qUARTA-FEIRA DE CINZAS

22 de Fevereiro de 2012

 

Na Missa deste dia benzem-se e impõem-se as cinzas, feitas dos ramos de oliveira (ou de outras árvores), benzidos no Domingo de Ramos do ano anterior.

 

 

RITOS INICIAIS

 

Cântico de entrada: Eis o tempo favorável, M. Borda, NRMS 53

cf. Sab 11, 24-25.27

Antífona de entrada: De todos Vos compadeceis, Senhor, e amais tudo quanto fizestes; perdoais aos pecadores arrependidos, porque sois o Senhor nosso Deus.

 

Introdução ao espírito da Celebração

 

A Festa da Páscoa é a Festa das festas. Como tal foi a primeira a ser celebrada pelos primeiros cristãos. Inicialmente preparavam-se para ela com três dias de oração e penitência mais intensa. Pelo ano 350 percebendo que três dias de preparação era pouco, aumentaram-nos para quarenta dias. Assim nasceu a Quaresma, que hoje iniciamos. É tempo especial de conversão. Assim durante a imposição das cinzas sobre a cabeça ouviremos esse convite que devemos ter bem presente na nossa vida: “Convertei-vos e acreditai no Evangelho”, ou “Recorda-te que és pó e em pó te hás-de tornar”. Vamos levar muito a sério estas palavras que pessoalmente nos são dirigidas. Estaremos a levar a vida a sério, a prepararmo-nos para a Festa da Páscoa neste mundo e a Páscoa eterna do Céu, para a qual todos fomos criados.

 

Omite-se o acto penitencial, porque é substituído pela imposição das cinzas.

 

Oração colecta: Concedei-nos, Senhor, a graça de começar com santo jejum este tempo da Quaresma, para que, no combate contra o espírito do mal, sejamos fortalecidos com o auxílio da temperança. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

 

 

Liturgia da Palavra

 

Primeira Leitura

 

Monição: O Senhor aguarda a nossa sincera conversão, que verdadeiramente só acontecerá no interior dos nossos corações. Não nos cansemos de orar e sacrificarmo-nos uns pelos outros, porque “Ele é clemente e compassivo, paciente e misericordioso”.

 

Joel 2, 12-18

 

12Diz agora o Senhor: «Convertei-vos a Mim de todo o coração, com jejuns, lágrimas e lamentações. 13Rasgai o vosso coração e não os vossos vestidos. Convertei-vos ao Senhor, vosso Deus, porque Ele é clemente e compassivo, paciente e misericordioso, pronto a desistir dos castigos que promete. 14Quem sabe se Ele não vai reconsiderar e desistir deles, deixando atrás de Si uma bênção, para oferenda e libação ao Senhor, vosso Deus? 15Tocai a trombeta em Sião, ordenai um jejum, proclamai uma reunião sagrada. 16Reuni o povo, convocai a assembleia, congregai os anciãos, reuni os jovens e as crianças. Saia o esposo do seu aposento e a esposa do seu tálamo. 17Entre o vestíbulo e o altar, chorem os sacerdotes, ministros do Senhor, dizendo: ‘Perdoai, Senhor, perdoai ao vosso povo e não entregueis a vossa herança à ignomínia e ao escárnio das nações. Porque diriam entre os povos: Onde está o seu Deus?’». 18O Senhor encheu-Se de zelo pela sua terra e teve compaixão do seu povo.

 

Começa a Quaresma com um forte apelo à conversão e de esperança no perdão do Senhor, extraído do final da primeira parte do livro do profeta Joel (1, 2 – 2, 17). Num estilo solene e apocalíptico, fala de uma invasão de gafanhotos medonhos, mas sem ficar claro se fala em sentido próprio ou figurado. Se a obra é anterior ao exílio de Babilónia, aludiria a invasões de exércitos inimigos; se é posterior, tratar-se-ia de alguma praga agrícola. Joel não se detém a denunciar os pecados concretos do povo, como é costume dos grandes profetas. Diante da enorme calamidade apresentada como castigo divino, o profeta apela para uma sincera conversão, a começar pela dos sacerdotes (1, 13).

