aCONTECIMENTOS eclesiais

DO MUNDO

 

 

ITÁLIA

 

ABERTURA DO PROCESSO DE BEATIFICAÇÃO

DE CHIARA LUBICH

 

O Papa sublinhou o “exemplo luminoso de vida” de Chiara Lubich, num dia em que a Igreja Católica iniciou oficialmente o processo de beatificação e canonização da fundadora do Movimento dos Focolares: 27 de Janeiro.

 

Numa mensagem lida pelo cardeal Tarcísio Bertone, antigo secretário de Estado da Santa Sé, o Papa Francisco fazia votos de que a “herança espiritual” de Chiara Lubich “suscite em todos os que a acompanharam uma atitude renovada de fidelidade a Cristo e de serviço generoso em prol da unidade da Igreja”.

O Papa argentino exortava ainda os responsáveis pelo processo para que “dêem a conhecer ao Povo de Deus a vida e obra de quem, acolhendo o convite de Deus, acendeu uma luz nova pela Igreja”.

A cerimónia de abertura do processo de beatificação e canonização da fundadora do Movimento dos Focolares teve lugar na catedral de Frascati, na capital italiana, e foi presidida pelo bispo local, Mons. Raffael Martinelli.

Diante de centenas de membros do Movimento, de vários cardeais, bispos, representantes de organismos eclesiais e também de familiares de Chiara Lubich (1920 - 2008), a actual presidente dos Focolares, Maria Voce, começou por expressar a sua “alegria, emoção e surpresa pela mensagem do Papa”.

Aquela responsável garantiu “o empenho do Movimento em continuar a difundir esta luz nova que o Papa indicou como dom da Chiara à Igreja e a toda a humanidade”.

Maria Voce disse ainda esperar que este processo de beatificação, independentemente do seu desfecho, contribua para que “através do exemplo de Chiara Lubich, a humanidade possa conhecer novos cenários de paz e de fraternidade universal”.

Uma mulher que, salientou a responsável dos Focolares, se distinguiu sobretudo pela sua “determinação” em seguir a “única meta” verdadeiramente importante, que incentivou “tantas outras pessoas a colocarem Deus em primeiro lugar” e a “abraçarem todos os homens”.

A diocese de Frascati é o território onde está localizado o Centro Internacional do Movimento dos Focolares, próximo de onde Chiara Lubich viveu grande parte de sua vida e onde morreu.

O jazigo da agora “Serva de Deus” encontra-se na capela do próprio Centro, em Rocca di Papa.

 

 

ESTADOS UNIDOS

 

PAPA VAI DISCURSAR

NO CONGRESSO

 

No passado dia 5 de Fevereiro, o presidente da Câmara dos Representantes, o republicano John Boehner, anunciou que o Papa Francisco vai discursar diante das duas câmaras do Congresso norte-americano, a 24 de Setembro próximo.

 

“Nesse dia, Sua Santidade será o primeiro Papa na nossa história a dirigir-se a uma sessão conjunta do Congresso”, afirmou Boehner, em declarações aos jornalistas no Capitólio, sede do Congresso.

O responsável mostrou-se “grato” pelo facto de o Papa ter aceitado o convite, mostrando-se “ansioso” para “receber a sua mensagem em nome do povo americano”.

Em comunicado, John Boehner falou numa “visita histórica” e destacou a mensagem de “compaixão e dignidade humana” do Papa Francisco, que chegou a pessoas de todos os credos e condições.

“Os seus ensinamentos, orações e o seu exemplo recordam-nos a bênção das coisas simples e as nossas obrigações para com os outros”, acrescenta a nota oficial.

Boehner, juntamente com a líder democrata da Câmara dos Representantes Nancy Pelosi, endereçaram o convite em Março de 2014.

O Congresso dos Estados Unidos é o órgão do poder legislativo do governo federal dos Estados Unidos da América, e é constituído pela Câmara dos Representantes e o Senado.

O Papa Francisco confirmou em Janeiro deste ano, na viagem entre Manila e Roma, que iria visitar os Estados Unidos para participar no 7.º Encontro Mundial da Família, que vai decorrer de 22 a 27 de Setembro de 2015 na cidade de Filadélfia.

“Filadélfia, para o Encontro das Famílias, Nova Iorque – tenho já a data, mas não me lembro dela – para a visita às Nações Unidas e Washington”, disse aos jornalistas.

