Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo

 

 

Missa da Meia-noite

25 de Dezembro de 2021

 

 

RITOS INICIAIS

 

Cântico de entrada:  Exultemos de alegria – M. Luís, CEC (I)

 

Salmo 2, 7

Antífona de entrada: O Senhor disse-me: Tu és meu filho, Eu hoje te gerei.

 

Ou

 

Exultemos de alegria no Senhor, porque nasceu na terra o nosso Salvador. Hoje desceu do Céu sobre nós a verdadeira paz.

 

Diz-se o Glória.

 

Introdução ao espírito da Celebração

 

O Verbo de Deus, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade e como tal em tudo igual ao Pai e ao Espírito Santo, verdadeiro Deus, por nosso amor, fez-se também Homem pelo mistério da Incarnação no Ventre Puríssimo de Nossa Senhora. É Jesus Cristo, cujo aniversário de Seu Nascimento no Presépio de Belém, hoje celebramos. É o maior acontecimento que a História da humanidade regista.

O Nascimento de Jesus fala-nos do Amor infinito que Deus nos tem e garante-nos que não estamos sós nos caminhos da vida. Não podemos mesmo estar melhor acompanhados. Quantos motivos de alegria para vivermos este tão feliz acontecimento! Vamos fazê-lo com todo o entusiasmo, fé e amor.

 

Ato penitencial

 

Porque tantas vezes na vida prestamos mais atenção aos enganos do mundo, do demónio e da carne do que á voz amorosa e sempre verdadeira de Deus, nosso Pai, comecemos por, com toda a sinceridade,  Lhe pedirmos perdão.

( Tempo de silêncio.. )

 

Confessemos os nossos pecados.

 

Oração colecta: Senhor nosso Deus, que fizestes resplandecer esta santíssima noite com o nascimento de Cristo, verdadeira luz do mundo, concedei-nos que, tendo conhecido na terra o mistério desta luz, possamos gozar no Céu o esplendor da sua glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

 

 

Liturgia da Palavra

 

Primeira Leitura

 

Monição: “O povo que andava nas trevas viu uma grande luz”, assim profetisa Isaías cerca de setecentos anos antes do Nascimento do Salvador. Jesus é a verdadeira Luz do mundo, é o Príncipe da Paz e, por isso, o grande desejado das nações. É o Filho de Deus, mas é também descendente de David, como profeticamente estava anunciado.

 

Isaías 9,1-6

2«O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; para aqueles que habitavam nas sombras da morte uma luz começou a brilhar. 3Multiplicastes a sua alegria, aumentastes o seu contentamento. Rejubilam na vossa presença, como os que se alegram no tempo da colheita, como exultam os que repartem despojos. 4Vós quebrastes, como no dia de Madiã, o jugo que pesava sobre o povo, o madeiro que ele tinha sobre os ombros e o bastão do opressor. 5Todo o calçado ruidoso da guerra e toda a veste manchada de sangue serão lançados ao fogo e tornar-se-ão pasto das chamas. 6Porque um menino nasceu para nós, um filho nos foi dado. Tem o poder sobre os ombros e será chamado Conselheiro admirável, Deus forte, Pai eterno, Príncipe da paz». 7O seu poder será engrandecido numa paz sem fim, sobre o trono de David e sobre o seu reino, para o estabelecer e consolidar por meio do direito e da justiça, agora e para sempre. Assim o fará o Senhor do Universo.

 

Este belíssimo texto é um trecho do chamado livro do Emanuel (Is 7 – 12), onde, em face da iminência de várias guerras, se abrem horizontes de esperança, que se projectam em tempos vindouros, muito para além das soluções empíricas e imediatas: é a utopia messiânica de paz e alegria que veio a ter o seu pleno cumprimento com a vinda de Cristo ao mundo. Enquadra-se às mil maravilhas na noite de Natal, em que «uma luz começou a brilhar». Esta luz é o «Menino» (v. 5) que nasce para nós nesta noite, «luz do mundo» (Jo 8,12; 1,5.9).

4 «Como no dia de Madiã». Referência à grande vitória de Gedeão sobre os madianitas (Jz 7).

