OS BOS LIVROS, NOSSOS AMIGOS

 

Mary Healy, Os Homens e as Mulheres são do Éden, um guia de Estudo da Teologia do Corpo de João Paulo II, trad. Port. de Ana Líbano Monteiro, Ed. Diel, Lisboa, 213, 168 pgs em 195X120.

 

Durante mais de um ano. João Paulo II dedicou as suas catequeses das Quartas Feiras à Teologia do Corpo, num estilo profundo e agradável. Estas considerações vinham na sequencia de um livro que publicara — Amor e Responsabilidade — sendo ainda Arcebispo de Cracóvia.

Neste livro, ao longo de nove pequenos capítulos, a autora aborda os temas fundamentais do Matrimónio cristão, deixando ao leitor o desafio para se comprometer num estúdio mais aprofundado.

I. Regresso ao Princípio. II. A Humanidade Original. III. A Humanidade Caída. IV. A Humanidade Redimida. V. A Humanidade Glorificada: VI. Matrimónio: O Sacramento primordial. VII. Vivendo o Mistério. VIII. O Amor é fecundo. IX. Construir uma Cultura de Vida.

O tema do Sacramento do Matrimónio é hoje mais oportuno de que nunca, tendo em conta a guerra brutal que lhe é movida por alguns sectores.

Para saber e viver o que é o Matrimónio como foi instituído por Deus no Éden e elevado por Jesus Cristo a Sacramento da Nova Lei, é necessário estar bem preparado doutrinalmente.

À força de ouvir apregoar erros, habituamo-nos a considerá-los como normais e correntes.

Por isso, tenho muita esperança em que Os Homens e as Mulheres são do Éden vai fazer muito bem.

Fernando Silva.

 


Imprimir | Voltar atrás | Página Inicial