aCONTECIMENTOS eclesiais

DO MUNDO

 

 

HONG-KONG

 

NOVOS BISPOS AUXILIARES

 

O Santo Padre nomeou no passado dia 11 de Julho três bispos auxiliares para a Diocese de Hong Kong (China): o Rev. Michael Yeung, Vigário Geral da Diocese de Hong Kong e membro do Pontifício Conselho Cor Unum; o Rev. Stephen Lee, Vigário do Opus Dei para a Ásia Oriental; e o Rev. Giuseppe Ha, O.F.M., ex-Superior Regional OFM de Hong Kong.

 

O Rev. Michael Yeung nasceu em Xangai em 1946. Terminado o ensino primário e secundário, começou a trabalhar numa empresa de importação e exportação. Em 1972, aos 26 anos, entrou para o seminário maior para estudar filosofia e teologia e foi ordenado sacerdote em 1978. Obteve o Master em Comunicação social e em Filosofia da educação nos Estados Unidos. Dedicou-se a estes campos em Hong-Kong, onde também foi pároco. Desde 2003 era Vigário Geral da diocese de Hong-Kong.

O Rev. Stephen Lee nasceu em 1956 em Hong Kong. Frequentou a Universidade, na Inglaterra, obtendo a licenciatura em arquitectura em 1981. Durante os estudos universitários conheceu a espiritualidade do Opus Dei e tornou-se membro. Trabalhou num estúdio de arquitectos em Londres e depois em Hong-Kong. Pouco depois decidiu preparar-se para o sacerdócio, fazendo os estudos em Hong-Kong e em Roma, e em 1988 foi ordenado sacerdote incardinado na Prelatura do Opus Dei. Em 1990 obteve o doutoramento em Direito Canónico na Universidade de Navarra (Espanha), sobre o tema “Relações Igreja-Estado na República Popular da China”. Depois de breve experiência pastoral nas Filipinas, regressou a Hong-Kong onde desenvolveu um amplo trabalho pastoral. Em 2011 foi nomeado Vigário do Opus Dei para a Ásia Oriental.

O Rev. Giuseppe Ha, OFM, nasceu em Hong Kong em 1959. Após os estudos secundários numa escola católica, entrou no noviciado dos Frades Franciscanos, onde em 1988 fez os votos solenes. Ordenado sacerdote em 1990, foi enviado a Roma, obtendo em 1993 a licenciatura em Teologia espiritual no Antonianum. De 1993 a 1997 prosseguiu estudos de pedagogia da religião em Chicago (Estados Unidos). Regressado a Hong-Kong, foi pároco e professor de Teologia espiritual no Seminário. De 2010 a 2013 foi Superior Regional OFM de Hong-Kong.

 

 

ANGOLA

 

ENCONTRO DE

BISPOS LUSÓFONOS

 

De 21 a 27 de Julho passado realizou-se em Luanda, Angola, o XI Encontro de Bispos dos Países Lusófonos, que teve como objectivo fortalecer a comunhão eclesial e a recíproca complementaridade, promover a cooperação em prol das comunidades e a fidelidade à identidade católica lusófona e criar espaço para aprofundar o conhecimento mútuo entre as Igrejas católicas dos países lusófonos.

 

Participaram: de Angola, D. Gabriel Mbilingi, Arcebispo de Lubango e Presidente da Conferência Episcopal de Angola e S. Tomé (CEAST), e D. Emílio Sumbelelo, Bispo do Uíge e Secretário da CEAST; do Brasil, o Cardeal Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo de Aparecida e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e D. Leonardo Ulrich Steiner, Bispo Auxiliar de Brasília e Secretário da CNBB; de Cabo Verde, D. Arlindo Gomes Furtado, Bispo de Santiago; da Guiné Bissau, D. Pedro Carlos Zilli, Bispo de Bafatá, e D. José Lampra Cá, Bispo Auxiliar de Bissau; de Moçambique, D. Francisco Chimoio, Arcebispo de Maputo e Vice-Presidente da Conferência Episcopal de Moçambique (CEM); de Portugal, D. Manuel Clemente, Patriarca de Lisboa e Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), e Pe. Manuel Barbosa, Secretário da CEP; de S. Tomé e Príncipe, D. Manuel António dos Santos, Bispo de S. Tomé e Príncipe; de Timor Leste, D. Norberto do Amaral, Bispo de Maliana e Secretário da Conferência Episcopal de Timor Leste (CETL).