12-13 «Convertei-vos a Mim de todo o coração». Não é suficiente uma manifestação exterior de dor; rasgar as vestes (v. 13) era um típico gesto de grande dor ou indignação, entre os judeus; rasgavam violentamente a túnica exterior, do pescoço até à cintura (cf. Gn 37, 29; Mt 26, 65). O coração não significa, na linguagem bíblica, apenas a afectividade, mas toda a interioridade da pessoa, todas as suas virtualidades, a sua inteligência e a sua vontade. Deus também nos convida a nós, mais fortemente neste tempo da Quaresma, a voltarmo-nos para Ele de todo o coração, isto é, com todas as veras da nossa alma, e a rasgar o nosso coração, a dilacerá-lo pela contrição, que é essa profunda mágoa de ter ofendido ao Senhor, infinitamente bom. Mas esta dor não é dor angustiante e desesperada, porque é cheia de esperança no perdão, pois Ele é clemente e compassivo… rico de bondade.

«É clemente e compassivo, paciente e misericordioso». A Vulgata e a Neovulgata têm «benignus et misericors est, patiens et multæ misericordiæ». «Compassivo», isto é, dotado de piedade e ternura, de compreensão e disposição para perdoar: o termo hebraico «rahum» é derivado de «réhem» (ventre materno), o que sugere que Deus tem entranhas de mãe, sentimentos e coração de mãe para connosco. Assim, o seu amor não acaba quando nos portamos mal com Ele; então tem pena de nós, compreende e facilita a reconciliação. Por seu lado, a expressão «misericordioso» (à letra, «de muita misericórdia») deixa ver que a misericórdia do Senhor («hésed») não é uma bondade qualquer, é a bondade de Quem se mantém fiel a Si próprio (cf. Ez 36, 22); daqui a frequente hendíadis da S. E.: «amor e fidelidade» («hésed v-émet», um amor que é fidelidade). Este atributo divino tem na sua origem bíblica um matiz jurídico: a fidelidade de Deus à Aliança; uma fidelidade tal que, após o pecado, se mantém, embora já não dentro do mero âmbito legal dum pacto bilateral. Com efeito, mesmo quando o homem rompe a Aliança, Deus continua a manter-se fiel a Si próprio, ao seu amor gratuito, ao seu dom inicial (cf. Rom 11, 29). O amor de Deus é mais forte do que o nosso desamor, as nossas traições e pecados: «jamais algum pecado do mundo poderá superar este Amor» (João Paulo II em Fátima: 13.05.82; cf. Enc. Dives in misericordia).

14 «Vai reconsiderar». A expressão é um antropomorfismo com que se fala de Deus à maneira humana, mas de facto Deus não pode reconsiderar e mudar; se, em face da nossa penitência, Deus já não nos castiga e atende às nossas súplicas, a mudança apenas se dá em nós, não em Deus que, sempre tudo tem presente e tudo dispõe, contando com as nossas mudanças. O Profeta fala de Deus à maneira humana, ao dizer também que «Ele se encheu de zelo pela sua terra» (v. 18), em face do apelo feito ao brio do Senhor, numa súplica tão humilde como ousada da parte dos seus «ministros» (v. 17).

 

Salmo Responsorial    Sl 50 (51), 3-4.5-6a.12-13.14.17 (R. cf. 3a)

 

Monição: Com sincera humildade digamos com convicção “ Pecámos, Senhor, tende compaixão de nós.”

 

Refrão:        Pecámos, Senhor: tende compaixão de nós.

 

Ou:               Tende compaixão de nós, Senhor,

                     porque somos pecadores.

 

Compadecei-Vos de mim, ó Deus, pela vossa bondade,

pela vossa grande misericórdia, apagai os meus pecados.

Lavai-me de toda a iniquidade

e purificai-me de todas as faltas.

 

Porque eu reconheço os meus pecados

e tenho sempre diante de mim as minhas culpas.

Pequei contra Vós, só contra Vós,

e fiz o mal diante dos vossos olhos.

 

Criai em mim, ó Deus, um coração puro

e fazei nascer dentro de mim um espírito firme.