7 O «poder» e a «paz sem fim» serão garantidos para o trono de David pelo Menino de predicados divinos verdadeiramente surpreendentes (v. 5) que, embora expressos em termos semelhantes aos dos soberanos egípcios e assírios, suplantam os predicados de qualquer rei empírico e correspondem ao mistério de Jesus, Deus feito homem. O coro do Messias de Haendel «For unto us a Child is born» aclama admiravelmente estes títulos messiânicos.

 

Salmo Responsorial     Sl 95 (96), 1-2a.2b-3.11-12.13 (R. Lc 2,11)

 

Monição: Vivendo com fé, cantemos cheios de alegria o Nascimento de Deus Menino. Deixemo-nos inundar pela felicidade que do Seu Presépio nos vem. Hoje nasceu o nosso Salvador, Jesus Cristo, Senhor.

 

Refrão:        Hoje nasceu o nosso salvador, Jesus Cristo, Senhor.

 

Cantai ao Senhor um cântico novo,

cantai ao Senhor, terra inteira,

cantai ao Senhor, bendizei o seu nome.

 

Anunciai dia a dia a sua salvação,

publicai entre as nações a sua glória,

em todos os povos as suas maravilhas.

 

Alegrem-se os céus, exulte a terra,

ressoe o mar e tudo o que ele contém,

exultem os campos e quanto neles existe,

alegrem-se as árvores das florestas.

 

Diante do Senhor que vem,

que vem para julgar a terra:

julgará o mundo com justiça

e os povos com fidelidade.

 

Segunda Leitura

 

Monição: Jesus é fonte de salvação para todos os homens. Desde o Seu nascimento nos quer ensinar o percurso que devemos seguir para O encontrar: renunciar à impiedade e aos desejos mundanos. Vamos seguir por esses caminhos de salvação. Com o nosso exemplo vamos ensiná-los também aos outros.

 

Tito 2,11-14

Caríssimo: 11Manifestou-se a graça de Deus, fonte de salvação para todos os homens, 12ensinando-nos a renunciar à impiedade e aos desejos mundanos para vivermos, no tempo presente, com temperança, justiça e piedade, 13aguardando a ditosa esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador, 14Jesus Cristo, que Se entregou por nós, para nos resgatar de toda a iniquidade e preparar para Si mesmo um povo purificado, zeloso das boas obras.

 

Este breve texto é tirado da 2ª parte da breve carta a Tito. Depois de S. Paulo lhe ter dado orientações pastorais para a organização da Igreja em Creta (cap. 1), passa a desenvolver o tema das exigências da vida cristã (cap. 2 e 3). Na leitura queremos fazer ressaltar o v. 13, que foi adoptado pela liturgia da Missa (final do embolismo) e o v. 14 que é uma síntese da soteriologia paulina.

11 A graça do Baptismo mete-nos no caminho da «renúncia» (recordem-se as renúncias do ritual do Baptismo), pois sem renúncia não se pode seguir a Cristo (cf. Lc 9,23).

13 «Nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo». É uma das mais categóricas afirmações da divindade de Jesus Cristo em todo o N. T. Com efeito, como no original grego há um só artigo para «Deus e Salvador», estas duas designações, Deus e Salvador, referem-se à mesma pessoa, Jesus Cristo.

14 «Um povo especialmente seu», isto é, a Igreja, povo que Jesus Cristo conquista, não pelo poder das armas, mas pelo resgate do seu sangue redentor. A Igreja é o novo povo de Deus.

 

Aclamação ao Evangelho          Lc 2, 10-11

 

Monição: Para Deus nada acontece por acaso. Serve-se dos acontecimentos terrenos para realizar os Seus desígnios divinos.  José e Maria, em obediência ao decreto do Imperador César Augusto, deixam Nazaré, onde viviam, para se recensearem em Belém. Aí, conforme as escrituras, deveria nascer o nosso Salvador. Foi o que aconteceu, cumprindo Deus a Sua promessa, já proclamada pelo Profeta Miqueias.

 

Aleluia

 

Cântico: Aleluia – Az. Oliveira, NRMS, 36

 

Anuncio-vos uma grande alegria:

Hoje nasceu o nosso salvador, Jesus Cristo, Senhor.