Francisco será o quarto Papa a visitar os Estados Unidos da América, depois de Paulo VI, João Paulo II e Bento XVI.

 

 

MOÇAMBIQUE

 

DIÁLOGO

GOVERNO-OPOSIÇÃO

 

O novo cardeal moçambicano D. Júlio Duarte Langa, disse em Roma esperar que governo e oposição mantenham um clima de diálogo e paz no seu país.

 

“As eleições [gerais, de Outubro de 2014] não foram muito transparentes, ao contrário do que seria desejável, e a oposição estava numa atitude de contestar, talvez até com certa violência”, recordou no passado dia 15 de Fevereiro, em conferência de imprensa que decorreu no Colégio Pontifício Português, em Roma, juntamente com o cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

O bispo emérito de Xai-Xai mostrou-se satisfeito com os encontros da última semana entre o novo presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, e o líder do maior partido da oposição, Afonso Dhlakama, esperando que ajudem a consolidar a paz.

O cardeal moçambicano, de 87 anos, foi bispo no sul do país africano, entre Maio de 1976 (então ainda com a denominação de Diocese de João Belo) e Junho de 2004.

“Estava longe de tudo isto, muito longe”, confessou a respeito da sua nomeação cardinalícia, recordando que já quando foi eleito bispo aceitou porque “era necessário servir a Igreja”, após a mudança política no seu país.

D. Júlio Duarte Langa espera poder “colaborar com Francisco na tomada de decisões” que ajudem a Igreja “a crescer e a viver”.

O antigo bispo de Xai-xai foi criado cardeal durante o consistório a que o Papa presidiu no dia anterior, na Basílica de São Pedro, juntamente com outros dois prelados lusófonos: D. Manuel Clemente e D. Arlindo Furtado, bispo de Santiago de Cabo Verde.

 

 

EUROPA

 

CRÍTICA À

“BARRIGA DE ALUGUER”

 

No passado dia 23 de Fevereiro, a Comissão dos Episcopados da Comunidade Europeia (COMECE) criticou no Parlamento Europeu o recurso à “maternidade de substituição”, vulgarmente conhecida como “barriga de aluguer”.

 

A posição dos bispos católicos europeus foi sublinhada durante a apresentação de um documento de um grupo de trabalho da COMECE dedicado à Ética na Investigação e Medicina, intitulado “Sobre a Maternidade de Substituição: a legislação europeia e internacional”.     

Nesse trabalho, os responsáveis católicos do Velho Continente consideram a maternidade de substituição “um ataque frontal aos valores fundamentais da União Europeia”.

Para os prelados, esta prática “representa um violento assalto à dignidade humana de todas as pessoas envolvidas no processo”.       

“Em particular, ela instrumentaliza a mãe de substituição (frequentemente envolvida em situações de pobreza involuntária ou de tráfico impiedoso) e trata o bebé como um objecto”, alerta a COMECE.

“Assim, esta prática não deve ser tolerada em qualquer circunstância”, frisa o organismo da Igreja Católica.

 

 

El SALVADOR                                                                                                              

 

PRÓXIMA BEATIFICAÇÃO

DE D. OSCAR ROMERO

 

D. Oscar Romero, antigo arcebispo de San Salvador, vai ser beatificado a 23 de Maio no seu país natal, onde foi morto a tiro em 1980, por ordem da junta militar que dominava o país.

 

O anúncio foi feito no passado dia 11 de Março pelo Postulador da causa de canonização, o arcebispo italiano Mons. Vicenzo Paglia, Presidente do Conselho Pontifício para a Família, o qual adiantou que a cerimónia vai ser presidida pelo cardeal Angelo Amato, Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos.

O Papa tinha autorizado a 3 de Fevereiro passado a publicação do decreto que reconhecia o martírio de D. Oscar Romero.          

“Romero é verdadeiramente um mártir da Igreja do Vaticano II, uma Igreja que é mãe de todos, particularmente dos mais pobres”, tinha dito na altura Mons. Vicenzo Paglia.

Nos três anos em que serviu a Igreja da capital de El Salvador, o arcebispo Romero denunciou a repressão do regime militar e da violência praticada pelos esquadrões da morte.

A causa de beatificação de D. Oscar Romero, cujos restos mortais jazem na catedral da capital salvadorenha, iniciou a sua fase diocesana em 1994, que foi concluída em 1996.

 


Imprimir | Voltar atrás | Página Inicial