Não queirais repelir-me da vossa presença

e não retireis de mim o vosso espírito de santidade.

 

Dai-me de novo a alegria da vossa salvação

e sustentai-me com espírito generoso.

Abri, Senhor, os meus lábios

e a minha boca cantará o vosso louvor.

 

Segunda Leitura

 

Monição: Aceitemos o convite que S. Paulo faz aos Coríntios e a cada um de nós: “Reconciliai-vos com Deus...Este é tempo favorável, este é o dia da salvação”.

 

2 Coríntios 5, 20 – 6, 2

 

20Irmãos: Nós somos embaixadores de Cristo; é Deus quem vos exorta por nosso intermédio. Nós vos pedimos em nome de Cristo: reconciliai-vos com Deus. 21A Cristo, que não conhecera o pecado, identificou-O Deus com o pecado por amor de nós, para que em Cristo nos tornássemos justiça de Deus. 6,1Como colaboradores de Deus, nós vos exortamos a que não recebais em vão a sua graça. 2Porque Ele diz: «No tempo favorável, Eu te ouvi; no dia da salvação, vim em teu auxílio». Este é o tempo favorável, este é o dia da salvação.

 

S. Paulo, ao fazer a sua defesa perante as acusações dos seus opositores em Corinto, exalta a grandeza do ministério apostólico de que está investido, um ministério de reconciliação com Deus alcançada pelo mistério da Morte e Ressurreição de Cristo (5, 14-15).

20 «Reconciliai-vos com Deus». É este o insistente convite que a Igreja nos faz em nome de Deus, a mesma exortação que fazia S. Paulo, consciente de que «é Deus quem vos exorta por nosso intermédio». Os Apóstolos, como os demais ministros de Cristo, são «embaixadores de Cristo», não apenas «ao seu serviço», mas actuando «em vez de Cristo e por autoridade de Cristo»; o próprio texto original grego parece dá-lo a entender com a preposição hyper (em favor de Cristo), usada com o sentido do antí (em vez de: cf. Jo 11, 50; Gal 3, 13; etc.).

21 «Deus identificou-o com o pecado» (à letra, Deus fê-lo pecado, uma expressão extraordinariamente forte e chocante. Note-se, no entanto, que não se diz que Deus O tenha feito pecador; o que se pretende significar é que Deus permitiu que Jesus viesse a sofrer o castigo que cabia ao pecado. Trata-se aqui duma identificação jurídica, não moral. Cristo tornando-Se a Cabeça e o Chefe duma raça pecadora, toma sobre os seus ombros a responsabilidade, não a de uns pecados alheios, mas a dos pecados da sua raça (a raça humana), a fim de os expiar, sofrendo a pena devida por eles (cf. Gal 3, 13). O texto torna-se menos duro, se entendemos que Cristo se fez pecado, no sentido de que se fez sacrifício pelo pecado; isto, que pode parecer uma escapatória para evitar a dificuldade de interpretação, tem um certo fundamento no substrato hebraico, pois a palavra ’axam tem este duplo sentido de «violação da justiça» e de «sacrifício de reparação pelo pecado»; com efeito, pelo sacrifício de Cristo tornamo-nos «justiça de Deus», isto é, justos diante de Deus (note-se o jogo com os dois substantivos abstractos – pecado/justiça –, num evidente paralelismo antitético, tão do gosto paulino).

6, 2 «Este é o tempo favorável». S. Paulo cita aqui Isaías 49, 8, onde se classifica assim o momento em que aprouve à misericórdia divina libertar os israelitas do cativeiro. O Apóstolo diz que «agora» é que é o tempo realmente favorável, o tempo em que Jesus Cristo nos redimiu do cativeiro do pecado (cf. Gal 4, 4-5). A linguagem paulina é ainda mais expressiva e rica do que a da versão grega de Isaías (LXX): agora é que é o momento singularmente oportuno, em que apraz à misericórdia divina operar a nossa salvação. Não há dúvida que a Liturgia pretende fazer uma acomodação deste texto ao tempo santo da Quaresma.