 

 

Evangelho

 

São Lucas 2,1-14

1Naqueles dias, saiu um decreto de César Augusto, para ser recenseada toda a terra. 2Este primeiro recenseamento efectuou-se quando Quirino era governador da Síria. 3Todos se foram recensear, cada um à sua cidade. 4José subiu também da Galileia, da cidade de Nazaré, à Judeia, à cidade de David, chamada Belém, por ser da casa e da descendência de David, 5a fim de se recensear com Maria, sua esposa, que estava para ser mãe. 6Enquanto ali se encontravam, chegou o dia de ela dar à luz 7e teve o seu Filho primogénito. Envolveu-O em panos e deitou-O numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria. 8Havia naquela região uns pastores que viviam nos campos e guardavam de noite os rebanhos. 9O Anjo do Senhor aproximou-se deles e a glória do Senhor cercou-os de luz; e eles tiveram grande medo. 10Disse-lhes o Anjo: «Não temais, porque vos anuncio uma grande alegria para todo o povo: 11nasceu-vos hoje, na cidade de David, um Salvador, que é Cristo Senhor. 12Isto vos servirá de sinal: encontrareis um Menino recém-nascido, envolto em panos e deitado numa manjedoura». 13Imediatamente, juntou-se ao Anjo uma multidão do exército celeste, que louvava a Deus, dizendo: 14«Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados».

 

A narrativa do nascimento do Filho eterno de Deus – nunca houve nem haverá Menino como este! – é deveras encantadora na sua simplicidade. O teólogo Lucas, dotado de génio de historiador nada precisa de inventar, para a sua peculiar teologia. Embora dispondo provavelmente de não muitos dados, começa, como bom historiador, por situar o acontecimento no tempo e no lugar.

Ainda ninguém apresentou nenhuma razão convincente para pôr em dúvida o lugar do nascimento de «Jesus de Nazaré» em Belém (a pari, todo o mundo fala de Santo António de Pádua e a verdade é que nasceu em Lisboa!). Por outro lado, as referências do nosso historiador ao tempo não são contaminadas pela sua preocupação teológica de apresentar o nascimento do Salvador, em contraste com o César romano, Augusto, que se ufanava do título de salvador da humanidade. Embora o recenseamento geral na época de Quirino como governador da Síria – que está bem documentado – seja bastante posterior (dá-se no ano 6 da era cristã), a verdade é que houve muitos outros censos; Lucas poderia não dispor de dados muito precisos, mas o historiador teólogo não precisava de mais pormenor para que o nascimento de Jesus ficasse enquadrado na História geral. De qualquer modo, a história profana documenta-nos vários recenseamentos a que na época se procedeu; papiros descobertos no Egipto falam de censos ali feitos, em que se obrigavam também as mulheres casadas a acompanharem os seus maridos (para se garantir a verdade das declarações), e a apresentarem-se ante o recenseador ou seu delegado para a prestação das declarações tributárias; assim se explica que Maria tivesse de acompanhar a José numa viagem tão incómoda (cerca de 150 Km). Da escassa documentação romana depreende-se que com Quirino se poderia mesmo ter iniciado um recenseamento durante a sua primeira missão (militar, não como governador) na Síria, entre os anos 10 a 6 a. C.. Dado que o nascimento de Jesus se deu uns seis ou sete anos a. C., em virtude do erro cometido por Dionísio, o Exíguo, quando no séc. VI fez as contas para a adopção da era cristã, a época referida por Lucas concorda substancialmente com os dados da história profana. Para solucionar o problema da data do recenseamento Ratzinger/Bento XVI adopta a explicação de que o recenseamento teria duas fases, a do arrolamento dos bens e a da aplicação da imposto, esta no ano 6 da nossa era em que se deu a revolta de que fala Flávio Josefo, quando Quirino era governador da Síria; mas o problema fica resolvido se adoptamos outra tradução possível: «Aquele recenseamento veio a ser anterior ao que foi feito quando Quirino era governador da Síria» (esta é a tradução da Bíblia Catalã). Assim, fica claro que S. Lucas não comete um erro histórico, ainda que o censo decretado por Herodes por altura do nascimento de Cristo não tenha sido o de Quirino, mas o do governador Saturnino, segundo a informação de Tertuliano (Contra Marcião, 4,19,10).

«César Augusto», o imperador Octávio, que reinou dos anos 27 a. C. a 14 d. C.

