CATEQUESE

O SACRAMENTO DA EUCARISTIA,

ALIMENTO DA VIDA DIVINA NO CRISTÃO,

SEGUNDO O CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA

 

 

 

 

Para a preparação do sacramento da Confirmação parece conveniente aprofundar a doutrina sobre os sacramentos como fonte da vida da graça na alma.

Na presente lição, trata-se do sacramento da Eucaristia, alimento da vida divina no cristão.

    

 

Como é que a Eucaristia alimenta a vida divina do cristão?

De três modos: 1) enquanto assistimos à Santa Missa; 2) enquanto recebemos a Sagrada Comunhão; 3) enquanto adoramos o Santíssimo Sacramento no sacrário.

O que é a Santa Missa?

Durante a celebração da Santa Missa, torna-se presente no altar o mesmo sacrifício que Jesus ofereceu a Deus Pai, morrendo na Cruz para nos salvar (nn. 1323, 1364-1367).

Como é que a morte de Jesus na Cruz foi a nossa salvação?

Aceitando em tudo a vontade de Deus, mesmo até à morte, Jesus conseguiu o perdão de todos os pecados dos homens e abriu-nos a porta para recebermos a vida divina na alma (n. 601).

Se Jesus sofreu para nos salvar, é preciso sofrer para sermos felizes?

Quando o nosso corpo se estraga por doença, acidente ou abuso nosso, é necessária uma intervenção dolorosa para nos curarmos; quando ofendemos alguém, é necessário passar pela vergonha de pedir desculpa para voltar a estar em paz.

Assim também, quem se afasta de Deus fazendo o que lhe apetece, necessita de purificar-se, fazendo o que não lhe apetece, para recuperar a paz (n. 1502).

– Mas Jesus, sendo Deus, não precisava de purificação…

De facto, Jesus não precisava de purificação; mas como nós não éramos capazes de sofrer tudo o que era necessário para a nossa purificação, Deus fez-se homem para sofrer por nós (n. 616).

Agora, basta unirmo-nos a Jesus pela fé e pelo amor, e sofrer o pouco que ainda nos toca (nn. 618 e 1460).

Como é que, assistindo à Santa Missa, o cristão se alimenta da vida divina?

Se o cristão assiste à Santa Missa com fé e amor, para se unir a Jesus na sua entrega a Deus Pai, enche-se da vida divina segundo as suas disposições (n. 1368).

Que obrigação temos de assistir à Santa Missa?

Há obrigação de assistir à Santa Missa nos domingos e festas de guarda (nn. 1343, 1389 e 2042); por devoção, podemos assistir também em qualquer outro dia.

O que é a Sagrada Comunhão?

É receber o pão ou o vinho consagrados na Santa Missa, isto é, depois de passarem a ser o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo (nn. 1353 e 1376).

O que significa receber o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo na Santa Missa?

Quando se recebe na Comunhão a Hóstia consagrada, recebe-se na alma o próprio Jesus, Deus feito homem, com o seu corpo glorioso depois da ressurreição (nn. 1374-137, 1382 e 1413).

O que acontece, na Sagrada Comunhão, ao receber Jesus na nossa alma?

Na Sagrada Comunhão, ao receber Jesus na nossa alma, Ele une-se mais a nós, comunicando-nos a sua vida divina de amor (nn. 1391-1392 e 1416).

Como sabemos que, na Sagrada Comunhão, o Corpo e Sangue de Cristo são alimento da vida divina em nós?

O próprio Jesus disse aos discípulos que o seu Corpo era comida e o seu Sangue era bebida, e quem os tomasse teria a vida divina (nn. 1384 e 1406).

– Qualquer cristão pode comungar quando assiste à Santa Missa?

Sim, desde que esteja nas devidas condições (n. 1388).

Qual é a principal condição para receber a Sagrada Comunhão?

É preciso estar na graça de Deus e querer receber Jesus no sacramento; quem fez um pecado grave, precisa de se arrepender e confessar-se antes de comungar (nn. 1385, 1415 e 1457).

– Que outras condições são necessárias?

Guardar o jejum de uma hora antes da Comunhão (jejum eucarístico) e aproximar-se com as melhores disposições de fé, esperança e caridade em Deus (n. 1387).

Que obrigação temos de receber a Sagrada Comunhão?

Há obrigação de receber a Sagrada Comunhão pelo menos uma vez ao ano, se possível na altura da Páscoa (nn. 1389, 1417 e 2042). 

– O que é o Santíssimo Sacramento no sacrário?

Como a Hóstia consagrada passou a ser o Corpo e o Sangue de Cristo, costuma guardar-se no sacrário para poder levar a Sagrada Comunhão aos doentes e para podermos fazer a adoração a Jesus no Santíssimo Sacramento (nn. 1379 e 1418).

– Como se alimenta a vida divina do cristão na adoração a Jesus no Santíssimo Sacramento no sacrário?

Ao fazermos a adoração a Jesus no Santíssimo Sacramento no sacrário, podemos avivar as nossas disposições de fé, esperança e caridade em Deus (n. 1380).

 

 

 


Imprimir | Voltar atrás | Página Inicial