 

Aclamação ao Evangelho        cf. Sl 94, 8ab

 

Monição: Escutemos os apelos do Senhor: Façamos todas as nossas obras com recta intenção, isto é, tudo para maior honra e glória de Deus.

 

 

Cântico: F. Silva, NRMS 1 (I)

 

Se hoje ouvirdes a voz do Senhor,

não fecheis os vossos corações.

 

 

Evangelho

 

São Mateus 6, 1-6.16-18

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1«Tende cuidado em não praticar as vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles. Aliás, não tereis nenhuma recompensa do vosso Pai que está nos Céus. 2Assim, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, para serem louvados pelos homens. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa. 3Quando deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita, 4para que a tua esmola fique em segredo; e teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa. 5Quando rezardes, não sejais como os hipócritas, porque eles gostam de orar de pé, nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa. 6Tu, porém, quando rezares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora a teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa. 16Quando jejuardes, não tomeis um ar sombrio, como os hipócritas, que desfiguram o rosto, para mostrarem aos homens que jejuam. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa. 17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que os homens não percebam que jejuas, mas apenas o teu Pai, que está presente em segredo; e teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa».

 

Os versículos da leitura são tirados do Sermão da Montanha de S. Mateus; por focarem práticas tipicamente judaicas, estes não têm paralelos nos outros evangelistas, que se dirigem a cristãos na sua maioria vindos dos gentios.

1 «As vossas boas obras» letra, a vossa justiça), isto é, os actos tradicionais da boa piedade judaica, a esmola, a oração e o jejum. Jesus de modo algum os suprime ou diminui o seu valor, pelo facto de serem actos de piedade pessoal individual, mas exige que todos estes actos se façam sempre com rectidão de intenção, isto é, com uma sincera piedade, com o fim de agradar a Deus, e não por ostentação, ou para se receber o aplauso humano.

6 «Tu, porém, quando rezares, entra no teu quarto». Segundo estas palavras de Jesus, desde crianças, fomos ensinados a rezar não apenas comunitariamente, mas também, a sós: «no teu quarto». O Senhor ensina aqui a necessidade da oração individual (o que não quer dizer individualista). Deus chama os homens à salvação, fazendo-os entrar dentro do Povo de Deus, a sua Igreja, mas chama-os um a um (nominatim: Jo 10, 3); daqui que são imprescindíveis tanto a oração púbica, que manifesta o carácter de família e povo que somos em Cristo, como a oração a sós, que manifesta a resposta pessoal e intransferível de cada um de nós ao seu Pai celeste. Por sua vez, Jesus não se limitou a pregar a necessidade da oração individual, pois Ele próprio deu este mesmo exemplo (cf. Mt 14, 23; Mc 1, 35; Lc 5, 16; 6, 12; 9, 18; 11, 1.28-29), um exemplo que foi seguido pelos Apóstolos (cf. Act 10, 9-16). Também a experiência pessoal de todos os santos e dos que tomam a sério a fé cristã nos diz que é imprescindível este tipo de oração, que consiste em se recolher para, a sós, falar com Deus, frequentemente. A esta oração recolhida e íntima nos convida hoje o Senhor e a Liturgia nesta Quaresma, que agora começa.

 

Sugestões para a homilia

 

1. Pecámos, Senhor: tende compaixão de nós.

2. Convertei-vos e acreditai no Evangelho.

3. Lembrar-te ó homem que és pó e em pó te hás-de tornar.

1. “Pecámos, Senhor: tende compaixão de nós”.

Pecámos, Senhor: tende compaixão de nós. Pedimos há momentos. Sabendo que Deus nos ama com Amor infinito e, como nos afirmou João Paulo II em Fátima, “jamais algum pecado do mundo poderá superar este Amor”, temos acesso assegurado à Sua divina compaixão para connosco. Todavia, para que tal se verifique, é necessário que cada um, tome, cada vez mais consciência, do Amor infinito que Ele é e da pouca correspondência temos a esse Amor. De facto, como já nos lembrou o Papa Paulo VI, o grande pecado da Humanidade actual é ter perdido a própria noção de pecado. Por isso, talvez nunca na história da mesma Humanidade se tenha pecado tanto e tão descaradamente, com tanto à vontade, como infelizmente nos tempos em que vivemos. Os filhos das trevas, mais prudentes que os filhos da luz, têm sabido valer-se dos potentíssimos meios de comunicação social, para espalharem à vontade, caminhos de pecado, que são de degradação moral e erros teológicos, capazes de enganar tantos e tantos homens. Importa pois acordar!