Os trabalhos tiveram início com as palavras de abertura do Presidente da CEAST, o Arcebispo D. Gabriel Mbilingi. Salientou três grandes sinais dos tempos que aconteceram depois do último encontro de 2012 em Timor: a renúncia de Bento XVI, a eleição do Papa Francisco e a canonização de João XXIII e João Paulo II.

«O papel transformador do Evangelho na sociedade de hoje, à luz da Evangelii gaudium» foi o tema de um seminário que decorreu na Universidade Católica de Angola. Foi um tempo muito precioso de reflexão e debate à volta de três tópicos principais sobre o papel da Igreja junto do mundo dos pobres, do mundo da economia e do mundo da política.

Na avaliação dos 11 encontros desde 1996, pareceu a todos que são úteis e se devem continuar a realizar, como ocasião muito oportuna para conhecimento, aproximação e cooperação entre as Igrejas lusófonas. Nesse sentido, aprovaram um Regulamento interno em vista de uma melhor organização destes encontros e da sua concretização junto das várias Igrejas lusófonas.

O XII Encontro de Bispos dos Países Lusófonos vai decorrer em Aparecida, Brasil, de 23 a 28 de Julho de 2016.

 

 

NICARÁGUA

 

SACERDOTE SUSPENSO

VOLTA A CELEBRAR

 

O Papa Francisco deu o seu acordo para que seja revogada a "suspensão a divinis" de Padre Miguel d'Escoto, de 81 anos, da Congregação de Maryknoll.

 

O religioso havia incorrido na pena canónica nos anos 80 pelo seu envolvimento no governo sandinista da Nicarágua: pena por ele aceite desde o início, embora permanecendo membro da sua Sociedade missionária, sem desempenhar nenhuma actividade pastoral.

Há alguns anos o sacerdote abandonara o envolvimento político. O Padre d'Escoto escreveu uma carta ao Papa Francisco, manifestando-lhe o desejo de "voltar a celebrar a Santa Eucaristia", "antes de morrer".

O Papa Francisco, respondendo afirmativamente ao pedido do religioso, confiou ao Superior geral do Instituto o acompanhamento deste religioso no processo de reintegração ao ministério sacerdotal.

 

 

IRAQUE

 

VEEMENTE APELO DO PAPA

PELOS CRISTÃOS PERSEGUIDOS

 

Os cristãos estão em fuga do Iraque. Os jihadistas do auto-proclamado “califado islâmico” expulsam das cidades conquistadas quem não se converte ao Islão. Desesperada a situação dos refugiados.

 

“O Santo Padre acompanha com viva preocupação as dramáticas notícias que chegam do norte do Iraque sobre uma população indefesa. Particularmente atingidas as comunidades cristãs: é um povo em fuga dos próprios povoados devido à violência que nestes dias está assolando e conturbando a região” – palavras do Padre Federico Lombardi, Director da Sala de Imprensa da Santa Sé, ao referir-se no passado dia 7 de Agosto à reacção do Papa Francisco às últimas notícias que chegam da Planície de Nínive.

O Padre Lombardi recordou que no Angelus de 20 de Julho o Santo Padre, com profunda dor, já se tinha referido à situação vivida pelos cristãos perseguidos, especialmente no Iraque. E acrescentou:

“À luz dos angustiantes acontecimentos, o Santo Padre renova a sua proximidade a todos os que estão atravessando esta dolorosa provação e une-se aos veementes apelos dos bispos locais, pedindo, juntamente com eles, pelas suas comunidades atribuladas, que surja incessante de toda a Igreja uma prece para invocar do Espírito Santo o dom da paz.”

“Sua Santidade dirige também o seu forte apelo à Comunidade Internacional, para que tome medidas que ponham um fim ao drama humanitário em curso, e aja para proteger quem sofre violências e para assegurar as ajudas necessárias, sobretudo, àqueles mais urgentes, e a tantos desalojados, cuja sorte depende da solidariedade dos outros.”

 

 

COREIA DO SUL

 

EXPOSIÇÃO

“A BELEZA DO CRISTIANISMO”

 

Por ocasião da visita do Papa Francisco à Coreia do Sul, de 13 a 18 de Agosto passado, foi inaugurada em Seul a exposição "A beleza do cristianismo. Obras-primas do Duomo de Florença e dos Museus Vaticanos".

 

A exposição – aberta até 15 de Novembro – é organizada pelo National Palace Museum of Korea e pela Obra de Santa Maria del Fiore, de Florença.

A mostra apresenta mais de cinquenta obras – das quais três são provenientes dos Museus Vaticanos – que ilustram a estrutura da fé cristã através de esculturas, pinturas e objectos litúrgicos. O objectivo da exposição é chamar a atenção para a importância que o cristianismo atribui à beleza e, por consequência, às artes visuais.