«Belém», em hebraico bet-léhem, significa casa do pão; ali nasce o «Pão da vida». Fica a uns 8 Km a sul de Jerusalém. Deduz-se que S. José ali teria a sua origem próxima, ou alguma propriedade ou condomínio. Pensa-se mesmo que ele se teria deslocado da sua Belém natal para Nazaré, participando na campanha de expansão religiosa do judaísmo na Galileia dos Gentios, que já se vinha promovendo desde o século II a. C.; não abundando o trabalho neste pequeno lugar, daqui poderia ir facilmente trabalhar nas obras da importante cidade de Séforis, apenas a 5 Km a Noroeste de Nazaré, a capital da Galileia reconstruída por Herodes Antipas, helenizada, mas não paganizada.

6 «Enquanto ali se encontravam». O texto deixa ver, como é compreensível, que estiveram em Belém durante algum tempo antes de o Menino nascer. De facto é inverosímil a aventura de empreenderem uma viagem de cerca de 150 Km nas vésperas do parto.

7 «Filho primogénito». Ao chamar-se Jesus «primogénito» não se faz referência a outros filhos que depois a Santíssima Virgem de facto não veio a ter, mas sim aos direitos e deveres do filho varão que uma mãe dava à luz pela primeira vez (pertencia a Deus, tinha que ser resgatado; cf. Ex 13,1; Nm 18,15). Também parece que «primogénito» era uma designação corrente para o primeiro filho independentemente de que fosse o único, segundo se depreende de uma inscrição egípcia da época, encontrada em 1922 perto do Tell-el-Jeduiyeh, onde se diz que uma tal Arsinoé morreu com as dores do parto do seu filho primogénito.

«Manjedoira». A palavra grega, fátnê, também pode significar curral. Seja como for, fica patente a extrema humildade em que quis nascer o Senhor do mundo. Segundo uma tradição que vem do séc. II (S. Justino, palestino nascido em Nablus), Jesus nasceu numa gruta natural, já fora de Belém. Ali Santa Helena, mãe de Constantino, nos princípios do séc. IV, ergueu uma basílica de cinco naves que, depois de várias modificações, chegou até nós, sendo, por isso, a mais antiga igreja de toda a Cristandade. A confirmar a tradição da gruta, temos vários testemunhos que falam da profanação desta nos tempos do imperador Adriano, que ali erigiu uma estátua de Adónis. Isto confirma que se tratava de um lugar de culto dos primeiros cristãos.

«Hospedaria». A palavra grega, katályma, oferece alguma dificuldade de tradução devido ao facto de tanto poder significar «hospedaria» (o kan que existia em muitas povoações), como «sala de cima» (cf. Lc 22,11; Mc 14,14), o aposento superior ao rés-do-chão, que tanto podia servir de salão como de dormitório. É estranho que, em qualquer dos casos, não coubessem mais duas pessoas, dada a boa hospitalidade oriental. Mas, para a hora do parto, não haveria o mínimo de condições de privacidade, por isso se recolhem para uma gruta ou curral. Um relato destes não se inventa, pois não era este o lugar digno para o Messias glorioso que se esperava. É impressionante verificar que para o «Senhor» de toda a Criação não havia na terra um sítio digno!

8 «Pastores». É significativo que os primeiros a quem o Messias se manifesta seja gente desprezada e sem valor aos olhos da sociedade judaica, que os incluía entre os «publicanos e pecadores», pois a sua ignorância religiosa levava-os a constantemente infringirem as inúmeras prescrições legais. O facto de guardarem o gado de noite não significa que não fosse inverno, embora não saibamos nem o dia nem sequer o mês em que Jesus nasceu, o que se compreende, pois então só se celebrava o aniversário natalício dos filhos dos reis e pouco mais. Só tardiamente se começou a celebrar o nascimento de Jesus (em Roma já se celebrava no séc. IV a 25 de Dezembro). Ao chegar a noite, os pastores reuniam o gado numa vedação campestre (redil) e eles abrigavam-se da inclemência do tempo nalguma cabana feita de ramos, mesmo durante o inverno.