2. Convertei-vos e acreditai no Evangelho.

O tempo que agora iniciamos é tempo particularmente favorável à conversão. Tal, só será real se nos voltarmos para o Senhor, que tanto nos ama, acreditando, com todo o coração, na Boa Nova do Evangelho. A quaresma surge como um tempo de especial retiro para todos nós. Só no silêncio da nossa alma teremos oportunidade de saborear o Amor que Deus nos tem e reflectir quão longe temos vivido desse mesmo Amor. A esta conversão somos todos convidados, como nos recorda a primeira Leitura da Missa de hoje: sacerdotes e leigos. E todos, recorrendo concretamente ao jejum, à oração e à esmola, deverão reparar o Senhor dos muitos pecados que, cada um e todos os homens têm cometido.

Pertencemos ao número daqueles que ainda estamos vivos este tempo da Quaresma, tempo de conversão. Para muitos será a última oportunidade de acertar as contas com o Senhor. Não desperdicemos este tempo favorável, que como disse, para muitos, será o último.

Como membros de uma grande Família, peçamos pela conversão de todos aqueles que andam mais longe de Deus. Que todos acordem, enquanto é tempo.

3. Lembra-te ó homem que és pó e em pó te hás-de tornar.

À maneira que os anos vão passando tomamos mais consciência da nossa fragilidade humana. As cinzas sobre nós impostas neste dia, lembram-nos concretamente esse nada que nós somos. É à luz desse pó em que o nosso corpo se tornará, que importa trabalhar com entusiasmo por aquilo que em nós tem dimensões de eternidade. É este o grande convite que a Quaresma, hoje iniciada, nos lança. Vamos fazê-lo com grande determinação desde o primeiro dia. Importa pois traçarmos programas de vida com mais penitência, oração e esmola aos mais necessitados. Serão essas as riquezas que nos acompanharão para a eternidade. Foram esses os meios de que se serviram os santos para atingirem o reino dos céus, para o qual todos nós fomos também criados. São afinal estes os meios que a Santa Igreja, nossa Mãe, com tanta insistência nos propõe particularmente nesta quadra litúrgica. Só assim nos prepararemos também devidamente para a grande Festa da Páscoa que se aproxima e para o encontro definitivo com Deus, nosso Pai, no reino dos Céus.

 

 

Bênção das cinzas

 

Depois da homilia, o sacerdote, de pé, diz com as mãos juntas:

 

Irmãos caríssimos: Oremos fervorosamente a Deus nosso Pai, para que Se digne abençoar com a abundância da sua graça estas cinzas que vamos impor sobre as nossas cabeças, em sinal de penitência.

 

E depois de alguns momentos de oração em silêncio, diz uma das orações seguintes:

 

Senhor nosso Deus, que Vos compadeceis daquele que se humilha e perdoais àquele que se arrepende, ouvi misericordiosamente as nossas preces e derramai a vossa bênção sobre os vossos servos que vão receber estas cinzas, para que, fiéis à observância quaresmal, mereçam chegar, de coração purificado, à celebração do mistério pascal do vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

 

ou

 

Deus de infinita bondade, que não desejais a morte do pecador mas a sua conversão, ouvi misericordiosamente as nossas súplicas e dignai-Vos abençoar estas cinzas que vamos impor sobre as nossas cabeças, para que, reconhecendo que somos pó da terra e à terra havemos de voltar, alcancemos, pelo fervor da observância quaresmal, o perdão dos pecados e uma vida nova à imagem do vosso Filho ressuscitado, Nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

 

O sacerdote asperge as cinzas com água benta, sem dizer nada.