As obras são apresentadas, tendo ao fundo projecções que mostram o Duomo, o Baptistério e o Campanário de Giotto, acompanhadas por música sacra, composta ao longo dos séculos para a Catedral de Florença.

O percurso expositivo da mostra está articulado em sete diferentes secções temáticas: A Porta da Fé; Porta, Caminho, Verdade, Vida; Cristo e a criatividade; Sacerdócio e Sacramentos; o esplendor da Liturgia; a harmonia do Céu; Profetas e Santos.

Uma réplica da Porta do Paraíso, de Lorenzo Ghiberti, em tamanho natural (5 metros), abre a mostra e faz-se a introdução ao cristianismo, através da representação de dez episódios extraídos do Antigo Testamento.

O quinto espaço temático acolhe as três obras-primas dos Museus Vaticanos: São Mateus e o Anjo, de Guido Reni; São João Baptista, de Guercino, e A morte de São Francisco Xavier, de Baciccia.

 

 

ITÁLIA

 

BICENTENÁRIO DO NASCIMENTO

DE SÃO JOÃO BOSCO

 

No passado dia 16 de Agosto teve início a celebração do bicentenário do nascimento de São João Bosco, que ocorrerá em 2015.

 

Na Mensagem de abertura o Reitor-Mor da Congregação Salesiana, Ángel Fernández, recordava que no primeiro artigo das Constituições se diz que “a Sociedade de São Francisco de Sales não nasceu de simples projecto humano, mas por iniciativa de Deus... O Espírito Santo, com a maternal intervenção de Maria, suscitou São João Bosco. Formou nele um coração de pai e mestre, capaz de doação total (...), e a Igreja reconheceu nisso a acção de Deus, sobretudo ao aprovar as Constituições e proclamar santo o Fundador”.

E continuava: “O carisma salesiano é um presente que Deus, através de Dom Bosco, fez à Igreja e ao Mundo. Ele formou-se ao longo do tempo, desde os joelhos de Mamãe Margarida até à amizade com bons mestres de vida e, sobretudo, na vida cotidiana com os jovens”.

 

 

ANGOLA

 

MISSIONÁRIOS DA CONSOLATA

ABREM MISSÃO EM ANGOLA

 

O Instituto Missionário da Consolata abriu uma missão em Angola, assumindo no passado dia 17 de Agosto a quase-paróquia de Santo Agostinho.

 

A Congregação missionária, fundada por José Allamano em 1901, na Itália, e hoje espalhada por 24 países em quatro continentes, já estudava uma nova missão no continente africano desde 2005, data da realização do XI Capítulo Geral.

Os padres Fredy Gomez, colombiano, Sylvester Ogutu, queniano, e Dani Romero, venezuelano, foram os três primeiros missionários que partiram para Angola. Actualmente, encontram-se na cidade de Viana, município de Luanda. A diocese de Viana, desmembrada da arquidiocese de Luanda, é relativamente pequena geograficamente, mas com muitíssima população vinda das províncias do interior.

O Bispo diocesano D. Joaquim Ferreira Lopes, da Ordem Franciscana, acolheu com muita alegria os novos missionários, confiando-lhes o que no futuro próximo será a Paróquia de Santo Agostinho.

Presentemente, os numerosos fiéis reúnem-se em cada fim-de-semana debaixo das árvores, no terreno que tem a comunidade, por falta de estruturas mínimas.

 

 

ESTADOS UNIDOS

 

PAPA TELEFONA

À FAMÍLIA FOLEY

 

Após o jantar do passado dia 21 de Agosto, o Papa Francisco telefonou à família do jornalista norte-americano, James Foley, barbaramente assassinado no Iraque pelos milicianos do Estado Islâmico.

 

A este respeito, o Padre Ciro Benedettini, vice-diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, fez a seguinte declaração:

“O telefonema deu-se ontem, após às 20 hs. Naturalmente, o telefonema foi feito em língua inglesa, misturado com espanhol. Desta forma, o Santo Padre quis demonstrar a sua solidariedade com esta família, tão provada pelo sofrimento. No início, o Papa conversou com a mãe do jornalista, que é católica, a qual demonstrou uma grande fé, o que lhe impressionou muito. Depois, o Papa conversou com outro membro da família, que sabia falar espanhol, podendo assim expressar-se melhor. Enfim, o desejo de todos, do Santo Padre e da família Foley, é que estes trágicos acontecimentos jamais se repitam”.