14 Com o nascimento de Jesus, Deus é glorificado – «glória a Deus» e advém para os homens a síntese de todos os bens – «a paz». O texto original grego pode ter uma dupla tradução, qual delas a mais rica: «homens de boa vontade» (que possuem boa vontade, segundo a interpretação tradicional adoptada pela nova tradução da CEP), ou «os homens que são objecto de boa vontade» (ou da benevolência divina. Por agora, os textos litúrgicos preferiram a segunda, mais de acordo com a visão universalista de Lucas. Segundo uma variante textual (menos provável) teríamos uma frase com três membros: «glória a Deus..., paz na terra, benevolência divina entre os homens».

 

 

 

 

Sugestões para a homilia

 

    1. O povo que caminhava nas trevas viu uma grande luz.

    2.  A urgência deste anúncio de fé aos homens de hoje.

    3. Como concretizar este tão necessário e feliz anúncio. 

 

1.      O Povo que caminhava nas trevas viu uma grande luz”.

 

Esta noite escura de Natal, que é também das mais longas no hemisfério norte, está profusamente iluminada por milhares de luzes espalhadas por todo o mundo cristão. Todas elas simbolizam essa outra Luz, vinda ao mundo há mais de dois mil anos, cujo Nascimento hoje estamos, com muito júbilo e mais uma vez estamos a celebrar – Nosso Senhor Jesus Cristo.

Por experiência, sabemos que a luz ilumina, aquece, congrega e em todos inspira segurança, amor e alegria. Tudo isso, e com maior magnanimidade, nos veio trazer o verdadeiro Príncipe da Paz, que é Jesus.

Estamos aqui para, dentro das nossas modestas limitações, celebrar e exprimir essa imensa alegria, que deve inundar as nossas vidas e manifestar a consequente e necessária gratidão a Quem tanto nos ama.

 

2.      A urgência deste anúncio de fé aos homens de hoje.

 

Apesar de terem já passado vinte séculos sobre o Nascimento do Salvador, penhor da verdadeira segurança e da alegria da humanidade, muitos ainda não acordaram para tão sublime e impensável realidade. Esse desconhecimento leva-os a percorrer tantos caminhos errados, causadores de tanta desgraça e insegurança, de tantas lágrimas e de verdadeiro retrocesso social. A corrupção, ódios, vinganças, injustiças, atos de terrorismo, abortos, eutanásia, amor livre, infidelidades, não respeito pelas leis santas do matrimónio, com recurso a anti-conceptivos, não aceitação de filhos, etc. etc. são sinais da escuridão em que grande parte do mundo mergulhou. Como este mundo, que Deus tanto ama, precisa de ser iluminado pela verdadeira Luz, cujo Nascimento hoje mais uma vez celebramos!

 

3.      Como concretizar este tão necessário e feliz anúncio.

 

Para O podermos encontrar, Jesus desde o Seu nascimento proclama bem alto o caminho que devemos seguir. As trevas existentes no mundo são consequência da cegueira provocada pelo orgulho dos homens.

“Aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração”, nos afirmará Ele mais tarde, mas que já demonstra e ensina desde o Seu nascimento.  Não é por acaso que nasce num curral de animais, no meio da maior pobreza, que escolhe para Mãe, a Virgem Maria, Imaculada desde a sua conceição, que aceita por Pai adotivo, um homem justo – S. José.

Para anunciarmos esta maravilha aos homens, que ainda a desconhecem, é necessário e urgente que primeiro sejamos nós a encontrá-la. Só o conseguiremos se, imitando Jesus, formos humildes, puros, castos, cumpridores da vontade de Deus.

Foi aos humildes e desprezados pastores que em primeiro lugar Ele se revelou. E foram ainda os humildes que ouviram os Anjos cantar “Glória a Deus nas alturas e paz aos homens por Ele amados”. Só os humildes têm capacidade para captar esse anúncio, esse prodígio de Amor, para depois, com convicção e entusiasmo, o poderem levar aos outros.

Como os pastores, pertencemos ao número daqueles que Jesus escolheu para O anunciar a este mundo em que nos encontramos. Não podemos perder a oportunidade que nos é dada. Vamos fazê-lo com muito entusiasmo, fé e amor a todos os homens que Deus quer salvar:  Nasceu o nosso Salvador! Homens, estais salvos! Voltai-vos para o Senhor que tanto vos ama!

