DOCUMENTAÇÃO

CONFERÊNCIA EPISCOPAL PORTUGUESA

 

ASSEMBLEIA PLENÁRIA EXTRAORDINÁRIA

Comunicado Final

 

 

1. Os Bispos portugueses estiveram reunidos, de 17 a 19 de junho de 2013, na Casa de Nossa Senhora das Dores, do Santuário de Fátima, para participar nas «Jornadas Pastorais do Episcopado». Este ano tiveram por tema: «A organização da sociedade à luz da doutrina social da Igreja». Participaram também juntamente os Vigários Gerais de cada uma das dioceses de Portugal. Proferiram comunicações os Profs./Drs. Manuel Braga da Cruz, João Carlos Espada, Hugo Chelo, Rui Ramos, António Barreto, Mário Pinto, João Salgueiro e Acácio Catarino. As comunicações foram muito apreciadas e constituíram um forte estímulo para valorizarmos na nossa vida pastoral a riqueza da doutrina social da Igreja, apreciada mesmo por pessoas que estão para além das fronteiras eclesiais e de tanta utilidade prática sobretudo nestes tempos de crise. O Bispo italiano D. Mario Toso, Secretário do Conselho Pontifício Justiça e Paz, e o Cardeal D. José Policarpo, até há pouco Patriarca de Lisboa e Presidente da Conferência Episcopal, completaram as magistrais lições destes dias.

2. Na tarde do dia 19 de junho realizou se uma Assembleia Plenária Extraordinária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), no mesmo local em Fátima. Particular motivo da sua convocação era tomar oportunas decisões sobre a Presidência da CEP, dada a aceitação pelo Santo Padre Francisco do pedido de resignação de D. José Policarpo e da consequente nomeação do novo Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

A Assembleia decidiu eleger um novo Presidente que presida aos destinos da Conferência até às próximas eleições, previstas para os finais do mês de abril de 2014. Feita a votação, foi eleito Presidente da Conferência D. Manuel Clemente. Passou se em seguida à eleição do novo Vice Presidente, tendo sido eleito D. António Marto, Bispo de Leiria Fátima. Faltando um Bispo, para completar o número de sete membros do Conselho Permanente, foi eleito D. António Couto, Bispo de Lamego.

3. Voto de congratulação pelo serviço prestado à CEP por D. José da Cruz Policarpo. A Assembleia aprovou, por unanimidade, o seguinte voto de congratulação: «A Conferência Episcopal Portuguesa teve como seu Presidente, em três mandatos, D. José Policarpo. Somos grandemente devedores à sua inteligência esclarecida e ao seu coração solícito, à sua capacidade de planear, de intervir e de concretizar iniciativas e programas. Na conclusão da sua missão como Patriarca de Lisboa e Presidente da Conferência Episcopal, os Bispos de Portugal louvam a Deus e agradecem de coração por todo o bem feito à Igreja em Portugal, na fidelidade a Cristo e ao serviço de todos».

4. Eleição do Diretor do Secretariado Geral do Episcopado. Tendo o P. Manuel Joaquim Gomes Barbosa, SCJ, neste mês de junho, concluído o seu mandato como Diretor do Secretariado Geral do Episcopado, a Assembleia elegeu o, por unanimidade, para a mesma missão no próximo triénio 2013 2016.

5. Campanha de recolha de assinaturas «Um de Nós». Trata se de uma iniciativa da sociedade civil, em todos os países da União Europeia, pela promoção e defesa da vida e sua dignidade, em todos as fases e situações. Tem o explícito apoio do Papa Francisco e da Santa Sé, tendo diversas Conferências Episcopais dado o seu apoio, inclusive promovendo uma semana de recolha de assinaturas. A Conferência Episcopal Portuguesa dá o seu claro apoio a esta iniciativa, exortando o povo cristão e todas as pessoas de boa vontade a dar o seu nome a campanha tão positiva e fácil de concretizar. Assim declara a sua adesão ao Dia Nacional de recolha de assinaturas, que terá lugar a 6 de outubro, incluído na respetiva semana, podendo entretanto cada um oferecer já a sua assinatura a esta campanha, pequeno mas importante gesto em favor da grande causa da vida.

 

Fátima, 19 de junho de 2013

 


Imprimir | Voltar atrás | Página Inicial