 

Imposição das cinzas

 

Em seguida, o sacerdote impõe as cinzas a todos os presentes que se aproximam dele, dizendo a cada um:

 

Mc 1, 15

Arrependei-vos e acreditai no Evangelho.

 

Ou

cf. Gen 3, 19

Lembra-te, homem, que és pó da terra e à terra hás-de voltar.

 

Entretanto, canta-se um cântico apropriado, por exemplo:

 

cf. Joel 2, 13

Antífona: Mudemos as nossas vestes pela cinza e o cilício. Jejuemos e choremos diante do Senhor, porque Deus é infinitamente misericordioso e perdoa os nossos pecados.

 

ou

cf. Joel 2, 17; Est 13, 17

Entre o vestíbulo e o altar, chorem os sacerdotes, ministros do Senhor, dizendo: Perdoai, Senhor, perdoai ao vosso povo, para que possa cantar sempre os vossos louvores.

 

ou

Salmo 50, 3

Lavai-me de toda a iniquidade, Senhor.

 

Pode repetir-se esta antífona depois de cada versículo ou estrofe do salmo 50. Compadecei-Vos de mim, ó Deus.

 

Responsório

cf. Bar 3, 2; Salmo 78, 9

V.  Renovemos a nossa vida,

reparemos o mal que fizemos,

para que não nos surpreenda o dia da morte

e nos falte o tempo para nos convertermos.

R.  Ouvi-nos, Senhor, e tende compaixão de nós,

porque somos pecadores.

 

V.  Ajudai-nos, Senhor, para glória do vosso nome;

perdoai as nossas culpas e salvai-nos.

R.  Ouvi-nos, Senhor, e tende compaixão de nós,

porque somos pecadores.

 

Terminada a imposição das cinzas, o sacerdote lava as mãos. O rito conclui-se com a oração universal ou oração dos fiéis. Não se diz o Credo.

 

Oração Universal

 

Irmãos e irmãs:

A Quaresma que hoje iniciamos

faz-nos um veemente apelo à conversão

Vamos corresponder-lhe,

pedindo uns pelos outros, dizendo:

 

R. Ouvi-nos, Senhor.

 

 

1.     Para que nesta Quaresma

Ninguém fique sem fazer uma confissão bem preparada,

Oremos, irmãos.

 

R. Ouvi-nos, Senhor.

 

 

2.     Para que todos os membros da Igreja

Se unam ao longo desta Quaresma

E dêem testemunho de uma vida com mais oração e jejum

E mais partilha de bens com os mais pobres.

Oremos, irmãos.

 

R. Ouvi-nos Senhor.

 

 

3.     Para que os governantes de todas as Nações

Enfrentem a crise mundial que estamos a viver,

Com todos os meios possíveis,

E socorram sobretudo os mais pobres, os desempregados e os doentes,

Oremos, irmãos.

 

R. Ouvi-nos, Senhor.

 

 

4.     Para que a Santíssima Virgem, como nossa Mãe,

A todos mostre o Amor e misericórdia de Jesus

E assim os leve a frequentar a Confissão e restantes Sacramentos,

E se preparem para a vida eterna,

Oremos, irmãos.

 

R. Ouvi-nos, Senhor.

 

 

5.     Pelos nossos irmãos que já partiram para a eternidade

Para que gozem da visão de Deus e nos ajudem a viver

O melhor possível, esta Quaresma,

Oremos, irmãos.

 

R. Ouvi-nos, Senhor.

 

 

Deus eterno e omnipotente,

Dignai-vos ouvir as nossas súplicas

E conduzir-nos, pelo vosso Espírito,

Para a bem-aventurança que nos prometeis.

Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho,

 Que  Convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo.

 

 

Liturgia Eucarística

 

Cântico do ofertório: Amai como Eu vos amei, J. Santos, NRMS 87

 

Oração sobre as oblatas: Recebei, Senhor, este sacrifício, com o qual iniciamos solenemente a Quaresma, e fazei que, pela penitência e pela caridade, nos afastemos do caminho do mal, a fim de que, livres de todo o pecado, nos preparemos para celebrar fervorosamente a paixão de Cristo, Vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

 

Prefácio da Quaresma III p. 463 ou IV p. 464 [598-710]

 

Santo: F. da Silva, NRMS 38

 

Monição da Comunhão

 

Na Sagrada Comunhão está o verdadeiro Pão do Céu, Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele é penhor da Vida eterna. N’Ele encontramos também toda a força de que precisamos para seguirmos sempre com determinação e generosidade os caminhos de uma verdadeira conversão.