 

 

Oração Universal

 

Nesta santa noite de Natal,

peçamos a Deus, nosso Pai, que inunda de paz e alegria

todos os homens e mulheres deste mundo tão inseguro

dizendo, com toda a confiança: Iluminai, Senhor, a terra inteira.

 

R. Iluminai, Senhor, a terra inteira.

 

   

1. Pelos fieis de todos as Igrejas cristãs

para que nesta santa noite de Natal,

adorem o Salvador, de Quem celebramos hoje o Seu nascimento

oremos, irmãos.

 

R. Iluminai, Senhor, a terra inteira.

 

2. Pelo Santo Padre, Pelos Bispos, Sacerdotes, Diáconos,

Seminaristas, Catequistas e Leigos

que anunciam Jesus, o Salvador do mundo.

oremos, irmãos.

 

R. Iluminai, Senhor, a terra inteira. 

 

3. Pelas crianças que vão nascer em todo o mundo,

para que recebam o carinho e a ternura

que o Menino Jesus recebeu da Virgem Mãe,

oremos, irmãos.

 

R. Iluminai Senhor, a terra inteira.

 

4. Pelos idosos, doentes e todos os que sofrem,

pelos marginalizados e abandonados

e pelos que cuidam deles com dedicação,

oremos, irmãos.

 

R. Iluminai, Senhor a terra inteira.

 

5. Por todos nós aqui reunidos nesta noite

e pelas famílias da nossa comunidade,

para que a ninguém falte a paz que vem do Céu

oremos, irmãos.

 

R. Iluminai, Senhor a terra inteira.

 

6. Pelos irmãos que adormeceram na Paz de Jesus

a quem nos juntaremos um dia no Céu,

para com eles sermos felizes eternamente

oremos, irmãos.

 

R. Iluminai, Senhor, a terra inteira.

 

 

Deus, nosso Pai,

que, nesta noite fizeste nascer da Virgem Mãe

o Salvador prometido há tantos séculos,

por vossa bondade, dai-nos a graça de O anunciarmos

e o reconhecermos em cada ser humano.

Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo

 

 

Liturgia Eucarística

 

Cântico do ofertório: Meia noite dada M. Simões, NRMS, 15

 

Oração sobre as oblatas: Aceitai, Senhor, a nossa oblação nesta santa noite de Natal e fazei que, pela admirável permuta destes dons, participemos na divindade do vosso Filho que a Vós uniu a nossa natureza humana, Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

 

Prefácio do Natal: p. 457 [590-702] ou 458-459

 

No Cânone Romano, diz-se o Communicantes (Em comunhão com toda a Igreja) próprio. Também nas Orações Eucarísticas II e III se faz a comemoração própria.

 

Santo: A. F. Santos – BML, 27

 

Monição da Comunhão

 

Com a sagrada Comunhão, nasce dentro de nós o mesmo Jesus, que em Belém, fez os encantos da Virgem Maria, de S. José, dos Anjos e dos Pastores. Assim há verdadeiro Natal em cada um dos que O recebem. Que Ele encontre em nós, um berço bem quentinho, repleto de amor e de desejos sinceros de O anunciar àqueles que ainda O desconhecem.

 

Cântico da Comunhão: O Verbo fez-se carne – Az. Oliveira, NRMS, 47 e 52

 

Jo 1, 14

Antífona da comunhão: O Verbo fez-Se carne e nós vimos a sua glória.

 

Cântico de acção de graças: Hoje sobre nós / Bendito o que vem – J. Santos, NRMS, 44

 

Oração depois da comunhão: Senhor nosso Deus, que nos dais a alegria de celebrar o nascimento do nosso Redentor, dai-nos também a graça de viver uma vida santa, a fim de podermos um dia participar da sua glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

 

 

Ritos Finais

 

Monição final

 

Com muita convicção, vamos levar aos outros o feliz anúncio que os Anjos proclamaram em Belém e de que o mundo tanto precisa: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados”.

A todos um santo e feliz Natal!

Com esse propósito, ide em paz e o Senhor vos acompanhe.

 

Cântico final: Bendito seja Jesus – M. Faria, NCN

 

 

Celebração e Homilia:       Alves Moreno

Nota Exegética:                Geraldo Morujão

Sugestão Musical:            José Carlos Azevedo

 


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