CATEQUESE

PROPOSTA DE CATEQUESE FAMILIAR

 

Miguel Falcão

 

 

Com vista à Catequese Familiar, propõe-se um esquema a usar pelos pais e destinado a crianças de 6 a 10 anos.

Como se vê, o método parte da experiência da criança e procura ajudá-la a compreender a realidade, ao mesmo tempo que se lhe ensinam algumas verdades naturais e sobrenaturais.

Bibliografia: PEDRO DE LA HERRÁN – ADOLFO PETIT, «A minha primeira Confissão e a minha primeira Comunhão», Rei dos Livros, 3.ª edição, Lisboa 1998.

 

 

 

4.ª Lição

O primeiro pecado

 

Porque é que o Pedro, o Gonçalo e a Rita são irmãos? (Porque têm o mesmo pai e a mesma mãe)

Quem são os pais do teu pai?

Quem são os pais da tua avó?

Todos os homens têm um pai e uma mãe. Quem foram os primeiros pais de todos os homens?

Os nossos primeiros pais foram Adão e Eva, de quem descendem todos os homens. Por isso, todos os homens formam uma grande família e dizem-se irmãos.

Onde viviam Adão e Eva? A Bíblia chama Éden ou Paraíso à terra onde eles viviam. (Não sabemos ao certo onde ficava).

Como era a vida de Adão e Eva? Adão e Eva eram imensamente felizes, muito amigos um do outro e ambos muito amigos de Deus, fazendo em tudo a vontade de Deus.

Adão e Eva viveram sempre no Paraíso? Não; infelizmente, um dia quiseram ser independentes de Deus e desobedeceram-Lhe.

Porque é que Adão e Eva desobedeceram a Deus se eram muito amigos d’Ele? Foi o Diabo (Satanás) que os tentou, convencendo-os a serem como Deus, independentes de Deus.

A desobediência a Deus é uma coisa grave? Desobedecer a Deus, que é o nosso Pai do Céu e nosso Criador, e nos ama mais do que todos os pais juntos, chama-se pecado.

O que é um pecado? O pecado mortal é uma ofensa grave a Deus, pondo-O de parte ou indo contra Ele. O pecado mortal faz muito mal a nós próprios.

O primeiro pecado de Adão e Eva chama-se pecado original.

Quais foram as consequências do pecado original? Adão e Eva perderam a felicidade que tinham e a amizade com Deus, e a vida tornou-se-lhes muito difícil e dolorosa, sofrendo no corpo e na alma, até ao dia da sua morte. Além disso, transmitiram esta situação a todos os seus descendentes, até hoje.

Deus não perdoou o pecado de Adão e de Eva? Desde o primeiro momento, Deus começou a preparar Adão e Eva para que se arrependessem do seu pecado e poder um dia perdoar-lhes.

Como havia Deus de perdoar os pecados dos homens? Deus prometeu a Adão e a Eva que um dia enviaria Alguém para perdoar o pecado e serem de novo felizes.

É Jesus que agora nos perdoa o pecado original e todos os pecados, pelo Baptismo e pela Penitência.

Podemos pedir perdão a Deus pelos nossos pecados, dizendo: Senhor, tende piedade de nós.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Imprimir | Voltar atrás | Página Inicial