir nas relações entre as comunidades joaninas da Ásia Menor e a Igreja de Roma.

 

Sugestões para a homilia

 

Deus é maravilhoso.

Vocação ao Amor.

Vidas que nos tocam.

 

Homilia

 

Deus é Maravilhoso.

 

Em Pedro e em Paulo se revela o Deus Maravilhoso. Deus verdadeiramente amigo e surpreendente que faz dos homens seus verdadeiros amigos, e os interpela a uma comunhão de vida que transformará positivamente a sua caminhada e a caminhada dos seus irmãos. A obra de Deus em cada um deles revela o toque da singularidade, da beleza, da humanidade, de misericórdia.

Paulo e Pedro, cada um deles, a seu modo, deixam transparecer com clareza a centralidade da pessoa e missão de Jesus Cristo. Ajudam a caminhada de cada um como inspiração de encontro, de conhecimento, de amor e de seguimento.

Animam porque sendo frágeis nos revelam a grandeza do perdão, da misericórdia de um Deus que nunca desiste de nós enquanto tivermos coração para amar.

 

Vocação ao Amor

 

Ambos os Apóstolos revelam a centralidade da entrega a Jesus Cristo. Lembrando uma das frases do papa Francisco: “ Quem não sabe amar, não pode governar”.

Esta vocação ao amor, condição indispensável para conhecer o mistério de Cristo e o seu consequente seguimento, supõe sempre a vontade de O conhecer. Conhecer na intimidade do encontro, no tempo propício e necessário para estar com Ele. No diálogo de uma vida feita oração, que procede de Cristo e a Ele volta. No conhecer, como saber de testemunho, plasmado pelos seus na experiência da Igreja. No conhecer pelos sinais do mundo, dos povos, da história, como apelos a Jesus Cristo. Como conhecer partilhado para a construção da vida, da sociedade, da história, da Igreja.

Também na experiência fundamental do amor…”como eu vos amei”! Experiência fundamental para saborear o mistério de Deus revelado em Jesus Cristo. Primordial dinamismo da construção da Igreja. Linguagem que se faz compreender, se faz dinamismo de cura, de desenvolvimento e de unidade.

E logicamente o seguimento. Seguimento livre e convicto a ponto de arrastar toda a vida em dinamismo de constante serviço e doação.

 

Vidas que Tocam

 

Somos todos seriamente interpelados. Diante das vidas de Pedro e de Paulo não temos escusas. Também eles nos testemunham a sua pobreza, humildade e pequenez. Também eles foram débeis e frágeis. Também eles erraram e pecaram. Mas dão um testemunho belo e heroico de verdade, de humildade, de conversão, de amor e do compromisso total pela doação das suas vidas.

São eles que hoje nos interpelam e tocam o nosso coração para que nos levantemos em nome de Jesus. É nos confirmam na certeza de que em nome de Jesus tudo é possível. Deus cria e recria. Deus tudo renova. Deus é maravilhoso e as surpresas da sua misericórdia são misteriosamente belas. Vale a pena amar a Igreja com dedicação total, vivendo a comunhão na verdade e na caridade. A Igreja precisa do compromisso de cada um. Compromisso amoroso, multifacetado, na unidade, em apostolado e entrega.

 

 

Oração Universal

 

Irmãos e irmãs:

Na Vigília da solenidades dos santos Apóstolos Pedro e Paulo,

apresentemos a Deus Pai as nossas súplicas

pelas necessidades de todo o  mundo

dizendo ( ou: cantando), cheios de esperança:

 

R. Ouvi-nos, Senhor.

Ou. Aumentai, Senhor, a nossa fé.

 

1-Por todos nós, Igreja de Cristo, para que na unidade com Pedro,

sejamos simples e humildes,

nos mantenhamos sempre fiéis à fé apostólica,

vivamos sempre firmemente enraizados no amor,

oremos, irmãos.

 

2- Pelo papa Francisco,

para que viva o seu ministério na inspiração do evangelho,

manifeste sempre a abertura ao Espírito de Deus,

e confie na segurança do Seu Mestre,

oremos, irmãos.

 

3- Pelos colaboradores do Santo Padre,

para que sejam sinceros, servidores fiéis,

e busquem o bem das pessoas com o Espírito de Jesus,

oremos, irmãos.

 

4- Por todos os que anunciam o evangelho,

para que o façam resplandecer diante dos homens,

como o fez o apóstolo Paulo no seu tempo,

oremos, irmãos.

 

5- Pelos líderes de hoje,

para que compreendam que só podem ter autoridade

se verdadeiramente amarem as pessoas,

oremos, irmãos.

 

6- Por todos nós para que sejamos capazes

de conhecer, amar e seguir Jesus Cristo,

como os apóstolos Pedro e Paulo,

oremos, irmãos.

 

 

Deus eterno e omnipotente.

Que, pelo Batismo da água e do Espírito,

nos fizestes renascer para a vida eterna,

confirmai-nos na fé dos Apóstolos Pedro e Paulo

e fazei-nos tomar parte do banquete do Reino.

Por Cristo, nosso Senhor.

 

 

Liturgia Eucarística

 

Cântico do ofertório: Os Apóstolos plantaram, F. Silva, NRMS 66

 

Oração sobre as oblatas: Ao celebrarmos com alegria, Senhor, a festa dos apóstolos São Pedro e São Paulo, apresentamos as nossas ofertas ao vosso altar e, reconhecendo a pobreza dos nossos méritos, esperamos da vossa bondade a alegria da salvação. Por Nosso Senhor.

 

Prefácio próprio, como na Missa seguinte

 

Santo: J. Santos, NRMS 50-51

 

Monição da Comunhão

 

Senhor que vens ao nosso encontro nas surpresas do teu amor misericordioso. Ajuda-nos a reconhecer-te como Deus Vivo e Ressuscitado. Que esta eucaristia nos interpele vivamente, tornando-nos cristãos centrado em ti, que caminham em ti, que se comprometem em ti.

Ajuda-nos a amar a tua Igreja e a torná-la bela, santa e imaculada.

 

Cântico da Comunhão: Fez-vos Cristo luz do mundo, F. Silva, NRMS 36

Jo 21, 15.17

Antífona da comunhão: Jesus disse a Pedro: Simão, filho de João, amas-Me tu mais do que estes? Pedro respondeu: Senhor, Vós sabeis tudo; bem sabeis que eu Vos amo.

 

Oração depois da comunhão: Senhor, que iluminastes os vossos fiéis com os ensinamentos dos Apóstolos, fortalecei-nos sempre com estes sacramentos celestes. Por Nosso Senhor.

 

 

Ritos Finais

 

Monição final

 

Cristo quer que sejamos pessoas ativas na obra do seu amor, da sua entrega e da sua misericórdia.

Ele, hoje, olha para nós, chama pelo nosso nome e nos quer enviar em seu nome.

Olhemos para os santos Apóstolos Pedro e Paulo, não com a mera admiração, mas com a vontade evangélica de fazer da vida uma entrega semelhante.

 

Cântico final: O Senhor enviou os seus Apóstolos, F. Silva, NRMS 66

 

 

 

 

 

 

 

 

Celebração e Homilia:         Armando R. Dias

Nota Exegética:                    Geraldo Morujão

Sugestão Musical:                Duarte Nuno Rocha

 


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