James Foley, 40 anos, católico, foi aluno da Universidade Marquette, dos jesuítas, no estado de Wisconsin. Ele sempre havia mantido contacto com os jesuítas, aos quais sempre enviava informações sobre os seus deslocamentos nas áreas de guerra, nas missões humanitárias, das quais participava; sobretudo, pedia sempre aos sacerdotes jesuítas para que o acompanhassem com as suas orações. Numa das suas cartas, James ter-lhes-ia confiado que fora precisamente o terço a salvá-lo nas suas detenções, primeiro na Líbia e depois na Síria, onde fora sequestrado em 2012.

 

 

MÉDIO ORIENTE

 

REI ÁRABE OFERECEU

TERRENO PARA CATEDRAL

 

O Rei do Bahrein, Sua Majestade Hamad Bin Isa Al-Khalifa, ofereceu à Igreja um terreno para a construção de uma Catedral, que será dedicada a Nossa Senhora da Arábia.

 

O Bahrein ou Barém é um emirato árabe que ocupa um arquipélago no Golfo Pérsico, independente desde 1971.

O Vigário Apostólico da Arábia setentrional, o bispo Camillo Ballin, exprimiu satisfação pela doação do Rei do Bahrein na Rádio Vaticano, no passado dia 23 de Agosto:

“O terreno para a construção da igreja, doado pelo Rei do Bahrein, tem quase nove mil metros quadrados. Ele sempre me pergunta, com satisfação, a respeito das obras de construção da Catedral. Quando lhe disse que a igreja será dedicada a Nossa Senhora da Arábia, ele ficou feliz, porque Nossa Senhora da Arábia é uma igreja gémea, por assim dizer, da de Nossa Senhora de Lourdes ou de Fátima. No entanto, as obras ainda não iniciaram. Nós apenas escolhemos o projecto, que será de um arquitecto italiano, que representa uma tenda do povo hebreu no deserto, durante o seu êxodo. Será uma igreja octogonal, porque o número oito representa a eternidade. O templo terá capacidade para cerca de 2.300 pessoas. Na torre do sino não haverá cruz ou qualquer outro sinal religioso, para evitar eventuais reacções dos fundamentalistas islâmicos em relação às minorias religiosas, como as cristãs”.

 

 

MOÇAMBIQUE

 

Cessar-fogo

PARA ELEIÇÕES

 

A Igreja católica em Moçambique manifesta-se confiante pelo fim das hostilidades entre a Frelimo e a Renamo, que assinaram no passado domingo 24 de Agosto um cessar-fogo, mas aguarda sinais de boa vontade das duas partes.

 

“Depois de várias e longas rondas de negociações, já tudo indicava que se tinham superado as grandes questões que dividiam os partidos”, disse à Rádio Renascença o porta-voz da Conferência Episcopal de Moçambique, o bispo D. João Carlos Nunes.

“Esperamos que as duas partes cumpram, efectivamente, o que se acordou, para que não tenhamos novos incidentes”, reforçou o prelado.

O cessar das hostilidades em todo o território moçambicano tem efeitos imediatos e põe fim aos conflitos que provocaram um número indeterminado de mortos e feridos ao longo de um ano e meio.

“O problema é que, para que a vida decorra normalmente, há a questão da segurança da população, sobretudo, nas estradas. Com esta assinatura, pensamos nós, pelo menos no que toca à movimentação, as pessoas vão poder levar agora uma vida mais tranquila”, comenta D. João Carlos.

O porta-voz da Conferência Episcopal moçambicana diz que a Igreja está a acompanhar a situação, “sobretudo, através da denúncia e do contacto com as duas partes”, e admite que haja uma chamada de atenção ou até uma intervenção directa da Igreja “se, eventualmente, não for cumprido o que foi acordado”.

Para D. João Carlos Nunes, Moçambique “está a viver um momento particular” com o aproximar das eleições, marcadas para 15 de Outubro, altura em que a Igreja quer “ajudar as pessoas superar desconfianças e apoiá-las, para que não criem situações que possam gerar mais conflito e desentendimento”.

O Acordo de entendimento foi assinado pelo Governo de Moçambique e a Renamo, o principal partido de oposição.

No entanto, o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, que continua em lugar incerto, nunca quis reunir-se ao mais alto nível, em Maputo. O Acordo só foi conseguido com uma procuração por escrito.

 

 

ESPANHA

 

NOVOS ARCEBISPOS

EM MADRID E VALÊNCIA

 

O Papa nomeou no passado dia 28 de Agosto como novo arcebispo de Madrid Mons. Carlos Osoro Sierra, de 69 anos, até agora arcebispo de Valência, que sucede ao cardeal Rouco Varela.

