OS BONS LIVROS, NOSSO AMIGOS

Pedro Boléo Tomé,  Aventuras na Terra de Jesus II, 160 pgs, Editora Encontro da Escrita, Diel, Lisboa, 2013.

O Autor deste livro, já nosso conhecido desde a publicação do I volume, manifesta um carisma especial para nos contar as cenas do Evangelho de forma muito atraente. Alguns meninos e meninas — na concepção literária de Pedro Boléo —observam os acontecimentos do Evangelho e contam-nos de modo simples. É um artifício literário que torna a leitura sumamente agradável a pessoas de todas as idades e condições sociais.

Com uma narração atraente, o Autor cultiva uma fidelidade perfeita aos Evangelhos, terminando cada narração com uma pergunta que espicaça a nossa curiosidade e nos move a não parar a leitura.

Aventuras na Terra de Jesus II situa-se nos três anos da vida pública do Senhor, enquanto o I volume se reporta à vida de infância. Foi, contudo, pensado no sentido de preparar para se viver a Paixão do Senhor em família e com os mais novos.

Como nos explica o Autor, este livro, como o anterior, nasceu no âmbito familiar, procurando uma forma de levar os sobrinhos viver as cenas do Evangelho tornando-se cada leitor «uma personagem mais», como nos ensinou S. Josemaria.

Daí que as personagens tenham nomes actuais: Afonso, Gonçalo, Tiago e Diogo, os nomes dos sobrinhos do Autor. Nesta obra criou  ainda outros personagens juvenis com a ideia de que eles tivessem facilidade em introduzir os seus amigos também nas aventuras: Ruben, Tito, Sara, Ana e os gémeos Eliud e Eliab.

Trata-se de uma obra de grande oportunidade que nos torna mais acessível o Evangelho e se apresenta como “pão partido aos bocadinhos”, para as crianças e jovens de todas a idades.

 

Fernando Silva

 

 


Imprimir | Voltar atrás | Página Inicial