DOCUMENTAÇÃO

BISPO DE LEIRIA-FÁTIMA

 

POLÉMICA SOBRE A PASTORAL

NO SANTUÁRIO DE FÁTIMA

 

(Comunicação do Bispo de Leiria-Fátima, D. Serafim Ferreira e Silva, no início da peregrinação nacional ao Santuário de Fátima em 12-13 de Outubro passado, presidida pelo arcebispo de Bombaim, Índia, Cardeal Iván Dias)

 

Depois de ter apresentado o Presidente da Peregrinação Aniversária Internacional de Outubro, Sua Eminência o Arcebispo de Bombaim Cardeal Dias, e de ter lembrado que o tema especial do mês é a oração pelos governantes, entendo dirigir aos Peregrinos de Fátima uma breve comunicação sobre acontecimentos que recentemente têm perturbado a imagem da Pastoral neste Santuário Mariano.

Temos apostado na clareza, por isso estamos a publicar cuidadosamente todos os documentos, projectos e contas, para que não haja segredos ou ocultações. E assim ouso expor sumariamente os seguintes factos:

1. Em 27 de Novembro de 2001, o Prémio Nobel Dalai Lama visitou o Santuário de Fátima, como têm feito outras Personalidades, e que procuramos acolher com toda a seriedade, segundo os princípios da Igreja no que concerne a relações ecuménicas ou inter-religiosas, que cumprimos com todo o rigor e solicitude. Foi o que aconteceu na visita de Dalai Lama.

2. Em 10-12 de Outubro de 2003, foi realizado no Centro Pastoral Paulo VI um Congresso Internacional sobre «O Presente do homem - O Futuro de Deus - O lugar dos Santuários na relação com o Sagrado». Participaram notáveis oradores, e teve o patrocínio científico da Universidade Católica Portuguesa. Surgiram, entretanto, alguns mal entendidos ou equívocos, que foram esclarecidos. Hoje mesmo foi apresentado o primeiro exemplar das Actas com os textos integrais das lições e comunicações pronunciadas no referido Congresso, e que serão divulgadas nos próximos dias.

Acrescentarei que está em bom curso a construção da igreja da Santíssima Trindade, para a qual o Papa ofereceu uma pedra extraída do túmulo de S. Pedro, que será um grande espaço de culto católico e de evangelização, com outras vivências na pastoral de conjunto do Santuário, nomeadamente da reconciliação sacramental, e que esperamos venha a ser inaugurada, Deo volente, no dia 13 de Maio de 2007.

3. No dia 19 de Abril de 2004, visitou o Santuário de Fátima uma Comunidade Hindu de Lisboa, com cerca de 50 pessoas, acompanhadas pelo seu líder religioso, que subiu até junto da imagem de Nossa Senhora a quem cantou uma canção a favor da concórdia e da paz. Poderá ter havido benigna condescendência por parte dos funcionários que os acolheram, mas tudo decorreu com dignidade. Já foi explicado que não se tratou de uma celebração inter-religiosa. Ao recorrerem a Nossa Senhora de Fátima, os nossos irmãos hindus testemunharam sinceramente que aceitam a sua intercessão maternal a favor de todos os homens.

De qualquer modo prestaremos mais atenção, para que não surjam ambíguas interpretações. Toda a equipa sacerdotal do Santuário merece total confiança e garantia de doutrina e comunhão em Igreja.

 

Fátima, 12 de Outubro 2004


Imprimir | Voltar atrás | Página Inicial