 

Mons. Antonio María Rouco Varela, de 78 anos, tinha apresentado a resignação ao cargo que ocupava desde 1994, por ter ultrapassado o limite de idade definido pelo Direito Canónico (75 anos).

O cardeal presidiu à Conferência Episcopal Espanhola durante 12 anos (1999-2005 e 2008-2014).

A Santa Sé anunciou no mesmo dia que o Papa Francisco escolheu como arcebispo de Valência o cardeal Antonio Cañizares, de 68 anos, que desde 2008 era Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.

Antigo arcebispo de Toledo e primaz de Espanha fora criado cardeal por Bento XVI em 2006 e regressa agora ao seu país natal.

 

VIETNAM

 

REFORÇADAS AS RELAÇÕES

COM A SANTA SÉ

 

Realizou-se, nos dias 10 e 11 de Setembro, em Hanói, o V Encontro do Grupo de Trabalho conjunto entre a Santa Sé e o Vietnam, em continuação do encontro anterior ocorrido no Vaticano em Junho de 2013.

 

Os representantes de ambas as Delegações expressaram grande satisfação pela realização deste Encontro, que se deu em clima de grande sinceridade e mútuo respeito.

A Delegação da Santa Sé apreciou, em todos os níveis, os esforços das autoridades competentes vietnamitas em apoiar a acção e missão da Igreja Católica naquele país, facilitando as visitas do Representante pontifício no Vietnam, o arcebispo Leopoldi Girelli.

A Delegação da Santa Sé colocou em evidência o desenvolvimento de passos significativos nas relações entre os dois países, e na Ásia em geral, sobretudo depois da recente visita do Papa à Coreia do Sul e das próximas ao continente asiático.

Neste V Encontro, a Santa Sé reafirmou o seu compromisso para o estabelecimento das relações diplomáticas com o Vietnam, e, junto com a Igreja no país, a sua contribuição mais activa para o desenvolvimento, sobretudo no campo da saúde, da educação, da caridade e das acções humanitárias.

Por sua vez, a Delegação do Vietnam reconfirmou a política coerente do Estado e do Partido vietnamita em respeitar a liberdade religiosa de todos e a apoiar a Igreja Católica na sua obra activa em prol do desenvolvimento socioeconómico vietnamita.

Enfim, ambas as partes concordaram em prosseguir o diálogo e os contactos bilaterais, criando condições favoráveis para a missão eclesial no Vietnam.

 

 

ITÁLIA

 

MARIA VOCE REELEITA

PRESIDENTE DOS FOCOLARES

 

A assembleia geral dos Focolares elegeu no passado dia 12 de Setembro a italiana Maria Voce para um segundo mandato, de seis anos, na liderança deste Movimento católico internacional.

 

A decisão foi tomada na assembleia geral que decorreu entre os dias 1 e 28 de Setembro em Roma, com a presença de cerca de 500 delegados, entre os quais quatro portugueses.

Com larga experiência no campo ecuménico e inter-religioso, a presidente do Movimento foi uma das mais estreitas colaboradoras de Chiara Lubich, fundadora dos Focolares, falecida em Março de 2008.

Maria Voce nasceu em Ajello Calabro, na Itália, em 1937.

 

 

SRI LANKA

 

CANONIZAÇÃO

DO PADRE JOSÉ VAZ

 

O Papa Francisco aprovou no passado dia 17 de Setembro a canonização do Beato Padre José Vaz, sem exigir um novo milagre, depois do voto favorável da Sessão ordinária da Congregação para as Causas dos Santos.

 

O Padre José Vaz nasceu na Goa portuguesa em 1651. Sacerdote da Congregação do Oratório de S. Filipe de Néri, foi missionário clandestino no antigo Ceilão, numa época em que os holandeses calvinistas tinham desalojado os portugueses e perseguiam os nativos católicos. Conseguiu manter as comunidades católicas, pelo que era conhecido como o Apóstolo do Ceilão. Traduziu o Evangelho para o tâmil e o cingalês. Morreu em 16 de Janeiro de 1711, com 59 anos.

O processo de beatificação começou muito cedo, em 1737. Durante muito tempo era conhecido por Venerável Padre José Vaz. Foi beatificado em 1995 por João Paulo II em Colombo, na sua visita pastoral ao Sri Lanka, sendo comemorado liturgicamente em 16 de Janeiro.

A data da canonização será anunciada num consistório de cardeais, a convocar pelo Santo Padre. O Papa Francisco visitará o Sri Lanka de 12 a 15 de Janeiro de 2015.

 


Imprimir | Voltar atrás | Página Inicial