TEMAS LITÚRGICOS

MOTIVOS PARA OBEDECER ÀS RUBRICAS

E NORMAS LITÚRGICAS *

 

 

Rafael Vitola Brodbeck

 

Quatro poderiam ser os motivos interiores para se obedecer às rubricas e outras normas litúrgicas: para simbolizar melhor o que ocorre na celebração, mostrando a identidade entre o sinal e o que ele realiza ou significa; para propiciar ambiente de sacralidade, favorecendo a piedade dos participantes; para transmitir a riqueza doutrinária da Igreja através de seus ritos seculares; e, enfim, para preservar a unidade substancial de cada rito, no caso, o romano.

A Santa Missa, por exemplo, não é um símbolo do sacrifício, mas o próprio tornado real e novamente presente. Entretanto, ainda que não seja símbolo, ela é, pelo menos, rodeada de símbolos que existem para melhor reflectir na realidade do que ocorre. Os símbolos não são essenciais, substanciais, todavia, por sua observância conserva-se o que eles representam. O sacrifício – neste caso, da Missa – e outras ideias próprias – nos demais actos litúrgicos extra Missam – precisam ser demonstrados aos nossos olhos, porque, mesmo sendo reais, não são naturalmente visíveis; assim, revestindo-se de símbolos, captamos o que está por trás dos sinais.

«Na vida humana, sinais e símbolos ocupam um lugar importante. Sendo o homem um ser ao mesmo tempo corporal e espiritual, exprime e percebe as realidades espirituais por meio de sinais e de símbolos materiais. Como ser social, o homem precisa de sinais e de símbolos para comunicar com os outros, pela linguagem, por gestos, por acções. O mesmo acontece na sua relação com Deus.» [1]

Dessa forma, a Igreja estabelece as normas litúrgicas a serem observadas, pois, em sua sabedoria, considera que elas apresentam os símbolos que melhor reflectem a realidade daquilo que está a acontecer na liturgia. Por exemplo, se ordena que se use casula, é porque a Igreja sabe o que ela simboliza – a Cruz de Cristo –, é bastante catequético para lembrar os fiéis da realidade do sacrifício de Nosso Senhor, oferecido na Cruz do Calvário; se prescreve determinada oração ou gesto é por entender que nos auxiliam a penetrar no centro do mistério celebrado.

«A catequese está intrinsecamente ligada a toda acção litúrgica e sacramental, pois é nos sacramentos, e sobretudo na Eucaristia, que Cristo Jesus age em plenitude para a transformação dos homens.» [2]

Deixar as normas litúrgicas de lado, além de grave desobediência à disciplina da Igreja, é mostrar-se insensível ao poder dos símbolos prescritos pela bi-milenar sabedoria da Esposa de Cristo. Tais símbolos não devem ser trocados por outros senão quando a autoridade da Santa Igreja o determinar, como ensinaremos a seguir.

Convém lembrar a orientação da Santa Sé, através da Sagrada Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, publicada na Instrução Inaestimabile Donum:

«Os fiéis tem direito a uma Liturgia verdadeira, o que significa a Liturgia desejada e estabelecida pela Igreja, a qual de facto, tem indicado adaptações onde podem ser feitas a pedido de requerimentos pastorais em diferentes lugares ou por diferentes grupos de pessoas. Excessivas experiências, mudanças e certas criatividades, confundem os fiéis. O uso de textos não aprovados significa a perda da necessária conexão entre a lex orandi e a lex credendi.» [3]

Sobre a lei litúrgica, nos diz o conceituado autor, Mons. Peter Elliott:

«… o propósito desta lei é encorajar e promover o bem-estar espiritual, a participação e a unidade dos fiéis de Cristo. Ela também existe para a santificação e protecção do clero, que celebra os ritos da Igreja no coração de seu ministério aos outros.» [4]

As normas do rito romano servem não para engessar o celebrante, mas para, quando as seguimos fielmente, conforme nos ordena o Concílio Vaticano II, na sua Constituição Sacrosanctum Concilium, melhor apresentarmos ao povo de Deus que o que está a decorrer por meio de cada cerimónia. Temos de seguir as rubricas! Por sua exterioridade, não nos afastam do interior: pelo contrário, como o homem é um ser no qual estão indissoluvelmente unidos alma e o corpo, a sua expressão de louvor e adoração ao Criador deve proceder do interior e do exterior também.

Aos que argumentam que o culto prestado na Santa Missa deve ser mais interior do que exterior, o Papa Pio XII, em sua magistral Encíclica sobre a liturgia, mostra o engano de tal afirmação, sustentando que o exterior deve reflectir o interior, sob pena de uma certa esquizofrenia espiritual: «A adoração prestada pela Igreja a Deus deve ser [...] tanto interior quanto exterior.» [5]

A observância das normas litúrgicas demonstra a obediência do sacerdote – sinal claro da humildade requerida de quem se apresenta diante de Deus para oferecer um sacrifício, no caso da Missa, ou celebrar Seu Nome, nos outros actos de culto –, seu sentimento de unidade para com a Igreja e de pertença a uma realidade espiritual maior do que abarcam suas simples opiniões, traduz uma piedade rica e bela, e torna, como afirmamos, mais visível aquilo que é invisível aos nossos olhos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

* Por deferência do site: presbiteros.com.br

 

[1] Catecismo da Igreja Católica, 1146.

 

[2] Sua Santidade, o Papa João Paulo II. Exortação Apostólica Catechesi Tradendae, 23.

 

[3] Sagrada Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. Instrução Inaestimabile Donum, Introdução.

 

[4] Elliott, Peter. Liturgical Question Box. San Francisco: Ignatius Press, 1998, p. 14.

 

[5] Sua Santidade, o Papa Pio XII. Encíclica Mediator Dei, 23.

 


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