 

Cântico da Comunhão: O Senhor me apontará o caminho, F. da Silva, NRMS 69

Salmo 1, 2-3

Antífona da comunhão: Aquele que medita dia e noite na lei do Senhor dará fruto a seu tempo.

 

Oração depois da comunhão: Senhor, fazei que este sacramento nos leve a praticar o verdadeiro jejum que seja agradável a vossos olhos e sirva de remédio aos nossos males. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

 

 

 

 

Ritos Finais

 

Monição final

 

Com o propósito de levarmos muito a sério o convite a uma verdadeira conversão, que nesta quarta-feira de cinzas nos é particularmente dirigido, ide em paz e o Senhor vos acompanhe.

 

Cântico final: Da morte e do pecado, J. Santos, NRMS 29

 

A bênção e imposição das cinzas pode fazer-se também fora da Missa. Nesse caso, convém que preceda uma liturgia da palavra, utilizando a antífona de entrada, a oração colecta, as leituras e seus cânticos, como na Missa. Depois da homilia, procede-se à bênção e imposição das cinzas. O rito conclui com a oração universal.

 

 

Homilias Feriais

 

TEMPO DA QUARESMA

DEPOIS DAS CINZAS

 

5ª Feira, 23-II: A descoberta dos caminhos da vida.

Deut 30, 17-20 / Lc 9, 22-25

Pois quem quiser salvar a vida há-de perdê-la, mas quem perder a vida por minha causa há-de salvá-la.

Diante de nós temos dois caminhos: um que leva à vida e outro que leva à perdição (Leit. e Ev.). A Quaresma é uma boa oportunidade para a nossa conversão, que fará com que os nossos corações se voltem para os caminhos do Senhor.

Como salvar a vida? Precisamos levar a cabo «uma rotura com o pecado, uma aversão ao mal, com repugnância pelas más acções que cometemos. Implica o desejo e o propósito de mudar de vida, com a esperança da misericórdia divina e a confiança na ajuda da sua graça» (CIC, 1431).

 

6ª Feira, 24-II: O jejum agradável a Deus.

Is 58, 1-9 / Mt 9, 14-15

De que nos serve jejuar, Senhor, se vós não o vedes, e fazer penitência, se vós não quereis saber?

«A penitência interior do cristão pode ter expressões muito variadas. A Escritura e os Padres insistem sobretudo em três formas: o jejum, a oração e a esmola, que exprimem a conversão, em relação a si mesmo, a Deus e aos outros» (CIC, 1434).

Para que a penitência seja autêntica deve ser acompanhada da caridade: «As obras de misericórdia são as acções caridosas pelas quais vamos em ajuda do nosso próximo, nas suas necessidades materiais e espirituais (Leit.)» (CIC, 2447).

 

Sábado, 25-II: Jesus vem curar as nossas feridas.

Is 58, 9-14 / Lc 27-32

Hão-de chamar-te reparador de brechas, restaurador dos caminhos para as áreas habitadas.

«Jesus afirmou: ‘Eu não vim chamar os justos, vim chamar os pecadores para que se arrependam’ (Ev.). E foi mais longe, afirmando diante dos fariseus que, sendo o pecado universal, se negam a si próprios aqueles que pretendem não precisar de salvação» (CIC, 588).

Façamos um exame para ver as brechas que há na nossa vida (Leit.) que precisam de uma reparação: as brechas do egoísmo, da sensualidade, da preguiça, etc. Contamos também com o sacramento do perdão para consertá-las.

 

 

 

 

 

 

Celebração e Homilia:         Alves Moreno

Nota Exegética:                    Geraldo Morujão

Homilias Feriais:                  Nuno Romão

Sugestão Musical:                Duarte Nuno Rocha

 


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